29 março, 2025

Le Monde

 


O vice-presidente dos EUA, JD Vance, e a segunda-dama Usha Vance visitam a Base Espacial Pituffik do exército dos EUA na Groenlândia em 28 de março de 2025. JIM WATSON/Pool via REUTERS

NOTÍCIAS

ícone de assinanteNa Groenlândia, JD Vance ataca a Dinamarca, mas descarta opção militar

Durante uma visita de apenas algumas horas à base militar americana em Pituffik, o vice-presidente americano expressou sua esperança de que a Groenlândia logo se tornasse independente e optasse por ficar sob o "guarda-chuva de segurança" americano.

Leia o artigoícone leia o artigo

Esta fotografia mostra bandeiras francesas e americanas antes da chegada do vice-presidente dos EUA ao aeroporto de Orly, nos arredores de Paris, em 10 de fevereiro de 2025. O vice-presidente dos EUA, JD Vance, está entre as principais figuras mundiais esperadas em uma cúpula global sobre inteligência artificial em Paris, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2025. (Foto de Ian LANGSDON / AFP)

ícone de assinanteEmpresas francesas chocadas com carta da embaixada dos EUA em Paris exigindo que respeitem a política antidiversidade de Trump

A embaixada dos EUA enviou uma carta a várias empresas francesas exigindo que elas cumpram a política "anti-DEI" do governo Trump se quiserem firmar contratos com o governo federal dos EUA.

Leia o artigoícone leia o artigo

TOPSHOT - Um socorrista carrega equipamento enquanto uma equipe vasculha os escombros de um prédio destruído em busca de sobreviventes em Mandalay em 29 de março de 2025, um dia após um terremoto atingir o centro de Mianmar. Os socorristas cavaram os escombros de prédios desabados em 29 de março em uma busca desesperada por sobreviventes após um grande terremoto atingir Mianmar e a Tailândia, matando mais de 1000 pessoas. (Foto de Sai Aung MAIN / AFP)

Terremoto em Mianmar: Mais de 1.000 mortos e 2.300 feridos enquanto junta apela por ajuda internacional

A maioria das vítimas está na região de Mandalay, a segunda maior cidade do país. O chefe da junta militar pediu ajuda à comunidade internacional. De acordo com agências humanitárias, Myanmar estava completamente despreparado para lidar com um desastre dessa magnitude.

Leia o artigoícone leia o artigo

MIAMI, FLÓRIDA - 01 DE JUNHO: Ken Graham, diretor do Centro Nacional de Furacões da NOAA, fala com a mídia do Centro Nacional de Furacões em 01 de junho de 2022 em Miami, Flórida. Com o início da temporada de furacões no Atlântico de 2022, os remanescentes do antigo furacão Agatha do Pacífico devem se reformar no Golfo do México, possivelmente como uma tempestade tropical, nos próximos cinco dias, de acordo com o Centro Nacional de Furacões. Joe Raedle/Getty Images/AFP (Foto de JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

RESUMO

ícone de assinanteSituação incrivelmente 'confusa e caótica' para a ciência climática nos EUA

Os ataques do governo Trump às proteções ambientais e à ciência climática, embora contestados e às vezes anulados pelos tribunais, continuam, colocando em risco a coleta e o armazenamento de dados.

Leia o artigoícone leia o artigo

O aplicativo Signal está no centro de um escândalo revelado pela "The Atlantic": altos funcionários americanos o usaram para trocar planos de ataques militares.

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinante'Signalgate': Por que o escândalo revelado pela The Atlantic levanta questões de segurança cibernética

O editor-chefe do The Atlantic foi acidentalmente convidado para um chat em grupo com autoridades de alto escalão dos EUA. Isso desde então gerou uma controvérsia sobre a maneira como eles compartilham informações sensíveis.

Leia o artigoícone leia o artigo

ANÁLISE

ícone de assinanteExposição 'Paris Negra' no Centro Pompidou preenche lacunas importantes da nossa história

As obras de 150 artistas africanos, afro-americanos e caribenhos, a maioria deles pouco conhecidos, estão em exposição no museu de Paris. Um reconhecimento há muito esperado.

Leia o artigoícone leia o artigo


CÓLQUIDA

SELEÇÃO

ícone de assinanteEm Paris, os pratos de massa recheada vão muito além de raviólis e bolinhos: aqui estão os cinco favoritos do Le Monde

Zazie Tavitian

Leia o artigoícone leia o artigo

O presidente francês Emmanuel Macron, seguido pelo secretário-geral do Palácio do Eliseu, Alexis Kohler (D), chegam a uma recepção para os prefeitos da França no Palácio presidencial do Eliseu, em Paris, em 15 de setembro de 2022. (Foto de Ludovic MARIN / POOL / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteMacron perde seu chefe de gabinete e 'gêmeo', Alexis Kohler

Nathalie Segaunes

Leia o artigoícone leia o artigo

CORREÇÃO / Um jovem palestino tira fotos com seu telefone durante um protesto anti-Hamas, pedindo o fim da guerra com Israel, em Beit Lahiya, no norte da Faixa de Gaza, em 26 de março de 2025. Manifestantes carregando faixas foram vistos marchando na Cidade de Gaza e na cidade de Beit Lahiya, no norte do território, mais de uma semana após o exército israelense retomar sua campanha de bombardeios após quase dois meses de trégua. (Foto da AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteGaza começa a reagir contra o Hamas

Clotilde Mraffko

Leia o artigoícone leia o artigo

RECURSO

ícone de assinanteOs restaurantes de caldos da França encontram sucesso como uma das raras opções para uma refeição barata e farta

Jéssica Gourdon

Leia o artigoícone leia o artigo

Esplanada do centro Georges POMPIDOU em Paris, França, 03 de março de 2025. (Foto de Stéphane Ouzounoff / Hans Lucas / Hans Lucas via AFP)

ícone de assinanteBairro em torno do Centro Pompidou de Paris se prepara para o impacto do fechamento do museu

Roxana Azimi

Leia o artigoícone leia o artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinanteJulgamento Depardieu: 'O sexismo contra advogadas não deve mais ter lugar no tribunal'

Carta do grupo -

Leia o artigoícone leia o artigo

COLUNA

ícone de assinanteTarifas: 'Donald Trump não é jovem nem novato, mas acredita ter encontrado a fórmula mágica'

Philippe Escande -

Leia o artigoícone leia o artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteA Alemanha, abandonada pelo seu protector americano, prepara-se para tomar a defesa nas suas próprias mãos

'Europeus, guerra e paz' ​​(Parte 3 de 7). Na Alemanha, apenas a esquerda radical e a extrema direita continuam a reivindicar um pacifismo que já foi amplamente compartilhado.

Leia o artigoícone leia o artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteCasa Branca luta para desembaraçar suas contradições no escândalo 'Signalgate'

Quatro dias após revelações no 'The Atlantic' provarem que altos funcionários do governo estavam enviando mensagens de texto com informações confidenciais sobre ataques aos Houthis no Iêmen, o escândalo não parece estar diminuindo.

Leia o artigoícone leia o artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteFim da assistência dos EUA leva a uma crise "sem precedentes" na ajuda aos deslocados

Fortemente dependentes do financiamento americano, as agências da ONU que fornecem ajuda a refugiados e migrantes estão descontinuando vários programas.

Leia o artigoícone leia o artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteTensão sobre a água na fronteira EUA-México

O governo Trump se recusou a enviar água do Rio Colorado para Tijuana, atingida pela seca. Ele está tentando forçar o governo mexicano a adicionar mais água ao Rio Bravo.

Leia o artigoícone leia o artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteTarifas: Europeus estão abertos a negociações com Donald Trump sem condições

Desde seus contatos iniciais com a administração dos EUA, os negociadores europeus estão convencidos de que a batalha sobre tarifas será dura. Uma Comissão preocupada ainda espera encontrar uma solução negociada.

Leia o artigoícone leia o artigo

Feminicídio: Tribunal francês condena homem que queimou a esposa viva à prisão perpétua

O homem perseguiu e matou sua esposa de 31 anos em 2021, após a separação. O caso chocou o país e gerou críticas à polícia por não protegê-la.

Leia o artigoícone leia o artigo