28 março, 2025

SECOM - Senado Notícias

 

Relator prevê votar ainda neste semestre o projeto do comitê gestor do IBS

A segunda parte do novo modelo de tributação sobre o consumo, o projeto de lei complementar ( PLP 108/2024)  que cria o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), poderá ser votada pelo Senado ainda no primeiro semestre, conforme previsão do relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM). Ele informou nesta semana que vai apresentar o seu plano de trabalho na quarta-feira (2), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com a solicitação de várias audiências públicas para debater o projeto. Braga foi o relator da emenda constitucional nº 132 da reforma tributária e do primeiro projeto de regulamentação da nova tributação sobre o consumo (PLP 68).

CAE analisa critérios para reação brasileira a barreiras comerciais
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) se reúne na terça-feira (1º), às 10h, para votar um projeto que estabelece critérios para a reação brasileira a barreiras comerciais ( PL 2.088/2023 ). Do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), a matéria conta com o apoio da relatora, senadora Tereza Cristina (PP-MS). A senadora também foi a relatora na Comissão de Meio Ambiente (CMA), onde o projeto foi aprovado na forma de um substitutivo (texto alternativo) no último dia 18.

CPI das Bets ouvirá presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria
Está agendado para as 11h da terça-feira (1º) o depoimento do presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva, à CPI das Bets. Ele deverá detalhar aos senadores os efeitos nocivos dos vícios em jogos. Médico psiquiatra, reconhecido por sua atuação no campo da saúde mental, Antônio Geraldo da Silva é o coordenador e idealizador da campanha nacional Setembro Amarelo, pioneira de prevenção ao suicídio no Brasil.

Senado Aprova: tornozeleira eletrônica para agressor de mulher é destaque
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (26) o projeto de lei (PL )  5.427/2023 , que permite o monitoramento de agressores de mulheres por meio de tornozeleiras eletrônicas. O objetivo é garantir o cumprimento de medidas protetivas em casos de violência doméstica e familiar. O texto também prevê que a vítima e a polícia sejam alertadas sobre uma aproximação indevida do agressor.

Projeto impede aéreas de obrigarem passageiros a mudar de classe
A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentou um projeto de lei ( PL 1149/2025 ) para multar companhias aéreas que constrangerem os passageiros a mudarem de assento para uma categoria diferente. A proposta é uma resposta ao episódio do início do mês envolvendo a atriz Ingrid Guimarães num voo da American Airlines de Nova York para o Rio de Janeiro (RJ). Ingrid relata que foi coagida a ceder seu assento na classe econômica premium para outro passageiro e ir para a classe econômica. Pelo projeto, o remanejamento é previsto apenas por motivos de segurança e a empresa deverá explicar os critérios usados. O passageiro que aceitar a mudança será compensado. O Secretário Nacional de Defesa do Consumidor, Wadih Damous, acredita que a iniciativa vai coibir "abusos" por parte das empresas estrangeiras. O projeto tem pedido de urgência para ser votado diretamente no Plenário do Senado, sem passar pelas comissões temáticas.

Projeto define regras gerais para educação midiática e digital
O sucesso da série britânica Adolescência acendeu o debate sobre o uso das redes sociais, discursos de ódio, fake news, o papel da família e da escola no controle e acesso às comunidades virtuais. No Senado, uma proposta ( PL 1.010/2025 ), apresentada na primeira quinzena de março pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), define regras gerais para disciplinar a educação midiática e digital. A ideia é desenvolver habilidades para que as pessoas saibam lidar com essas questões. O projeto ainda aguarda para ser distribuído às comissões do Senado.

CAS vota projeto de selo de diversidade em empresas
A criação do Selo Diversidade, Inclusão e Equidade no Ambiente de Trabalho é um dos projetos que devem ser votados na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em reunião na quarta-feira (2), às 9h. O objetivo da iniciativa é reconhecer empresas e órgãos públicos que adotam práticas voltadas à inclusão de mulheres e pessoas pretas ou pardas no ambiente de trabalho.

CRA: projeto suspende desapropriação que beneficiaria quilombolas no RS
A reversão de um decreto que permite a desapropriação de imóveis rurais em dois municípios do Rio Grande do Sul é um dos itens da pauta da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O colegiado se reúne na quarta-feira (2), às 14 horas.

‘Livre da pressão das urnas, ditadura ignorou justiça social’, diz historiador
Quando se olha a ditadura militar (1964-1985), um dos focos costuma ser o retrocesso imposto aos brasileiros nos direitos civis e políticos. Quanto aos direitos civis, a sociedade sofreu duras restrições nas liberdades de associação, expressão e imprensa. Em relação aos direitos políticos, os cidadãos foram impedidos de ir às urnas para escolher os governantes.

Programa de merenda escolar completa 70 anos

Projeto assegura penhora dos pontos de programas de fidelidade
No caso de uma dívida, os pontos de programas de fidelidade emitidos por empresas áreas e operadoras de cartão de crédito, por exemplo, poderão ser incluídos em lista de bens penhoráveis. É o que estabelece o projeto o Projeto de Lei (PL) 523/2025 , que foi apresentado pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) e aguarda distribuição às comissões temáticas.

Medida provisória reajusta soldo das Forças Armadas
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (28) medida provisória com a nova tabela de soldo a ser pago a partir de 1º de abril aos militares das Forças Armadas. O reajuste será de 9%, dividido em 4,5% para 2025 e igual percentual para 2026.

Senado promove debate e relança coleção 'História da Ditadura' na segunda-feira
O Senado vai relançar na segunda-feira (31), às 14h, a coleção História da Ditadura: do golpe militar à redemocratização. O evento ocorrerá como parte de um seminário sobre o golpe de 1964 e suas consequências e  contará com a participação de historiadores, jornalistas e pesquisadores.

E-Cidadania utiliza IA para marcar respostas aos cidadãos em audiências
A interatividade ganhou reforço no Portal  e-Cidadania com uso de Inteligência Artificial (IA). Durante o recesso, o Portal aperfeiçoou a visualização das participações dos cidadãos nos eventos interativos — normalmente audiências públicas — realizados pelo Senado ao longo dos últimos onze anos. Agora, mesmo perguntas dos cidadãos respondidas indiretamente durante eventos passados estão identificadas e marcadas no vídeo.

Enviado por Agência Senado