26 março, 2025

Le Monde

 


Emmanuel Macron e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, no Palácio do Eliseu, no 8º arrondissement de Paris, na segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025.

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteFrança e Reino Unido testam seu relacionamento renovado sobre a Ucrânia e a defesa europeia

Emmanuel Macron e Keir Starmer estão reunindo uma "coalizão dos dispostos", no Eliseu na quinta-feira, cerca de 30 países aliados prontos para ajudar Kiev.

Leia o artigoícone leia o artigo

O ator francês Gerard Depardieu comparece ao tribunal, enquanto seu julgamento por duas agressões sexuais supostamente cometidas no set do filme "Les Volets Verts" continua, em Paris, França, em 25 de março de 2025. REUTERS/Stephanie Lecocq TPX IMAGENS DO DIA

ícone de assinanteJulgamento Depardieu: Uma agressão, duas versões radicalmente diferentes

Acusado de agressão sexual, o ator de 76 anos apresentou uma defesa frágil na terça-feira, alegando que foi apenas uma discussão virulenta.

Leia o artigoícone leia o artigo

Prefeita francesa do Loiret Sophie Brocas (E), Prefeito de Orleans, Serge Grouard (2º D) e manifestantes participam de uma marcha silenciosa em apoio ao rabino de Orleans, em Orleans, centro da França, em 25 de março de 2025. A polícia francesa prendeu um jovem sob suspeita de atacar um rabino em plena luz do dia, disse um promotor no domingo, chocando a comunidade judaica e provocando uma onda de condenação. O ataque contra o rabino de Orleans, Arie Engelberg, aconteceu enquanto ele caminhava com seu filho de nove anos da sinagoga na tarde de 22 de março na cidade, cerca de 110 quilômetros (68 milhas) ao sul de Paris. (Foto de JEAN-FRANCOIS MONIER / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteApós o ataque ao seu rabino, a 'pacífica' comunidade judaica de Orléans enfrenta o 'ódio'

Mais de mil pessoas marcharam em silêncio em Orléans na terça-feira em apoio a Arié Engelberg. Ele foi atacado na rua na frente do filho no sábado por um jovem que deve ser julgado no final de abril.

Leia o artigoícone leia o artigo

Um militar da Guarda Marítima do Serviço de Fronteira Estatal da Ucrânia ajusta seu capacete durante a inspeção de um navio de carga para itens e substâncias proibidas antes de entrar em um porto na parte noroeste do Mar Negro, em 18 de dezembro de 2023, em meio à invasão russa na Ucrânia. Esta patrulha faz parte da estratégia de Kiev que visa manter a frota militar russa longe da costa ucraniana, com a missão principal de proteger o corredor estabelecido desde agosto entre os portos ucranianos na região de Odesa e o Estreito de Bósforo, depois que Moscou fechou a porta em um acordo internacional de grãos. (Foto de Anatolii Stepanov / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteGuerra na Ucrânia: O acordo condicional do Mar Negro entre Trump e Putin

Após dois dias de negociações na Arábia Saudita sob os auspícios dos EUA, Ucrânia e Rússia concordaram com um cessar-fogo marítimo, que o Kremlin imediatamente condicionou à suspensão de certas sanções ocidentais.

Leia o artigoícone leia o artigo

Da esquerda para a direita, o diretor do FBI Kash Patel, a diretora de Inteligência Nacional Tulsi Gabbard, o diretor da CIA John Ratcliffe e o diretor da Agência de Inteligência de Defesa Jeffrey Kruse comparecem perante o Comitê de Inteligência do Senado para uma audiência sobre ameaças mundiais, no Capitólio em Washington, terça-feira, 25 de março de 2025. (Foto AP/J. Scott Applewhite)

ícone de assinanteDonald Trump minimiza vazamento de planos militares e ataca jornalista que o revelou

"Eles fizeram um grande alarido sobre isso porque tivemos dois meses perfeitos", disse o presidente dos EUA, depois que um repórter foi acidentalmente incluído em uma conversa entre autoridades de alto escalão sobre os recentes ataques dos EUA no Iêmen.

Leia o artigoícone leia o artigo

Claudio Cerasa com um exemplar do Il Foglio, o jornal que ele edita, durante o ciclo de comícios "Jornalismo" organizado pela Universidade de Trento, Itália, em 13 de abril de 2016.

CARTA DE...

ícone de assinanteNa Itália, o jornal 'Il Foglio' lança de forma provocativa um suplemento feito inteiramente por IA

Sem mais nomes ou assinaturas humanas, o diário milanês está oferecendo aos seus leitores um suplemento de 20 artigos escritos pelo ChatGPT Pro.

Leia o artigoícone leia o artigo



INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteMães traumatizadas e pais desaparecidos: as histórias por trás dos bebês encontrados no lixo

Lorena de Foucher

Leia o artigoícone leia o artigo

Xenia Fedorova

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteA nova regular na mídia conservadora francesa? Xenia Fedorova, ex-chefe da RT France

Isabelle Mandraud

Leia o artigoícone leia o artigo

PARIS, FRANÇA - 25 DE NOVEMBRO: Bill Pallot comparece Sylvana Lorenz autografa seu livro "Madame Cardin. A la cour du dernier empereur de la mode - Madame Cardin. Na corte do último imperador da moda" na Galeria Gismondi em 25 de novembro de 2021 em Paris, França. (Foto de Bertrand Rindoff Petroff/Getty Images)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteO golpe da cadeira falsa de Maria Antonieta que enganou o Castelo de Versalhes e um príncipe do Catar

Pascale Robert-Diard

Leia o artigoícone leia o artigo

Pessoas observam a cena enquanto trabalhadores continuam a desmontar a Black Lives Matter Plaza, como parte de um novo projeto de mural depois que os republicanos do Congresso ameaçaram cortar o financiamento se a praça não fosse renomeada, em Washington, DC, EUA, 18 de março de 2025. REUTERS/Leah Millis

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteA temível e eficaz estratégia de intimidação de Trump

Gilles Paris

Leia o artigoícone leia o artigo

Crédito obrigatório: Foto de Jeppe Gustafsson/Shutterstock (14292940b) Informações sobre "If the war comes" e uma caixa de alimentos e outras necessidades em uma casa que podem ser necessárias em uma crise ou guerra. "If the war comes" (em sueco: Om kriget kommer) é um panfleto originalmente preparado pelo gabinete do Comandante Supremo das Forças Armadas da Suécia. Alimentos e outras necessidades, para guerra e crise, Motala, Suécia - 09 de janeiro de 2024/shutterstock_editorial_Food_and_other_necessities_for_14292940b//2401091732

RECURSO

ícone de assinanteSuécia reconstrói seu modelo de “defesa total”, no qual cada habitante deve estar preparado

Anne-Françoise Hivert

Leia o artigoícone leia o artigo

EDITORIAL

As missões contraditórias da EDF

Leia o artigoícone leia o artigo

COLUNA

ícone de assinanteO triplo jogo dos Emirados Árabes Unidos em Gaza

Jean-Pierre Filiu - Historiador e professor na Sciences Po Paris

Leia o artigoícone leia o artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinanteNa pupila, atrás da língua: como a ciência descobre os mentirosos

Em uma época em que as fraudes proliferam, a pesquisadora de psicologia Sylvie Chokron explica em uma coluna como identificar mitomaníacos do mundo todo.

Leia o artigoícone leia o artigo

Trump ordena a revisão das eleições dos EUA, exigindo prova de cidadania e todas as cédulas recebidas até o dia da eleição

Ele também diz que os estados devem entregar suas listas de eleitores ao Departamento de Segurança Interna e ao Departamento de Eficiência Governamental de Elon Musk para revisão.

Leia o artigoícone leia o artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteDa Venezuela ao Irã, Trump mira os interesses chineses, enquanto a China luta para responder

Na segunda-feira, 24 de março, os EUA anunciaram tarifas de 25% sobre os países que compram petróleo da Venezuela, visando Pequim.

Leia o artigoícone leia o artigo

NOTÍCIAS

Yves Saint Laurent e o florescimento de um estilo

No Musée Yves Saint Laurent em Paris, uma exposição mostra o trabalho do costureiro em flores. Em exibição até 4 de maio.

Leia o artigoícone leia o artigo

ENTREVISTA

ícone de assinanteDror Mishani, escritor israelense: 'O trauma de 7 de outubro nos transformou em uma sociedade obcecada por vingança'

O escritor israelense publicou um novo livro refletindo sobre o poder da ficção em um país em guerra com o Hamas. Em uma entrevista ao Le Monde, ele lamenta o fato de que os palestinos não são mais considerados seres humanos, mas 'inimigos sem rosto'.

Leia o artigoícone leia o artigo

Incêndios florestais na Coreia do Sul matam 18 pessoas e estão causando 'danos sem precedentes'

Autoridades de cidades e vilas do sudeste ordenaram que os moradores evacuassem na terça-feira, enquanto vários incêndios, alimentados por ventos secos, queimavam centenas de estruturas, incluindo um templo budista de 1.300 anos.

Leia o artigoícone leia o artigo