10 setembro, 2025

Desenhos Animados pela Paz

 

Desenhos em quadrinhos pela paz - setembro de 2025
Custódio (Brasil)
RESUMO
 
- Oficina de cartuns para Myanmar  no Festival Le Monde
- Exposição "Cartuns para a Paz" no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
- "Cartuns para a Paz" participa da Cúpula Africa Facts 2025 em Dakar
- Notícias Educacionais

- Alertas para Cartunistas
- Próximas Exposições
Oficina "Desenho animado para Myanmar"
no Festival Le Monde
Lun Yé (Mianmar) - Desenho animado para Mianmar
Cartooning for Myanmar é um programa de apoio a sete cartunistas birmaneses exilados. Baseia-se numa observação partilhada: quando a repressão torna impossível pegar numa câmara, quando as palavras já não bastam face à violência extrema, o desenho permanece.

Será realizada uma oficina no âmbito do Festival Le Monde, no sábado, 20 de setembro de 2025, das 17h30 às 18h30.

Com Johanna Chardonnieras , Coordenadora da Info Birmanie; Christian Lechervy , antigo Embaixador francês em Myanmar e Enviado Especial para Myanmar; Anne Bocandé , Diretora Editorial dos Repórteres Sem Fronteiras; e THA , artista e cartunista birmanês exilado em França.
 
 
Exposição "Cartooning for Peace"
no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
, Estrasburgo, 21 de setembro de 2025.
Como parte das comemorações do 75º aniversário da Convenção Europeia dos Direitos Humanos e do 30º aniversário do Edifício dos Direitos Humanos, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) abrirá suas portas ao público no domingo, 21 de setembro de 2025.

O projeto Cartooning for Peace apresentará uma exposição especialmente concebida para esta data comemorativa, com o apoio do TEDH. Através de charges de todo o mundo, a exposição destaca os princípios fundamentais da Convenção — que visam proteger os direitos humanos e as liberdades fundamentais — num momento em que estes se encontram particularmente ameaçados.
O projeto Cartooning for Peace participa
da Africa Facts Summit 2025 em Dakar.
 
De 1 a 2 de outubro de 2025, em Dakar (Senegal), a Cartooning for Peace participará da Africa Facts Summit, organizada pela Africa Check. Nessa ocasião, a associação apresentará uma exposição sobre o tema da desinformação, em parceria com a Africa Check, a Zimfact e a Balobaki. Essa iniciativa faz parte do projeto “ Cartooning for Africa Facts ”, realizado com o apoio da CFI.

A convite da Cartooning for Peace, Lassane Zohoré , cartunista marfinense, membro da rede CFP, cofundador e editor-chefe da revista Gbich!, juntamente com os cartunistas senegaleses Odiah e Tijan , contribuirão ativamente para a Cúpula, desenhando as discussões e os principais temas com seus lápis à medida que os debates se desenrolarem.
Notícias Educacionais
O projeto Cartooning for Peace inicia sua nova temporada educativa e apresenta um novo recurso didático! 
Um início de temporada agitado para o Cartooning for Peace, com o lançamento de novos projetos, a retomada das oficinas com cartunistas editoriais na plataforma Pass Culture e… a apresentação de uma nova ferramenta educacional, " Inteligência Artificial, Direitos à Frente! ", que estará disponível durante a semana de 22 de setembro!
 
Uma ferramenta educacional online gratuita!
 
O projeto Cartooning for Peace está disponibilizando essa ferramenta educacional ao público mais amplo possível, com o objetivo de incentivar a reflexão, a livre expressão, o pensamento crítico e o debate aberto sobre as questões sociais e cívicas relacionadas ao desenvolvimento da IA.

Incluirá:
  • uma exposição educativa
  • um livreto didático 
  • Um guia de apoio  para profissionais da educação.
  • vídeos criados por jovens 
Fiquem atentos ao lançamento na semana de 22 de setembro  !
 
Alertas para cartunistas
Feggo (Estados Unidos)
Feggo (Estados Unidos) 
Em 21 de agosto de 2025, a Casa Branca publicou um artigo condenando uma longa lista de exposições e obras em exibição no Museu Nacional de História Americana (NMAH) que considerou questionáveis. Entre as obras mencionadas está a charge “4 de julho da fronteira sul”, do cartunista americano Feggo (Felipe Galindo), de 1999.

Diante da crescente censura nos Estados Unidos, a organização Cartooning for Peace manifesta seu total apoio a Feggo e condena os ataques da Casa Branca à sua charge e o fechamento da exposição.

Ashraf Omar (Egito) passou mais de um ano na prisão.
 Emad Hajjaj (Jordânia)
O cartunista egípcio Ashraf Omar, alvo de perseguição por seu trabalho como caricaturista, está preso há mais de um ano. Detido pelas autoridades egípcias em 22 de julho de 2024, Omar é acusado de “integrar-se a um grupo terrorista ciente de seus objetivos, disseminar e publicar boatos, notícias falsas e informações falsas, e fazer uso indevido das redes sociais”, apesar de nenhuma prova ter sido apresentada. A

organização Cartooning for Peace reitera seu apelo pela libertação imediata de Ashraf Omar e Nada Mougheeth e pela conclusão célere das acusações infundadas contra eles.

 
Hermant Malviya (Índia)
Em julho de 2025, o Supremo Tribunal Federal anulou a decisão do Tribunal Superior de Madhya Pradesh que havia rejeitado o pedido de liberdade sob fiança do cartunista indiano Hemant Malviya. Malviya estava detido desde maio. A

organização Cartooning for Peace (Cartunistas pela Paz) comemora o fato de Hemant Malviya não estar mais sob custódia aguardando julgamento, embora manifeste preocupação com o futuro do caso diante dos repetidos ataques à liberdade de expressão por parte das autoridades indianas.

 
Alerta Turquie LeMan (Turquia)
Em julho de 2025, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a Cartooning for Peace e a Cartoonists Rights condenaram a violência e as prisões contra a revista satírica de oposição LeMan, em Istambul. A redação da revista foi atacada por cerca de dez pessoas após a publicação de uma charge que supostamente retratava o profeta Maomé. Quatro membros da equipe de mídia, incluindo o cartunista responsável pela ilustração, foram presos, de um total de seis pessoas com mandados de prisão expedidos. As organizações apelam às autoridades para que libertem os jornalistas e o cartunista e garantam a segurança de toda a equipe editorial ameaçada.
 
Zehra Ömeroğlu (Turquia)
Em 24 de julho, a cartunista turca Zehra Ömeroğlu soube que o promotor estava recorrendo da absolvição proferida um mês antes pelo tribunal de primeira instância de Istambul. A absolvição finalmente trouxe justiça ao julgamento por "obscenidade" contra a cartunista, que havia sido marcado por anos de procedimentos legais e múltiplos adiamentos.

A organização Cartooning for Peace reitera sua total solidariedade a Zehra Ömeroğlu e condena a repressão em curso na Turquia, onde inúmeros jornalistas e uma cartunista foram presos nas últimas semanas.

O projeto Cartooning for Peace oferece apoio e visibilidade a cartunistas que são ameaçados e impedidos de exercer sua profissão livremente. 
Compartilhe alertas no FacebookCompartilhe alertas no Facebook
Compartilhe alertas no LinkedInCompartilhe alertas no LinkedIn
Próximas exposições


“Cartum Editorial em Todas as Suas Formas”, em exibição na Square Martorell,
Chevilly-Larue, de 15 de setembro a 15 de outubro de 2025.
Exposição “Todos os Migrantes!” em La Halle aux Toiles
Rouen, nos dias 27 e 28 de setembro de 2025

Descubra as exposições de Cartooning for Peace.
FIQUE ATENTO !
📰 Na primeira página do  Le Monde , de segunda a quinta-feira. 
Mais informações

📺 No programa  Une semaine dans le monde, na France 24,  às 19h10 de todas as sextas-feiras, o Cartooning for Peace apresenta as charges da imprensa da semana e analisa as notícias internacionais e francesas da semana.
Mais informações

🎙 No programa  Cultures Monde, na  rádio France Culture, todas as sextas-feiras às 11h, uma charge é interpretada ao vivo.
Mais informações
 

💻  Libérons les crayons!  O blog Cartooning for Peace oferece a visão de cartunistas da imprensa sobre notícias internacionais. 
Mais informações



Gaza: pelo direito de informar
 
O Cartooning for Peace, que defende diariamente a liberdade de informação, está se unindo à campanha internacional de mídia , uma iniciativa pioneira lançada em 1º de setembro por iniciativa da Repórteres Sem Fronteiras e da Avaaz . Leia o editorial completo...  

Charges de   Koterba (Estados Unidos), Emad Hajjaj (Jordânia), Guffo (México) e Marco De Angelis (Itália).

China no centro de um bloco anti-americano

Desde segunda-feira, 1º de setembro, Xi Jinping tem recebido em Tianjin cerca de vinte líderes mundiais com grande pompa e circunstância para a Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).   Leia o artigo completo (em francês).

Charge de  Rodho (França).

Brasil: Bolsonaro enfrenta julgamento por tentativa de golpe

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro entra na fase final de seu julgamento e pode pegar até 43 anos de prisão por tentativa de golpe.   Leia o artigo completo (em francês).

Charge de  Thiago (Brasil).

  France 24: Uma semana no mundo
Notícias internacionais analisadas por editorialistas e ilustradas pelo Cartooning for Peace. Programa desta semana: Cúpula na China // Zelensky em Paris para reunião da coalizão de voluntários // França: retorno político...  Assista à reprise (em francês). 

Charges de  Stellina (Taiwan), Amorim (Brasil), Swen (Suíça), Kak (França)

Cultura da França: Culturas do Mundo
 

Os novos símbolos do poder chinês.
Na quarta-feira, 3 de setembro, a China celebrou o 80º aniversário da rendição do Japão no final da Segunda Guerra Mundial com um enorme desfile militar na Praça Tiananmen, com a presença de diversos líderes estrangeiros, incluindo Vladimir Putin e Kim Jong-un.

Veja a charge de Thiago (Brasil) , exibida no programa Cultures Monde:   Ouça a reprise (em francês) .
Encontre aqui as charges desta semana publicadas na primeira página do jornal Le Monde, na categoria 'Vu par' .  

Charges de  Herrmann (Suíça), Kazanevsky (Ucrânia), Hector (França) e Dilem (Argélia).