28 março, 2025

Le Monde

 

FOTO DE ARQUIVO: O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, realizam um comício bilateral na cúpula dos líderes do G20 em Osaka, Japão, em 28 de junho de 2019. REUTERS/Kevin Lamarque/Foto de arquivo

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinantePutin tenta ganhar tempo contra Trump nas negociações com a Ucrânia

Moscou conseguiu impor seu ritmo a Washington, ao mesmo tempo em que continuava sua ofensiva contra a Ucrânia e culpava a Europa pelo fracasso das negociações.

Leia o artigoícone leia o artigo

O presidente francês Emmanuel Macron, seguido pelo secretário-geral do Palácio do Eliseu, Alexis Kohler (D), chegam a uma recepção para os prefeitos da França no Palácio presidencial do Eliseu, em Paris, em 15 de setembro de 2022. (Foto de Ludovic MARIN / POOL / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteMacron perde seu chefe de gabinete e 'gêmeo', Alexis Kohler

O todo-poderoso chefe de gabinete, às vezes apelidado de "vice-presidente", deixará o cargo em meados de abril, após oito anos de serviço. Emmanuel Moulin, ex-chefe de gabinete do ex-primeiro-ministro Gabriel Attal, o sucederá.

Leia o artigoícone leia o artigo

Equipes de resgate trabalham no local de um prédio que desabou após os tremores de um forte terremoto que atingiu o centro de Mianmar na sexta-feira, afetando Bangkok, Tailândia, em 28 de março de 2025. REUTERS/Ann Wang

Terremoto violento atinge Tailândia e Mianmar

Um arranha-céu em construção em Bangkok desabou em uma nuvem de poeira quando um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o sudeste da Ásia na sexta-feira.

Leia o artigoícone leia o artigo

O vinhedo de Marie Bearnais e seu marido, aqui sendo arrancado por este último nos controles de uma miniescavadeira. Embora seu vinhedo esteja na família de Marie há cento e cinquenta anos, eles escolheram aproveitar o prêmio de arrancamento de 4.000 euros por hectare oferecido pelo governo francês e pela interprofissão. Eles não farão nada com a terra depois, que há vinte anos valia € 50.000 por hectare, há quinze anos € 25.000, e hoje "...quatro, ninguém quer", diz Monsieur Béarnais. Marie declara que esse arranque é um alívio, depois das dificuldades financeiras insolúveis pelas quais passaram. Monsieur Béarnais diz: "Estamos bem, estamos no fim de nossas carreiras. Mas os jovens...". A filha deles é advogada. "Quando eu costumava levá-la para os vinhedos, ela não gostava", diz ele. Eles arrancam todos os seus 25 hectares.

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteA enfraquecida indústria vinícola francesa se prepara para as tarifas de Trump

A ameaça de impostos crescentes dos EUA sobre vinhos e destilados europeus chega no pior momento possível para os produtores de vinho franceses, que estão enfrentando uma mudança enorme e histórica em relação ao consumo tradicional.

Leia o artigoícone leia o artigo

Palestinos aguardam alimentos doados em um centro de distribuição em Beit Lahiya, norte da Faixa de Gaza, domingo, 16 de março de 2025. (Foto AP/Abdel Kareem Hana)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteNovo desastre humanitário atinge os habitantes de Gaza já devastados por 16 meses de guerra brutal

Organizações humanitárias expressaram alarme com os esforços em andamento para bloquear ajuda. Elas criticaram Israel por se recusar a garantir sua segurança, o que as torna incapazes de realizar seu trabalho.

Leia o artigoícone leia o artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteAs tendências políticas da IA ​​na mira da direita americana

O governo Trump pediu aos editores de inteligência artificial que reequilibrem o que eles consideram ser "viés ideológico" em torno de ações como proteger minorias e proibir conteúdo de ódio.

Leia o artigoícone leia o artigo



CINZENTA, Khirbet Zanuta - Moradores de Khirbet Zanuta são vistos nos restos da casa de Sleiman Shafik Tell (à esquerda), que supostamente foi destruída em vários ataques de colonos israelenses, na vila de Khirbet Zanuta, na região sul da Cisjordânia ocupada, no domingo, 16 de março de 2025. Khirbet Zanuta, uma vila beduína palestina na região sul da Cisjordânia ocupada, está situada na Área C, aproximadamente 20 quilômetros ao sul de Hebron. Depois de suportar anos de ameaças persistentes de colonos israelenses, todos os aproximadamente 300 moradores de Zanuta abandonaram suas casas devido à escalada de assédio e ataques violentos pelos colonos após 7 de outubro de 2023. Na ausência dos moradores, a maioria das casas em Khirbet Zanuta foram destruídas ou severamente danificadas, supostamente por extremistas colonos locais. Em julho de 2024, o Tribunal Superior ordenou que as Forças de Defesa de Israel e a polícia facilitassem o retorno dos moradores para suas casas, e alguns moradores voltaram em agosto. No entanto, eles fugiram novamente em meados de setembro devido a novos ataques de colonos. Em fevereiro de 2025, o tribunal ordenou mais uma vez que as autoridades de segurança permitissem que os moradores retornassem a Khirbet Zanuta e que eles pudessem reparar os danos causados ​​durante sua ausência. (Jonas Opperskalski)

RECURSO

ícone de assinanteCisjordânia sufocada por soldados e colonos israelenses

Clotilde Mraffko

Leia o artigoícone leia o artigo

CORREÇÃO / Um jovem palestino tira fotos com seu telefone durante um protesto anti-Hamas, pedindo o fim da guerra com Israel, em Beit Lahiya, no norte da Faixa de Gaza, em 26 de março de 2025. Manifestantes carregando faixas foram vistos marchando na Cidade de Gaza e na cidade de Beit Lahiya, no norte do território, mais de uma semana após o exército israelense retomar sua campanha de bombardeios após quase dois meses de trégua. (Foto da AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteGaza começa a reagir contra o Hamas

Clotilde Mraffko

Leia o artigoícone leia o artigo

RECURSO

ícone de assinanteOs restaurantes de caldos da França encontram sucesso como uma das raras opções para uma refeição barata e farta

Jéssica Gourdon

Leia o artigoícone leia o artigo

Esplanada do centro Georges POMPIDOU em Paris, França, 03 de março de 2025. (Foto de Stéphane Ouzounoff / Hans Lucas / Hans Lucas via AFP)

ícone de assinanteBairro em torno do Centro Pompidou de Paris se prepara para o impacto do fechamento do museu

Roxana Azimi

Leia o artigoícone leia o artigo

15 de março de 2025, Roma, Itália: Milhares participam da marcha contra o programa de rearmamento 'ReArm Europe' atualmente em discussão entre os países da União Europeia. Não ao rearmamento na Europa! Não à defesa comum! Não à economia de guerra!' são as palavras dos participantes. (Crédito da imagem: © Marco Di Gianvito/ZUMA Press Wire)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteOs ideais pacifistas da Itália vão contra o desejo da Europa de se rearmar

Allan Cavalheiro

Leia o artigoícone leia o artigo

COLUNA

ícone de assinanteTarifas: 'Donald Trump não é jovem nem novato, mas acredita ter encontrado a fórmula mágica'

Philippe Escande -

Leia o artigoícone leia o artigo

COLUNA

ícone de assinante'Uma ofensiva política contra o Estado de direito israelita juntou-se agora ao choque de armas'

Gilles Paris - Colunista

Leia o artigoícone leia o artigo

Gelo marinho do Ártico atinge recorde de baixa para seu período habitual de pico de crescimento

O National Snow and Ice Data Center disse que a medição máxima feita no sábado foi de 14,33 milhões de quilômetros quadrados — cerca de 80.000 quilômetros quadrados menor que o menor pico anterior em 2017. Essa é uma diferença do tamanho da Califórnia.

Leia o artigoícone leia o artigo

CARTA DE...

ícone de assinanteUso de canhão sonoro contra manifestantes pelas autoridades sérvias alimenta a raiva

Sob pressão, o governo admitiu ter a arma, que nunca havia sido usada antes na Europa, mas negou tê-la usado contra manifestantes.

Leia o artigoícone leia o artigo

O prefeito de Istambul, Imamoglu, diz que seu advogado foi preso

O principal partido de oposição da Turquia diz que o advogado do oponente de Recep Tayyip Erdogan foi detido. Isso acontece junto com a detenção de dois jornalistas em batidas de madrugada enquanto as autoridades reprimem a dissidência.

Leia o artigoícone leia o artigo

'Signalgate': Juiz dos EUA ordena que governo Trump salve chat

A decisão aumenta a pressão sobre a Casa Branca depois que a revista 'The Atlantic' revelou que seu editor havia sido adicionado acidentalmente ao grupo no aplicativo Signal.

Leia o artigoícone leia o artigo

Exército do Sudão diz que assumiu o controle total de Cartum

Depois que o exército sudanês retomou o palácio presidencial na semana passada, suas forças vêm gradualmente recuperando o controle da cidade. A RSF diz que eles não recuaram, apenas reposicionaram suas forças.

Leia o artigoícone leia o artigo

Primeiro-ministro diz que França é o principal alvo da UE para campanhas de desinformação estrangeiras

Citando um relatório diplomático da UE, o primeiro-ministro francês François Bayrou disse que, depois da Ucrânia, a França era o principal alvo europeu de desinformação estrangeira, com 152 incidentes relatados entre 2023 e 2024.

Leia o artigoícone leia o artigo