30 março, 2025

Observatório do Laicismo

 


Facebook Twitter personalizado Linkedin 
O Observatório do Secularismo é um projeto da Europa Laica.
Europa Laica defende a laicidade como princípio democrático de convivência, necessário numa sociedade diversa .
Como associação, não aceitamos subsídios ; Nossos projetos são apoiados por taxas de adesão e doações de membros e apoiadores .
Seu envolvimento nos permite ir mais longe.

FORA DO COMUM

Mongólia vs. intimidação judicial ultracatólica: Nova rodada, agora contra Hazte Oír!

Mongólia vs. intimidação judicial ultracatólica: Nova rodada, agora contra Hazte Oír!
Os coeditores da revista satírica terão que comparecer novamente como réus por "ofender sentimentos religiosos" pela mesma capa de presépio, apesar de três outras queixas semelhantes já terem sido rejeitadas...

MAIS +

Europa secular em sintonia 117

Um programa de rádio apoiado e produzido pela associação Europa Laica, transmitido na última sexta-feira de cada mês na Neo 90.4 FM Sevilha. De uma perspectiva secular, oferece informações e análises de eventos atuais, bem como divulgação dos valores e princípios do laicismo.

MAIS +
Europa secular em sintonia 117

A batalha pelas cruzes nas montanhas aragonesas: uma campanha pede sua remoção enquanto Vox quer protegê-las.

Cruz no topo e vista do Vale do Rhône
O Movimento por um Estado Laico (MHUEL) lançou uma campanha para remover símbolos religiosos dos picos das montanhas de Aragão. Eles exigem sua substituição por sinalização neutra após o caso da Cruz de Bezas, na Serra de Albarracín, que o Serviço Provincial do Meio Ambiente do Governo de Aragão decidiu remover devido ao risco ambiental que representa.

MAIS +

ACADEMIA

OPINIÃO

NACIONAL

O tribunal reabre o caso contra 'Mongólia' pela capa do presépio com cocô.

Ilustração de excremento na revista 'Mongólia'.
O Tribunal de Barcelona, ​​em resposta ao HazteOír, anulou a decisão de outro tribunal e determinou que os editores da revista deveriam explicar se pretendiam ou não ofender os católicos. Há pouco mais de um ano, em janeiro de 2024, um tribunal de justiça — o 12º tribunal de instrução de Barcelona — decidiu que um…

MAIS +

Bolaños adia pagamentos de indenização da Igreja às vítimas de pedofilia até 2026 com uma subcomissão no Congresso.

O governo arquivou seu plano de choque após quase um ano de negociações com a Conferência Episcopal e devolveu a bola aos grupos parlamentares para determinar as reparações. O Governo deixará o plano de choque sobre abuso sexual dentro da Igreja nas mãos do Congresso. Quase um ano depois que foi…

MAIS +
Ministro da Presidência, Relações Parlamentares e Memória Democrática, Félix Bolaños, durante seu discurso no Congresso para apresentar o orçamento de seu departamento para 2023.

O Governo cede à Igreja para lançar um projeto em Cuelgamuros por 30,5 milhões de euros.

Félix Bolaños na 41ª Conferência da Procuradoria-Geral da República
O Executivo está convocando uma competição internacional de ideias para redefinir o monumento, onde, apesar de seus critérios iniciais, a comunidade beneditina permanecerá, e planeja iniciar as obras até o final de 2026. A decisão do Governo, contra seus próprios critérios dos últimos cinco anos, de permitir que a comunidade beneditina permaneça no Vale de Cuelgamuros, antes...

MAIS +

INTERNACIONAL

[México] Nem grupos religiosos nem partidos políticos podem promover candidatos para eleições judiciais: Presidente Sheinbaum

Captura de tela de um tour virtual do Museu do Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação dos Estados Unidos do México.
A presidente informou que, devido à lei mexicana, como um país laico, há coisas que ela não pode fazer, como interferir ou influenciar processos eleitorais. A presidente Claudia Sheinbaum falou nesta quinta-feira sobre o início da campanha eleitoral judicial em 30 de março, que abrirá caminho para as primeiras eleições judiciais da história do país. Para o …

MAIS +

Papua Nova Guiné declara-se oficialmente cristã na Constituição

Em um movimento histórico, o Parlamento de Papua Nova Guiné alterou o preâmbulo de sua Constituição para declarar Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo como a fonte de toda autoridade. Além disso, a Bíblia foi reconhecida como um símbolo nacional. Em 12 de março, o Parlamento da Papua Nova Guiné aprovou uma emenda significativa ao preâmbulo…

MAIS +
Rita Willaert Dance - Papua Nova Guiné

[Bolívia] O Comitê para o Laicismo rejeita o surgimento de privilégios para a Igreja Católica que o governo está negociando com o Vaticano.

[Bolívia] O Comitê para o Laicismo rejeita o surgimento de privilégios para a Igreja Católica que o governo está negociando com o Vaticano.
O Comitê Pró-Secularismo se manifesta em defesa do estado secular. O Comitê Pró-Secularismo, um espaço pluralista para a sociedade civil boliviana, emitiu uma declaração pública expressando sua "profunda preocupação com indícios de possíveis violações do princípio do secularismo consagrado em nossa Constituição Política". A declaração vem de um documento de trabalho…

MAIS +

Observatório do Laicismo e da Secularidade
Europa secular
observatorio@laicismo.org