Imprensa Livre.
Respeita sua Inteligência, até nas horas de lazer ...Saúde, Sorte e $uce$$o: Sempre!!!
21 outubro, 2025
Instituto Moreira Salles
IMS Paulista recebe artesãs e lideranças indígenas para conversa sobre criação e ancestralidade
Nesta quinta (23/10), às 19h, o IMS Paulista recebe a artesã Ivone Pankararu, a artista e fundadora do projeto Arte Salva, Karina das Artes, e a assistente social e presidente do SOS Comunidade Indígena Pankararu, Clarice Pankararu, para uma roda de conversa.
No encontro, as participantes comentarão seus processos criativos, suas referências e os desafios na prática artesanal, abordando aspectos como materialidade e conexões políticas e sociais. A atividade também busca aproximar o público dessas criações, estimulando reflexões e trocas a partir das perspectivas das convidadas. O evento integra a programação da mostra Paiter Suruí, Gente de Verdade: um projeto do Coletivo Lakapoy, em cartaz até 2/11 no IMS Paulista.
O evento será realizado na Sala Multiuso (9º andar), com entrada gratuita e interpretação em Libras. saiba mais
Música na Jabuticabeira com Felipe Bedetti
No domingo (26/10), às 10h, o IMS Poços recebe mais uma edição do projeto Música na Jabuticabeira, com a apresentação do cantor, compositor e violonista Felipe Bedetti. Em formato intimista, o show celebra a diversidade da música brasileira, com destaque para a sonoridade mineira. No repertório, o artista apresenta canções autorais, parcerias com Paulinho Pedra Azul e Tadeu Franco, além de releituras de clássicos de Dori Caymmi, Tavinho Moura e do Clube da Esquina. A entrada é gratuita, com interpretação em Libras. saiba mais
cinema | IMS Poços e IMS Paulista
Sessão especial discute arquivos, acervos e direito à memória no IMS Paulista
Nesta terça (21/10), às 19h, o Cinema do IMS Paulista apresenta a sessão Arquivos e acervos: o debate em cena, com exibição dos filmes O sequestro digital, de Chidirim Nwaubani; Arte saqueada – Como os africanos lutam por seus tesouros, de Jasmin Sarwoko; e Toytxag-ey ikin, do Coletivo Lakapoy.
Após a exibição, haverá um debate com o coletivo Cartografia Negra e a museóloga e professora Maria Cristina Bruno (MAE/USP), com mediação da curadora Lahayda Mamani Poma. A conversa propõe reflexões sobre memória, arquivo e restituição, em um momento em que artistas, coletivos e instituições de diferentes contextos têm discutido a importância dos arquivos, os direitos sobre os acervos e as formas de guarda institucional.
A sessão também dialoga com a exposição Paiter Suruí, Gente de Verdade. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas 60 minutos antes da sessão. saiba mais
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Cinema do IMS Paulista segue nesta semana com a programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com exibição de mais de 25 filmes. Entre os destaques, estão produções estrangeiras como Omaha, de Cole Weble; Melhor enlouquecer na natureza, de Miro Remo; De volta para casa, de Tsai Ming-liang; Cão morto, de Sarah Francis; e Babystar (foto), de Joscha Bongard. A seleção também inclui obras nacionais, como Amazônia Oktoberfesta, de Sérgio Oliveira e Felipe Drehmer; Cyclone, de Flávia Castro; e Eu não te ouço, de Caco Ciocler. Confira a programação completa aqui.
De Coutinho a Adélia Sampaio em Poços
No Cinema do IMS Poços, destaque para a programação especial da mostra Ocupação Eduardo Coutinho, com exibição dos filmes As canções (quinta, às 19h30), de Eduardo Coutinho, e Dona Flor e seus dois maridos (sexta, às 19h), de Bruno Barreto, com roteiro de Coutinho. Também em cartaz, a retrospectiva Adélia Sampaio: se eles apagam, a gente reescreve traz uma seleção de curtas da pioneira do cinema brasileiro, com exibição, no sábado (25/10), às 16h, dos filmes Denúncia vazia; Scliar,a persistência da paisagem; O mundo de dentro; Olhar dos anos 60; e Adulto não brinca. Confira a programação completa aqui.
inscrições abertas
Seminário sobre memórias e acervos negros
De 28 a 30 de outubro, o Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebe o II Seminário Memórias Negras: arquivos para o futuro, realizado pelo IMS em parceria com o Departamento Cultural da Uerj e a Gerência de Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação (GERER/SME). A programação presencial inclui palestras, mesas de debate, relatos de experiências, além de sessões de cinema. Também será realizada, no dia 27, uma atividade online com apresentações de trabalhos selecionados. O evento é gratuito, com inscrição prévia no site do IMS. inscreva-se
Encontro de formação na mostra de Gordon Parks
No sábado (25/10), às 9h, andré santos-bispo e Felipe Ferraro, da equipe de educação do IMS Paulista, ministram uma formação sobre a mostra Gordon Parks - A América sou eu, em cartaz no centro cultural. A partir de propostas pedagógicas e de uma visita mediada à exposição, os participantes exploram a estética das obras e os sentidos que elas produzem. O público-alvo inclui professores, agentes de cultura e turismo. O evento é gratuito, com interpretação em Libras. As inscrições estão abertas até sexta (24/10). inscreva-se
itinerâncias
Walter Firmo em Montevidéu
A exposição Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito, idealizada pelo IMS, chega à capital uruguaia neste mês, ocupando dois espaços do Centro de Fotografía de Montevideo (CdF) e oferecendo conteúdos complementares. A mostra abre nesta sexta (24/10), no primeiro andar da sede do CdF, onde ficará em cartaz até 11 de abril de 2026. Já na Fotogalería Parque Rivera, a exposição será inaugurada no sábado (25/10), e poderá ser visitada até 22 de dezembro. Walter Firmo é um fotógrafo carioca, marcado pelas imagens que retratam e exaltam a população e a cultura negra do país. saiba mais
publicações do IMS
Livro da exposição Gente de verdade é finalista de um dos principais prêmios de fotolivros do mundo
A publicação Paiter Suruí. Gente de Verdade é uma das finalistas na categoria Melhor Catálogo de Fotografia do Prêmio Paris Photo–Aperture PhotoBook Awards 2025, uma das principais premiações internacionais dedicadas à valorização do fotolivro e evolução da fotografia.
Com 256 páginas, a publicação reúne imagens inéditas da exposição e uma seleção de textos assinados pelos curadores Txai Suruí, Lahayda Mamani Poma e Thyago Nogueira. O livro também traz um ensaio da pesquisadora Naine Terena, uma entrevista com o cacique-geral Almir Narayamoga Suruí, além de textos de Neidinha Suruí e do Coletivo Lakapoy.
Os vencedores serão anunciados no dia 14 de novembro, em Paris.
A publicação está disponível para compra na Loja online do IMS. compre aqui