28 março, 2025

A newsletter Semanal do Le Monde Diplomatique Brasil

 

Online

Cultura

Itaú Cultural encerra a Ocupação Leda Maria Martins com espetáculos de dança inspirados em conceitos sobre tempo e memória

 

A última semana da exposição, que segue em cartaz até dia 30, conta com duas apresentações de Anunciação, no qual sete intérpretes dançam o tempo guiadas por 

seus ancestrais, e também de Prelúdio a Ismael Ivo, inspirado na vida e obra do bailarino, coreógrafo, diretor e curador de dança falecido em 2021.

 

 

O Itaú Cultural reservou uma programação especial de dança para a última semana de visitação da Ocupação Leda Maria Martins, que fica em cartaz até o dia 30 de março (domingo). Inspirado pela trajetória e os conceitos da intelectual que dá nome à exposição, recebe nos dias 27 e 28 (quinta-feira e sexta-feira), na Sala Itaú Cultural, o espetáculo Anunciação, com concepção, direção, dramaturgia e coreografia de Débora Marçal, e nos dias 29 e 30 (sábado e domingo)Prelúdio a Ismael Ivo, no qual Anderson Feliciano assina a concepção, direção e dramaturgia, apresentada por evandro nunes.

 

As apresentações de quinta-feira a sábado acontecem às 20h, e a de domingo, às 19h. Como todas as atividades do Itaú Cultural, a programação é gratuita e a reserva de ingressos começa a ser feita na terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI - com acesso pelo site www.itaucultural.org.brQuem não conseguir garantir o seu, pode comparecer uma hora antes do evento ser iniciado, quando é formada uma fila de espera para os ingressos que tiverem desistência.

 

Nos dois primeiros dias, Anunciação reúne no palco da Sala Itaú Cultural a coreógrafa Débora Marçal e as intérpretes-pesquisadoras Beatriz Oliveira, Dina Maia, Elis Trindade, Francine Moura, Rafaela Araújo e Rita Teles em um espetáculo que dança o tempo presente-passado e o tempo presente-futuro. Cada uma delas, encantando suas estórias pessoais, têm seus ancestrais como guias, por meio de lembranças, esquecimentos, sonhos, rememorações e fábulas. 

 

Em cena, as sete artistas traçam um caminho em direção ao nascer, depois ao rito de despedida do mundo visível, atravessando, na sequência, o mundo invisível e depois retornando ao mundo visível, em uma celebração à vida negra em diáspora. O espetáculo é inspirado no diálogo entre tradições das culturas banto e yorubá no Brasil, tendo como algumas das referências éticas, estéticas e poéticas que o permeiam, Iyabá Oyá e os Congos e Moçambiques de Minas Gerais.

 

Memória

Já no final de semana, Prelúdio a Ismael Ivo leva a público o resultado de uma pesquisa sobre a vida e a obra do coreógrafo e bailarino Ismael Ivo (1955-2021). A obra é atravessada por memórias, arquivos e corporeidades, sem ter um tempo cronológico, se configurando como um rito de celebração.

 

Interpretado pelo performer evandro nunes, acompanhado pelo dançarino, músico e compositor Camilo Gan, o espetáculo não busca recriar, interpretar ou representar a obra de Ivo. É apenas um movimento que almeja ressoar a potência da sua poética.

 

 

SERVIÇO

Espetáculos da dança em sinergia com a Ocupação Leda Maria Martins

Anunciação

Dias 27 e 28 de março (quinta-feira e sexta-feira), às 20h

Concepção, direção, dramaturgia e coreografia: Débora Marçal

Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)

Duração: 68 minutos

Classificação Indicativa: livre

 

Prelúdio a Ismael Ivo

Dia 29 de março (sábado), às 20h

Dia 30 de março (domingo), às 19h

Com evandro nunes e Camilo Gan (artista convidado)

Concepção, direção e dramaturgia: Anderson Feliciano

Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)

Duração: 40 minutos

Classificação Indicativa: livre

 

Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br    

Toda a programação acima tem entrada gratuita e acessibilidade em Libras

Desenho de personagem de desenhos animados com texto preto sobre fundo brancoDescrição gerada automaticamente com confiança média

 

Ocupação Leda Maria Martins

Até 30 de março de (domingo)

Piso Paulista (Térreo)

Visitação:

Terça-feira a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.

Entrada gratuita

 

PROTOCOLOS PARA OS ESPETÁCULOS: 

- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria. 

 

- Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.

 

- O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.

 

- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

 

- Devolução de ingresso: 

Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção “Minhas compras” no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível. 

 

- Programação sujeita a cancelamento: 

O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

 

 

Itaú Cultural 

Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô

De terça-feira a sábado, das 11h às 20h. 

Domingos e feriados 11h às 19h

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Acesso para pessoas com deficiência física 

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108. 

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.