Imprensa Livre.
Respeita sua Inteligência, até nas horas de lazer ...Saúde, Sorte e $uce$$o: Sempre!!!
30 setembro, 2025
Instituto Moreira Salles
IMS Paulista apresenta primeira retrospectiva do fotógrafo Gordon Parks no Brasil
Neste sábado (4/10), o IMS Paulista abre a exposição Gordon Parks: a América sou eu.A retrospectiva apresenta a trajetória, a obra e o legado do fotógrafo Gordon Parks (1912-2006), que documentou a história da população negra norte-americana no século 20, dos movimentos sociais à vida cotidiana.
Ocupando dois andares do centro cultural, a mostra reúne cerca de 200 fotografias, tiradas sobretudo entre as décadas de 1940 e 1970, além de filmes, depoimentos e publicações. Entre as obras exibidas, estão retratos de nomes centrais do movimento negro americano, como Malcolm X, Martin Luther King e Muhammad Ali, além de séries consagradas que abordam temas como infância e religião.
Com curadoria de Janaina Damaceno e assistência de Iliriana Fontoura Rodrigues, a retrospectiva é realizada em parceria com a Fundação Gordon Parks, instituição que detém o acervo do fotógrafo.
Sobre o título da mostra
O título da exposição — A América sou eu — foi tirado de um texto que Parks escreveu para a revista Life, em 1968, no qual questiona o fato da democracia americana ter se consolidado sob um regime de segregação racial. Em trecho do texto, afirma: "Eu, também, sou a América. A América sou eu. Ela me concedeu a única vida que tenho, então devo compartilhá-la em sua luta. Olhe para mim. Escute-me. Tente entender a minha luta contra o seu racismo. Ainda há uma chance para que consigamos viver em paz sob esses céus tão intempestivos."
Debate com as curadoras
No dia da abertura (4/10), às 11h, Janaina Damaceno e Iliriana Fontoura Rodrigues conversam com o público sobre a exposição. O bate-papo acontece no cinema do IMS Paulista, com entrada gratuita. Segundo as curadoras, a mostra propõe "um reencontro com a história negra americana, mas também com um dos mais importantes fotógrafos do século XX, aquele que melhor documentou como a dignidade, o autocuidado e a beleza se tornaram formas de resistir a um sistema que desejava o aniquilamento de pessoas negras". saiba mais
música | IMS Poços
Show Afronta celebra cultura LGBTQIAPN+ no IMS Poços
No domingo (5/10), às 10h, o IMS Poços recebe o espetáculo Afronta, com Flávia Jorge (voz), Guilherme Reche (violão) e Guilherme Guerriero (percussão). Costurando músicas e textos, o show celebra a arte contemporânea LGBTQIAPN+ e reforça a importância da diversidade e da pluralidade de vozes no cenário cultural.
O repertório é composto por canções consagradas de artistas como Johnny Hooker, Ellen Oléria, Gonzaguinha, Leci Brandão, Chico César, Ney Matogrosso, Elza Soares e Adriana Calcanhotto, entre outros nomes. O evento é gratuito, com interpretação em Libras. saiba mais
cinema | IMS Paulista e IMS Poços
Filmes de Wim Wenders e Gabriel Mascaro no IMS
Nesta semana, os cinemas do IMS Paulista e IMS Poços exibem Paris, Texas, do diretor alemão Wim Wenders, vencedor da Palma de Ouro em 1984, em cópia restaurada em 4K. A programação inclui ainda O último azul (2025), distopia do diretor Gabriel Mascaro, e O último episódio (2025), de Maurilio Martins, mais novo lançamento da produtora mineira Filmes de Plástico, entre outros destaques. Confira a programação completa e os dias e horários das sessões no site.
educação
IMS oferece curso sobre a representação das mulheres negras na história da arte
A Escola Escuta, plataforma gratuita de formação em arte e cultura do IMS, acaba de abrir as inscrições para seu novo curso, centrado na representação da mulher negra ao longo da história da arte. Serão analisadas obras concebidas no contexto da diáspora afro-atlântica, abordando como é possível olhar para essas produções a partir das discussões atuais. Ministrada por Renata Bittencourt, diretora de educação do IMS, a formação será realizada em quatro encontros online. O curso é destinado a agentes culturais preferencialmente negros, indígenas, pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+, de baixa renda e/ou oriundas de favelas e territórios populares do Brasil. As inscrições vão até 6 de outubro. Confira o edital.
loja do IMS
Revista | ZUM #28
A 28ª edição da ZUM, revista de fotografia do IMS, destaca a fotógrafa Ivi Maiga Bugrimenko, que registra há uma década as festas underground em São Paulo, acompanhada de um ensaio do escritor Leo Felipe. Apresenta também o trabalho de Omar Victor Diop, que insere sua própria imagem em fotos de álbuns de família dos anos 1950 para denunciar o apagamento da presença negra. Ainda neste número, Momo Okabe retrata a experiência da gravidez e da identidade não binária na série Ílmatar. A edição traz ainda trabalhos de artistas como Rico Dalasam, Lenora de Barros, Paula Sampaio e Pedro Costa. compre aqui
Legenda e crédito das imagens: Sem título, Harlem, Nova Iorque, 1963. Foto de Gordon Parks / Cortesia Fundação Gordon Parks; Martin Luther King, Jr., Washington, D.C., 1963. Foto de Gordon Parks / Cortesia Fundação Gordon Parks; Sem título, Mobile, Alabama, 1956. Foto de Gordon Parks / Cortesia Fundação Gordon Parks; Flávia Jorge e Os Guilhermes. Foto de Jennifer Diniz; Imagem de divulgação do filme Paris, Texas; Imagem de divulgação da Escola Escuta; Capa da ZUM #28.
IMS Paulista Av Paulista, 2424 São Paulo - SP 11 2842 9120