25 março, 2025

Le Monde

 


Pessoas iluminam com celulares folhas de papel brancas e azuis para fazer uma coreografia representando um coração branco em um fundo azul durante um comício pró-Europa em Bucareste, em 15 de março de 2025. Milhares de romenos se reuniram em um comício pró-Europa enquanto a Romênia foi mergulhada no caos desde a aparição surpresa do candidato presidencial Calin Georgescu em novembro, por trás de uma enorme campanha de mídia social no TikTok, que foi marcada por suspeitas de interferência russa. Em uma decisão chocante, a eleição de novembro foi cancelada e esta semana Georgescu foi definitivamente excluído da eleição, cujo primeiro turno está marcado para 4 de maio. (Foto de Daniel MIHAILESCU / AFP)

RECURSO

ícone de assinanteA crescente onda de extrema-direita na Roménia

Após o cancelamento das eleições presidenciais de novembro de 2024, os romenos votarão novamente no início de maio, em um clima de desconfiança em relação aos partidos tradicionais.

Leia o artigoícone leia o artigo

O ator francês Gerard Depardieu caminha com um guarda-costas no tribunal, enquanto seu julgamento por duas agressões sexuais supostamente cometidas no set do filme "Les Volets Verts" continua, em Paris, França, em 25 de março de 2025. REUTERS/Abdul Saboor

Gérard Depardieu nega acusações de agressão sexual no segundo dia de seu julgamento

O ator de 76 anos, acusado de agredir sexualmente duas mulheres em 2021, se defendeu no Tribunal Penal de Paris, dizendo: "Não vejo por que eu sairia por aí apalpando uma mulher, suas nádegas, seus seios".

Leia o artigoícone leia o artigo

FOTO DE ARQUIVO: Bandeira dos EUA pendurada no prédio da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), após o presidente eleito Donald Trump vencer a eleição presidencial, na cidade de Nova York, EUA, em 6 de novembro de 2024. REUTERS/Andrew Kelly/Foto de arquivo/Foto de arquivo

COLUNA

ícone de assinante"Somos todos americanos", parece ser a mensagem que os líderes mundiais e CEOs estão enviando a Trump

De Patrick Pouyanné (TotalEnergies) a Larry Fink (BlackRock), sem esquecer o primeiro-ministro do Japão e o secretário-geral da OTAN, a lista de poderosos do mundo que estão se curvando às exigências de Donald Trump é impressionante, escreve Arnaud Leparmentier, do Le Monde, em sua coluna.

Leia o artigoícone leia o artigo

(ARQUIVOS) Advogada dos EUA e esposa do então senador dos EUA por Ohio e candidato republicano à vice-presidência de 2024 JD Vance, Usha Vance fala durante o terceiro dia da Convenção Nacional Republicana de 2024 no Fiserv Forum em Milwaukee, Wisconsin, em 17 de julho de 2024. O primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, acusou Washington em 24 de março de 2025 de interferir em seus assuntos políticos com a visita de uma delegação americana à ilha ártica cobiçada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. "Deve ser dito claramente que nossa integridade e democracia devem ser respeitadas sem interferência estrangeira", disse Egede, acrescentando que uma visita planejada pela segunda-dama Usha Vance, que deve ser acompanhada pelo conselheiro de segurança nacional Mike Waltz, "não pode ser vista apenas como uma visita privada". (Foto de Patrick T. Fallon / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteA controversa visita de Usha Vance à Groenlândia

A esposa do vice-presidente dos EUA, JD Vance, deve visitar a Groenlândia por três dias esta semana, a partir de 27 de março. A viagem, feita em um contexto politicamente sensível, foi vista como uma provocação tanto na ilha quanto na Dinamarca.

Leia o artigoícone leia o artigo

Crédito obrigatório: Foto de Jeppe Gustafsson/Shutterstock (14292940b) Informações sobre "If the war comes" e uma caixa de alimentos e outras necessidades em uma casa que podem ser necessárias em uma crise ou guerra. "If the war comes" (em sueco: Om kriget kommer) é um panfleto originalmente preparado pelo gabinete do Comandante Supremo das Forças Armadas da Suécia. Alimentos e outras necessidades, para guerra e crise, Motala, Suécia - 09 de janeiro de 2024/shutterstock_editorial_Food_and_other_necessities_for_14292940b//2401091732

RECURSO

ícone de assinanteSuécia reconstrói seu modelo de “defesa total”, no qual cada habitante deve estar preparado

'Europeus, guerra e paz' ​​(Parte 1 de 7). Desde a invasão da Ucrânia, o reino escandinavo vem reconstruindo o modelo desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial, baseado no princípio de que o exército não seria suficiente para proteger o país.

Leia o artigoícone leia o artigo

COLUNA

ícone de assinanteA busca pelo dürüm perfeito, em Mehmet em Paris

Toda semana, um jornalista comenta, por meio do menu, um restaurante que lhe marcou profundamente, como este, no 18º arrondissement de Paris, especializado em dürüm döner kebab, o formato tradicional do famoso sanduíche turco.

Leia o artigoícone leia o artigo



PARIS, FRANÇA - 25 DE NOVEMBRO: Bill Pallot comparece Sylvana Lorenz autografa seu livro "Madame Cardin. A la cour du dernier empereur de la mode - Madame Cardin. Na corte do último imperador da moda" na Galeria Gismondi em 25 de novembro de 2021 em Paris, França. (Foto de Bertrand Rindoff Petroff/Getty Images)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteO golpe da cadeira falsa de Maria Antonieta que enganou o Castelo de Versalhes e um príncipe do Catar

Pascale Robert-Diard

Leia o artigoícone leia o artigo

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, caminha para falar com repórteres na Casa Branca, quinta-feira, 13 de março de 2025, em Washington (AP Photo/Evan Vucci)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteScott Bessent, o pistoleiro inesperado de Trump no Tesouro dos EUA

Arnaud Leparmentier

Leia o artigoícone leia o artigo

Brinquedos sexuais de silicone "The Tower Is Crazy".

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteO brinquedo sexual da Torre Eiffel: uma história de prazer monumental

Maroussia Dubreuil

Leia o artigoícone leia o artigo

©CAROLINE BLUMBERG/EPA/MAXPPP - epa09179660 Flores são colocadas em homenagem em frente à casa queimada, em Merignac, perto de Bordeaux, sudoeste da França, 05 de maio de 2021. Uma mulher de 31 anos, Chahinez Boutaa, mãe de três filhos, morreu após ser queimada viva pelo marido em 04 de maio de 2021. Ele atirou várias vezes nas pernas dela até que ela desmaiou. Ele então a borrifou com um líquido inflamável enquanto ela ainda estava viva e a incendiou. Seu marido, 44, o perpetrador, foi preso cerca de meia hora depois pela polícia. O pavilhão onde a vítima morava foi parcialmente incendiado. Separado da vítima, ele foi notavelmente condenado em 25 de junho de 2000 pelo Tribunal Penal de Bordeaux a 18 meses de prisão, incluindo nove meses com uma suspensão probatória de dois anos. EPA-EFE/CAROLINE BLUMBERG (MaxPPP TagID: maxbestof184637.jpg) [Foto via MaxPPP]

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteChahinez Daoud foi queimada viva pelo marido, em um feminicídio 'arquetípico' agora em julgamento

Lorena de Foucher

Leia o artigoícone leia o artigo

O deputado da LIOT Harold Huwart conversa com os participantes do 117º banquete Marceau na Salle des Fêtes, Mainvilliers, 14 de março de 2025.

NOTÍCIAS

ícone de assinanteFrança vê aumentar os receios difusos sobre uma guerra que ainda não chegou

Claire Gatinois

Leia o artigoícone leia o artigo

EDITORIAL

Turquia de Erdogan inclina-se para a autocracia

Leia o artigoícone leia o artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinante'O apelo de Öcalan à luta democrática não violenta pode criar um novo contrato social para a questão do Curdistão'

Amado Kurt -

Leia o artigoícone leia o artigo

Tribunal de apelações suíço absolve Sepp Blatter e Michel Platini em caso de corrupção na FIFA

Após quase 10 anos de procedimentos, o Ministério Público pode apresentar um recurso final ao Tribunal Federal Suíço, mas apenas com fundamentos legais limitados.

Leia o artigoícone leia o artigo

Hamdan Ballal, diretor palestino vencedor do Oscar, é atacado por colonos israelenses e detido

O codiretor palestino do documentário vencedor do Oscar 'No Other Land', Hamdan Ballal, foi atacado por colonos da Cisjordânia e preso pelo exército israelense, de acordo com seus codiretores, Yuval Abraham e Basel Adra, e uma ONG que filmou o ataque.

Leia o artigoícone leia o artigo

Negociações entre EUA e Rússia sobre cessar-fogo na Ucrânia terminam após 12 horas

Enquanto as negociações aconteciam em um hotel de luxo na Arábia Saudita, quase 90 pessoas, incluindo 17 crianças, ficaram feridas em um ataque com mísseis em Sumy, no nordeste da Ucrânia.

Leia o artigoícone leia o artigo

ENTREVISTA

ícone de assinante'Muitas figuras do Vale do Silício viram a eleição de Donald Trump como uma oportunidade'

Em entrevista ao Le Monde, o sociólogo Olivier Alexandre explica que a forma como os líderes da tecnologia se uniram em torno de Trump estava notavelmente ligada às tensões com o Partido Democrata e o governo Biden.

Leia o artigoícone leia o artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteCoreia do Sul enfrenta violentos incêndios florestais

Quase 7.700 hectares queimaram em três dias no sudeste do país, deixando quatro mortos e seis feridos.

Leia o artigoícone leia o artigo

França atualiza recomendações de viagem aos EUA sobre gênero 'no nascimento'

O Ministério das Relações Exteriores da França aconselhou os viajantes a declarar seu "gênero atribuído no nascimento" ao preencher novos pedidos de visto ou ETSA para viajar para os EUA.

Leia o artigoícone leia o artigo