28 março, 2025

Observatório do Secularismo


 


 
O Observatório do Secularismo é um projeto da Europa Laica.
Europa Laica defende a laicidade como princípio democrático de convivência, necessário numa sociedade diversa .
Como associação, não aceitamos subsídios ; Nossos projetos são apoiados por taxas de adesão e doações de membros e apoiadores .
Seu envolvimento nos permite ir mais longe.

Europa Laica denuncia o financiamento privilegiado da Igreja e pede que as pessoas não cumpram os requisitos do imposto de renda pessoal.

Europa Laica denuncia o financiamento privilegiado da Igreja e pede que as pessoas não cumpram os requisitos do imposto de renda pessoal.
No dia 21 de março, Europa Laica apresentou em uma coletiva de imprensa em Alicante um Relatório Crítico sobre o relatório anual de atividades apresentado pela Conferência Episcopal Espanhola (2023), elaborado por nosso colega Eugenio Piñero Almendros, que se encontra em anexo.

Ele detalha que, desde 2007, a hierarquia católica recebeu cerca de 4,5 bilhões de euros somente do "X para a Igreja" na declaração de imposto de renda, valor descontado do tesouro. Em 2023, recebeu 382,4 milhões para essa finalidade.

80% do valor recebido pela hierarquia eclesiástica para o “X da Igreja” é usado para pagar salários, previdência social de padres e bispos e para despesas da organização.

A Igreja Católica usa publicidade enganosa para tentar aumentar sua receita. Ele gasta 5,3 milhões de euros de impostos em campanhas publicitárias para fazer as pessoas acreditarem que o dinheiro arrecadado será usado para o trabalho social da Igreja. Os contribuintes devem estar cientes de que seu relatório anual não inclui um único euro alocado para essa finalidade.

Eles também tentam fazer as pessoas acreditarem que o dinheiro que recebem sai exclusivamente do bolso de quem marca o campo na declaração, mas não é bem assim. O que os 30% dos contribuintes que marcam essa caixa fazem é determinar o valor que irá para a Igreja, mas esse valor vem do dinheiro de todos, do Orçamento Geral do Estado.

A Igreja Católica é superfinanciada por verbas fiscais, já que todas as dioceses obtiveram um superávit de € 73,7 milhões em 2023. Esse dinheiro não retorna aos cofres públicos, mas é mantido em seu "cofrinho privado".

A sociedade espanhola não é uma "sociedade católica". Apenas 18,3% da população espanhola se considera católica praticante. A secularização gradual da sociedade torna ainda mais evidente que esse privilégio anacrônico precisa acabar. De fato, na década de 1970, a Igreja já havia se comprometido a não recorrer ao dinheiro de todos, um compromisso que ela quebrou religiosamente desde então, recebendo bilhões de euros, deixando de pagar impostos que o resto de nós paga (imposto sobre a propriedade, imposto sobre herança, imposto sobre herança, etc.) e deixando de declarar os lucros de suas atividades comerciais ou os retornos de seus produtos financeiros.

São privilégios de uma confissão religiosa específica, incompatíveis com um Estado declarado não confessional. Por todas estas razões, a Europa Laica exige a retirada das duas caixas inúteis da declaração de imposto de renda: a da Igreja Católica, mas também a dos "fins sociais" (que também deduz impostos do erário e grande parte dos milhões desviados vai para organizações pertencentes a esta corporação religiosa).

Europa Laica recomenda NÃO MARCAR NENHUMA DAS DUAS CAIXAS enquanto elas ainda existirem na declaração, e que todos os impostos sejam usados ​​para cobrir conjuntamente as necessidades de todos os cidadãos.

RELATÓRIO CRÍTICO SOBRE MEMÓRIA 2023-1 Download

Download do folheto do IRPF

MAIS +

FORA DO COMUM

A campanha "Por uma Educação Pública e Laica: Religião Fora da Escola" chega ao parlamento.

Reunião da SUMAR com a campanha unitária pela educação pública e laica com STEs e Europa Laica
Uma delegação das STEs e da Europa Laica se reúne com parlamentares de Sumar para defender a educação pública e laica. Como parte da campanha em defesa da educação pública e laica, uma delegação liderada por Sergio López, representante das STEs e membro da Europa Laica, se reuniu na terça-feira, 25, com parlamentares do grupo Sumar para abordar…

MAIS +

MHUEL lança campanha para remover cruzes dos picos das montanhas

O MHUEL lançou uma campanha para solicitar a remoção de símbolos religiosos dos topos das montanhas de Aragão. Esta iniciativa surge na sequência do caso da Cruz de Bezas, na Serra de Albarracín, que será demolida por ordem do Governo de Aragão devido a "perigo ambiental", segundo a Direção do Ambiente chefiada por...

MAIS +
Cruz no topo e vista do Vale do Rhône

OPINIÃO

Os dados matam a narrativa da Igreja · por Eugenio Piñero

Os dados matam a narrativa da Igreja · por Eugenio Piñero
Na sexta-feira, 21, a Conferência Episcopal Espanhola apresentou à imprensa sua campanha publicitária com o objetivo de aumentar a arrecadação por meio do X nas declarações de imposto de renda. No mesmo dia, quase à mesma hora, Europa Laica apresentou em Alicante, no âmbito do seu Congresso Secularista, o Relatório Crítico sobre a Memória 2023 apresentado por...

MAIS +

NACIONAL

O Governo concorda com o Vaticano para redesenhar Cuelgamuros, incluindo partes da basílica e da abadia.

O Vale dos Caídos ou Abadia da Santa Cruz do Vale dos Caídos
O ministro Bolaños se reuniu em 25 de fevereiro em Roma com o secretário de Estado Parolin para desbloquear as negociações, fechadas dias depois com o cardeal Cobo, que estabelecem que os beneditinos permanecerão no Vale e que a Igreja participará do concurso internacional para modificar parte do interior do templo, que não será desconsagrada. "A Igreja...

MAIS +

PSOE e Sumar propõem uma subcomissão para estudar o abuso infantil na Igreja.

O PSOE e Sumar entraram com um pedido no Congresso dos Deputados para criar uma subcomissão para estudar agressões ou abusos sexuais de menores dentro da Igreja Católica. Conforme anunciado nesta terça-feira pela vice-porta-voz de Sumar no Congresso, Aina Vidal, ambos os partidos registraram uma iniciativa para criar esta...

MAIS +
Congresso dos Deputados.

Nenhuma escola em Menorca ensina religião islâmica: famílias muçulmanas optam por mesquitas.

Nenhuma escola em Menorca ensina religião islâmica: famílias muçulmanas optam por mesquitas.
Apesar de haver o direito de solicitá-lo por lei, não há registro de tais solicitações nos centros educacionais da ilha. Ao contrário do que acontece na ilha de Maiorca, onde 739 alunos estudam o islamismo em escolas públicas, em Menorca não há nenhuma escola que ofereça essa disciplina, apesar de pais de religiões...

MAIS +

INTERNACIONAL

[México] A Luz do Mundo quer estender seus braços ao Judiciário: os laços de quatro candidatos a juízes com Naasón Joaquín

Templo da Luz do Mundo iluminado em cores à noite
Comentários do Observatório Uma prática comum do clericalismo é colonizar instituições judiciais. Na Espanha, o caso do Opus Dei é bem conhecido, com membros amplamente estabelecidos em todo o judiciário. A independência judicial deve ser salvaguardada não apenas no que diz respeito a escolhas político-partidárias, mas também em questões religiosas. Este é um tópico de grande importância em termos de…

MAIS +

Um tribunal ordena a dissolução da Igreja da Unificação no Japão.

Um tribunal ordenou a dissolução da Igreja da Unificação no Japão, apoiando um pedido do governo motivado pela investigação do assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe em 2022. A Igreja disse que estava considerando apelar imediatamente da revogação de seu status legal pelo Tribunal Distrital de Tóquio, o que lhe custaria…

MAIS +
Cerimônia de Bênção da Lua Sun Myung

As ações jihadistas dobraram na Europa em 2024, e a África Subsaariana foi responsável por quase 90% das vítimas.

O Observatório OIET alerta para a "instrumentalização da causa palestina", especialmente pelo Estado Islâmico. O Observatório Internacional de Estudos sobre Terrorismo (OIET) registrou em seu relatório anual que as ações jihadistas dobraram na Europa Ocidental em 2024, deixando cinco mortes — três delas na cidade alemã de Solingen — um "aumento significativo" que...

MAIS +

Observatório do Laicismo e da Secularidade
Europa secular
observatorio@laicismo.org