01 outubro, 2025

Desenhos Animados pela Paz

 

Desenhos em quadrinhos pela paz - outubro de 2025
Arend Van Dam (Países Baixos)
RESUMO
- Publicação do livro 'La bascule du monde' 
- O projeto Cartooning for Peace participa da Africa Facts Summit
- Notícias da área da educação
- Alertas para cartunistas
- Exposições atuais e futuras
Publicação do livro 'O Ponto de Virada do Mundo'

Editado por Cartooning for Peace e Emmanuelle Hascoët.
Introdução de Pierre Haski.
Em parceria com a Anistia Internacional.

O fotojornalismo e as charges são linguagens únicas, cujo diálogo oferece ecos visuais e perspectivas convergentes. Essa osmose gráfica revela a universalidade e a complementaridade dessas duas formas de jornalismo visual, que foram enfraquecidas pelas notícias falsas, pela inteligência artificial e pelas inúmeras ameaças à liberdade de imprensa.

Coeditado pela Cartooning for Peace e por Emmanuelle Hascoët , curadora da exposição, e com o apoio da Anistia Internacional , que escreveu o posfácio, este livro apresenta cerca de sessenta pares de fotografias e charges, acompanhados por um texto de Pierre Haski , especialista em geopolítica e presidente da Repórteres Sem Fronteiras , e uma entrevista conjunta com Kak , cartunista e presidente da Cartooning for Peace , e Guillaume Herbaut , premiado fotojornalista.

Mais informações

O projeto Cartooning for Peace participa da Africa Facts Summit 2025.
De 1 a 2 de outubro de 2025 , em Dakar (Senegal), o projeto Cartooning for Peace participará da Cúpula de Fatos Africanos , organizada pela Africa Check . Lassane Zohoré , cartunista marfinense e membro da rede CFP, juntamente com os cartunistas senegaleses Odia e Tijan , participarão ativamente da Cúpula, ilustrando as discussões e os principais temas abordados durante as diversas sessões. Seus desenhos ajudarão a conscientizar os participantes sobre o poder evocativo das charges jornalísticas e a criar conexões entre a checagem de fatos e as charges.
 
Nesta ocasião, o Cartooning for Peace apresenta uma exposição em parceria com a Africa Check, a Zimfact e a Balobaki . Faz parte do projeto ' Cartooning for Africa Facts ', implementado com o apoio da CFI .
 
Notícias Educacionais
'Inteligência Artificial, Direitos à Frente!'
A nova ferramenta educacional oferecida pela Cartooning for Peace.
Cartooning for Peace apresenta uma nova ferramenta educacional para apoiar debates sobre as questões centrais da implementação da inteligência artificial, sempre com humor e... inteligência!
 
Ao oferecer uma visão geral da inteligência artificial, seus desafios e potenciais consequências para a sociedade – particularmente em termos de direitos humanos – Cartooning for Peace visa incentivar uma abordagem crítica e cívica ao desenvolvimento e uso ético da IA.
 
Resumo das oficinas educativas em setembro
Quatro oficinas foram organizadas em setembro de 2025, lideradas pelos cartunistas Jam e Dum
.
O relatório de 2024-2025 das atividades educativas do projeto Cartooning for Peace já está disponível online  !
Alertas para cartunistas
Preso há um ano e dois meses,
Ashraf Omar (Egito)
Emad Hajjaj (Jordânia)
Enquanto o cartunista egípcio Ashraf Omar, acusado de "integrar-se conscientemente a um grupo terrorista, espalhar e publicar rumores e informações falsas e abusar das redes sociais", permanece detido arbitrariamente há um ano e dois meses, especialistas em direitos humanos da ONU emitiram um comunicado à imprensa exigindo sua libertação em 22 de setembro de 2025. A 

organização Cartooning for Peace condena o abuso da prisão preventiva pelas autoridades egípcias e exige a libertação imediata de Ashraf Omar, cujos direitos fundamentais estão sendo violados há mais de um ano.

 
Feggo (Estados Unidos)
Feggo (Estados Unidos)
Em 21 de agosto de 2025, a Casa Branca publicou um artigo condenando uma longa lista de exposições e obras em exibição no Museu Nacional de História Americana (NMAH) que considerou questionáveis. Entre as obras mencionadas está a charge “4 de Julho da Fronteira Sul”, do cartunista americano Feggo (Felipe Galindo), de 1999. A charge mostra um menino mexicano assistindo à queima de fogos do 4 de julho através de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México.

 Diante da crescente censura nos Estados Unidos, a organização Cartooning for Peace manifesta seu total apoio a Feggo e condena os ataques da Casa Branca à sua charge e o fechamento da exposição.

 
Hermant Malviya (Índia)
Hermant Malviya (Índia)
O Supremo Tribunal Federal anulou a decisão do Tribunal Superior de Madhya Pradesh que havia rejeitado o pedido de fiança apresentado pelo cartunista indiano Hemant Malviya, que estava detido desde maio.

A organização Cartooning for Peace se alegra com o fato de Hemant Malviya não estar mais preso aguardando julgamento, mas permanece preocupada com o desfecho deste caso, considerando os repetidos ataques à liberdade de expressão por parte das autoridades indianas.

 
Zerha (Turquia)
Em 24 de julho, a cartunista turca Zehra Ömeroğlu soube que o promotor estava recorrendo da absolvição proferida um mês antes pelo Tribunal de Primeira Instância de Istambul. Com essa absolvição, a justiça finalmente foi feita no julgamento por "obscenidade" contra a cartunista, que se arrastou por anos e múltiplos adiamentos de audiências.

A organização Cartooning for Peace reitera sua total solidariedade a Zehra Ömeroğlu e condena a repressão em curso na Turquia, onde inúmeros jornalistas e uma cartunista foram presos nas últimas semanas.

 
Propaganda Monitor 
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lança um novo relatório que reúne todo o conteúdo do seu projeto Monitor de Propaganda , um site dedicado a expor os mecanismos de propaganda e desinformação para melhor combatê-los.

Esta publicação, dedicada às estratégias do Kremlin na Rússia e internacionalmente, é ilustrada por cartunistas da rede Cartooning for Peace. Inclui também uma entrevista exclusiva com o cartunista russo Denis Lopatin, exilado na França desde 2018, que testemunha a gravidade da situação.
 
O projeto Cartooning for Peace oferece apoio e visibilidade a cartunistas que são ameaçados e impedidos de exercer sua profissão livremente. 
Compartilhe alertas no FacebookCompartilhe alertas no Facebook
Compartilhe alertas no LinkedInCompartilhe alertas no LinkedIn
Exposições atuais e futuras
Exposição "Cartuns para Myanmar"
Nas grades do Parc des Buttes-Chaumont, em frente ao número 45 da Avenue Simon Bolivar, Paris
20 de setembro - 20 de outubro de 2025
Exposição "Inteligência artificial: uma (r)evolução?"
Biblioteca de Mídia de Saint-Juéry,
1 a 11 de outubro de 2025
; Biblioteca de Mídia Pierre-Amalric, Albi,
15 de outubro a 8 de novembro de 2025
; Biblioteca de Mídia de Val d'Argent,
1 a 31 de outubro de 2025



 
Exposição «Cartuns da imprensa: Um estado de coisas»  
Praça Martorell, Chevilly-Larue
15 de setembro – 15 de outubro de 2025
Exposição « Desenhe-me Ecologia »  
Médiathèque de Chamonix
03 de outubro – 03 de novembro de 2025.
Serão realizados dois workshops de discussão na quarta-feira, 15 de outubro, com a ilustradora Alice Laverty.



 
Exposição “Desenhe-me a Igualdade de Gênero”  Biblioteca de Mídia de Saint-Pons Villeneuve-lez-Avignon 31 de outubro – 13 de novembro de 2025

Descubra as exposições de Cartooning for Peace.
FIQUE ATENTO !
📰 Na primeira página do Le Monde , de segunda a quinta-feira. 
Mais informações


📺 No programa Une semaine dans le monde, na France 24, às 19h10 de todas as sextas-feiras, o Cartooning for Peace apresenta as charges da imprensa da semana e analisa as notícias internacionais e francesas da semana.
Mais informações

🎙 No programa Cultures Monde , na rádio France Culture, todas as sextas-feiras às 11h, uma charge é interpretada ao vivo.
Mais informações
  
💻 Libérons les crayons! O blog Cartooning for Peace oferece a visão de cartunistas da imprensa sobre notícias internacionais. 
Mais informações


ONU: uma semana intensa de diplomacia
 
Tudo começou na segunda-feira, 22 de setembro, com um discurso solene do presidente francês sobre o reconhecimento da Palestina, em conformidade com o plano de paz e segurança elaborado pela Arábia Saudita e pela França.  Leia o editorial completo...

Charges de Kichka (Israel), Emad Hajjaj (Jordânia), Telnaes (EUA), Urbs (França)

A ameaça russa à OTAN

Nas últimas semanas, a Polônia, a Romênia e a Estônia foram vítimas de incursões de drones e aeronaves russas em seu espaço aéreo. Leia o artigo completo (em francês)...

Charge de  Piet (França)

França: Nicolas Sarkozy
é condenado a cinco anos de prisão.

Entre os muitos processos pendentes contra ele, o ex-presidente Nicolas Sarkozy foi considerado culpado de conspiração criminosa no caso de financiamento líbio de sua campanha eleitoral de 2007. Leia o artigo completo (em francês)...

Charge de  Kroll (Bélgica)

  France 24: Uma semana no mundo
Notícias internacionais analisadas por editorialistas e ilustradas pelo Cartooning for Peace. Programa desta semana:  Discurso de Trump à ONU / Reconhecimento da Palestina / Condenação de Sarkozy...  Assista à reprise (em francês).

Charges de Guffo (México), Ramsés (Cuba), Amorim (Brasil), Adene (França)


         Cultura da França: Culturas do Mundo 
Mesa redonda - Líbano: o desafio do desarmamento do Hezbollah.
Qual é a situação do Líbano? Um ano após a morte de Hassan Nasrallah, líder da poderosa milícia Hezbollah, o presidente libanês instou as milícias a desarmarem-se, enquanto os ataques israelenses continuam.

Veja a charge de Sherif Arafa (Egito) , exibida no programa Cultures Monde:  Ouça a reprise (em francês).
Encontre aqui as charges desta semana publicadas na primeira página do jornal Le Monde, na categoria 'Vu par' .

Charges de  Urbs (França), Chappatte (Suíça), Dilem (Argélia).