01 outubro, 2025

Destaques Imprensa e Mídias Sociais

 


🇧🇷🥇🏊 Bolsa Atleta leva Brasil a 39 pódios no Mundial de Natação Paralímpica em Singapura

Foram 13 ouros, 16 pratas e 10 bronzes, em uma campanha histórica que superou o desempenho do Brasil nos Jogos de Paris 2024. Ao todo, 96% dos medalhistas são beneficiários do programa criado no governo Lula, em 2005, que hoje apoia quase 3 mil atletas paralímpicos em diversas modalidades.

🇧🇷 Mais do que medalhas, é investimento e inclusão em talento e superação!




Le Monde - Celso Amorim, o guia de Lula 















🚨🏥O governo do presidente Lula agiu rapidamente frente ao aumento de casos de intoxicação por metanol em São Paulo. A substância tóxica já provocou a morte de cinco pessoas. Além de emitir alertas para a rede de urgência e emergência do SUS e orientações à população, o governo determinou que a Polícia Federal (PF) atue na identificação de possível envolvimento de facções criminosas no estado.

Paralelamente, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou à PF a abertura de inquérito para apurar a procedência da substância e verificar se há distribuição em outros estados.

Se notar sintomas após consumo de bebida de origem desconhecida, procure imediatamente uma unidade de saúde.





🇧🇷 👩🏽👱‍♀Mais de 4.000 mulheres de todo o Brasil, participantes da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), realizaram no fim da tarde desta terça-feira (30) uma caminhada em direção ao Congresso Nacional.

A conferência, que encerra nesta quarta (1º), marca a retomada dos diálogos sobre políticas públicas para as mulheres, interrompidos desde 2016. 

👊As atividades visam à construção do novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, documento que servirá de guia para orientar ações voltadas ao atendimento das mais de 110 milhões de brasileiras.








🌳 Proteção à Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau! 🇧🇷

Na última semana, agentes federais apreenderam 1.797 m³ de madeira ilegal durante ações de fiscalização na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia. As operações fazem parte da desintrusão do território, iniciada em 8 de setembro, e já resultaram em mais de R$ 5,1 milhões em prejuízo às atividades criminosas. Entre 21 e 27 de setembro, foram realizadas 31 ações, totalizando 115 desde o início da operação, incluindo fiscalizações ambientais, patrulhamentos aéreos e terrestres, e notificações em áreas críticas.

💪 Combater crimes ambientais é proteger povos e florestas!