31 março, 2025

Congresso em Foco

  

Congresso em Foco

Ano 22 - Brasil, 31 de março de 2025 - Nº 32


 
 
"Há mais civilização em um beco de Paris do que em toda a vasta Nova York."

Eça de Queirós

Olá, reforma!

Fernando Haddad vai a Paris discutir clima, mercado de carbono e apresentar a reforma tributária como vitrine de investimentos. Clique aqui )

Olá, Paris!

A propósito de uma ida a Paris (porque ninguém é de ferro), Iolanda Penteado, a grande dama Paulistana, dizia que "quando se começa achar a vitrine do Mappin bonita, está na hora de voltar a Paris".

BRB

Em uma operação que surpreendeu o mercado, o BRB comprou uma parte do Banco Master. Mensagens que circularam pelo WhatsApp durante o fim de semana criticam a operação, mas o banco justifica a aquisição como parte de sua estratégia de negócios. A efetivação depende do crivo do BC e do Cade. Clique aqui )

Mar, mato e estetoscópio

A Prefeitura vai do litoral à UTI nesta semana. Com efeito, na pauta, o PL do Mar, penas mais duras pra crimes ambientais e uma estratégia nacional de saúde com incentivo a empresas que abastecem o SUS. Clique aqui )

Companheiro Trump

Lula disse que pode ligar para Trump para tratar das tarifas contra o Brasil. (Clique aqui)

Passe livre avança na marra (e na urna)

Com 145 cidades e 5,4 milhões de beneficiados, a tarifa zero no transporte coletivo por ônibus cresce sete vezes desde 2019 e vira pauta quente nas eleições. Até o SUS ficou com inveja. (Clique aqui)

Erundina propõe o "SUS do transporte"

A deputada quer nacionalizar a tarifa zero com um Sistema Único de Mobilidade, gratuito e financiado por União, Estados e municípios. Porque ir e vir também é um direito básico. (Clique aqui)

Reajuste de servidores sai em maio

O governo anunciou que o aumento dos servidores federais será pago em maio, com valores retroativos a janeiro e fevereiro. Atrasou, mas chegou. Quer dizer, chegará, porque é em maio. (Clique aqui)

Senadora critica absolvição de Daniel Alves

A líder da bancada feminina no Senado expressou indignação com a absolvição de Daniel Alves em caso de agressão sexual. Ela destacou a necessidade de um sistema judicial que proteja as vítimas e não perpetue a impunidade. (Clique aqui)

Machismo não é opinião

O deputado Ricardo Arruda (PL) foi condenado a pagar R$ 7 mil e se retratar por chamar Gleisi de "amante". A Justiça deixou claro: discurso misógino travestido de "opinião política" tem preço. (Clique aqui)

Números em disputa

Ato na Paulista contra a anistia e pela prisão de Bolsonaro reuniu 6,6 mil pessoas, segundo grupo da USP. (Clique aqui)

Golpe, acordos e penas longas

Dos 1.604 réus do 8 de janeiro, 546 aceitaram acordo com a PGR, 500 já foram condenados e alguns pegam até 17 anos de prisão. Aulas sobre democracia e restrição de redes sociais entram no combo. (Clique aqui)

Pressão por perdão

Câmara e Senado somam mais de dez projetos de anistia a réus do 8 de janeiro. Parte deles pode beneficiar até Jair Bolsonaro - o que promete embate duro com o STF e o Planalto. (Clique aqui)

"Fim da linha"

Réu por tentativa de golpe, Bolsonaro disse que uma eventual prisão seria "o fim da vida" dele. Também admitiu ter avaliado decretar estado de sítio - mas jura que foi só papo-furado. (Clique aqui)

"Perdeu, mané", mas ganhou domiciliar

Débora Rodrigues, que pichou a estátua da Justiça no 8 de janeiro, vai cumprir prisão em casa. Moraes atendeu pedido da PGR para evitar que o atraso no julgamento prejudique a ré. (Clique aqui)

Em foco

A melhor cobertura do noticiário político: receba as pílulas do Congresso em Foco em seu celular. (Clique aqui)

 
 

Congresso em Foco