29 março, 2025

A Semana em Positivo

 

bauman.PNG
("O verdadeiro diálogo não é falar com pessoas que pensam o mesmo que você.
("O verdadeiro diálogo não é falar com pessoas que pensam o mesmo que você.  As redes sociais não ensinam o diálogo porque é muito fácil evitar controvérsias. Muitas pessoas usam as redes sociais não para se unirem, não para ampliarem seus horizontes, mas pelo contrário, para se trancarem no que chamo de zonas de conforto,  onde o único som que ouvem é o eco da sua voz, onde a única coisa que vêem são os reflexos do seu próprio rosto. As redes são muito úteis, prestam serviços muito agradáveis, mas são uma armadilha")


Zygmunt Bauman foi um sociólogo e filósofo polonês, professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia, referência em estudos sobre pós-modernidade e criador do conceito de modernidade líquida. Wikipédia.



Editorial

A oportunidade positiva que as mídias sociais oferecem para nos defendermos. Jorge Dobner

 

Mas se essas ferramentas podem ser usadas para manipulação, elas também podem servir ao propósito oposto: empoderar cidadãos, fortalecer o pensamento crítico e organizar a resistência democrática.

 

 
editorial_redes_sociais_1.PNG

Sociedade

bernie_sanders_.PNG

 

Bernie Sanders e Alexandria Ocasio-Cortez fortalecem a resistência democrata contra o trumpismo

 

Seu discurso direto e contundente denuncia o domínio da classe bilionária sobre a política americana. "Temos um governo da classe bilionária, para a classe bilionária, pela classe bilionária", disse Sanders em um comício em Tempe, destacando figuras como Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg como cúmplices do novo mandato de Trump.

 
patagonia_-_em_positivo.PNG

A Patagônia renasce: o legado dos Tompkins que revoluciona sua conservação

 

O Parque Nacional da Patagônia, localizado na região de Aysén e que compreende o Vale do Chacabuco e as antigas reservas nacionais de Tamango e Jeinimeni, é o exemplo máximo desse processo de restauração ecológica.

 

Ideias

aluguel_basica_-sarah-babiker1.jpg

Renda básica e feminismo: um passo radical em direção à autonomia coletiva. SARAH BABIKER 

 

Babiker lembra que "mulheres racializadas ou da classe trabalhadora já eram forçadas a trabalhar no mercado de trabalho, além de arcar com o fardo do cuidado", demonstrando que a divisão do trabalho é mais complexa do que alguns setores do feminismo liberal postulam.

 

Opiniões

paz_-_violência.PNG

O fim de todas as formas de violência e guerra, o retorno ao diálogo e às negociações para pôr fim ao conflito israelense-palestino. BASSAM ARAMIN, RAMI ELHANAN e JAVIER BARDEM

 

Apelamos para que o poder da verdade supere o poder da força e da arrogância entre os povos na resolução de conflitos. As crianças da Palestina e de Israel têm o direito de viver com segurança e um futuro brilhante.

 
arte.PNG

A corrupção suprema ignora a justiça tradicional e aplica a sua própria. Rosa Maria Artal

 

Denuncia a impunidade dos poderosos e a deterioração das instituições, ao mesmo tempo que elogia a coragem de juízes e promotores que desafiam a corrupção. Sua reflexão é clara: quando a justiça é enfraquecida, toda a sociedade entra em colapso.

xaxas.PNG

A classe média europeia não precisa de armas para minar a autoridade dos tiranos. XAVIER MAS DE XAXÀS

De Budapeste e Praga a Kiev e agora Belgrado, os movimentos populares têm sido fundamentais para a transformação política do continente. Enquanto o Ocidente debate exércitos e rearmamento, esses jovens desafiam os autocratas com sua presença nas ruas.

 

 
carmelarios-carmela-rios-15M5-300x216.jpg

Alfabetização midiática em defesa do poder e da liberdade dos cidadãos. Carmela Rios

 

Ríos enfatiza a urgência da alfabetização midiática que permita aos cidadãos recuperar sua autonomia cognitiva e defender sua liberdade contra esses ataques invisíveis.

Alterar a mídia

rosa_montero.jpg

As redes podem ser uma ferramenta positiva poderosa, mas tendem a pender mais para o lado sombrio. ROSA MONTERO

 

De linchamentos digitais à glorificação de golpistas, Montero denuncia uma realidade perturbadora: quase metade dos usuários de mídia social não apenas minimiza esses golpes, mas também ridiculariza as vítimas.

 

Viva melhor

medo_-_viver_melhor.jpg

O medo que salvou a vida dele e pode mudar a sua

 

O livro não apenas relata a experiência angustiante de Vizcaíno após cair no mar, mas também oferece uma reflexão profunda sobre como o medo, quando administrado corretamente, pode se tornar uma poderosa ferramenta de aprendizado.


.