04 agosto, 2025

ICL Notícias

 



URGENTE

AO VIVO: BOLSONARO EM PRISÃO DOMICILIAR


Decisão de Moraes aponta tentativa de burlar restrições

Jair Bolsonaro agora está em prisão domiciliar. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes nesta segunda (4), após o ex-presidente desrespeitar a proibição de usar redes sociais — desta vez, por meio de publicações feitas por aliados, incluindo seus filhos parlamentares.



Além do monitoramento com tornozeleira eletrônica, a medida restringe visitas a familiares e advogados e determina o recolhimento de celulares da residência. Para Moraes, Bolsonaro mantém atuação política ativa e tenta driblar as limitações impostas pelo Supremo.


O episódio mais recente ocorreu no domingo (3), quando Flávio Bolsonaro publicou um vídeo com uma fala do pai durante ato no Rio. O conteúdo foi apagado horas depois.


Gabriela Varella, Heloisa Vilela, Xico Sá e Juliano Medeiros comentam AO VIVO no ICL Notícias 2ª edição.


🎥 Transmissão ao vivo no canal ICL Notícias 




DESTAQUES

MAIS UM DE TORNOZELEIRA


PF recebeu senador no aeroporto

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi recebido pela Polícia Federal ao desembarcar em Brasília nesta segunda-feira (4) e terá que usar tornozeleira eletrônica por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

O parlamentar viajou aos EUA contrariando uma decisão expedida pelo ministro. Moraes havia determinado a apreensão do passaporte de Marcos do Val, mas o senador viajou com o documento diplomático, que continuava com ele.


Marcos do Val é investigado por ter feito campanha nas redes sociais contra os policiais federais que atuavam na investigação da trama golpista. (...)


Ler matéria completa

NOTÍCIAS DO DIA

Vídeo de Jair Bolsonaro durante manifestação gera debate sobre quebra de medidas cautelares

Ato pró-Bolsonaro na Av. Paulista reuniu 37,6 mil pessoas, segundo metodologia da USP

Congresso volta amanhã com polarização turbinada e lista de votações

Cancelamento da Flipei é censura política e feira literária vai acontecer, diz organizador 


ARTIGOS EXCLUSIVOS

Política Nacional de Defesa: os investimentos e o papel das Forças Armadas


A Política Nacional de Defesa define estratégias para proteger o Brasil, mas seu sucesso depende do respeito à Constituição e aos valores democráticos

Lei de Cotas: origem, história e políticas públicas na educação


Desde 2012, a Lei de Cotas tem ampliado o acesso de grupos historicamente excluídos ao ensino superior e ao serviço público. Saiba como ela transforma vidas

A INFORMAÇÃO TAMBÉM SALVA VIDAS

Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer


Nem sempre dá para evitar um diagnóstico difícil. Mas dá para chegar antes.


Hoje, no Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer, o ICL reforça a importância de uma sociedade bem informada, que sabe cuidar de si e dos outros.


O câncer é uma das doenças que mais matam no mundo. E ainda assim, boa parte dos casos pode ser evitada ou tratada com mais sucesso quando descoberta no início. Isso depende de muitas coisas — ciência, políticas públicas, acesso à saúde —, mas também passa por algo que está ao alcance de todos: a prevenção.

  • Praticar atividade física.

  • Ter uma alimentação mais natural.

  • Evitar tabaco e excesso de álcool.

  • Fazer exames de rotina.

  • Estar perto de quem enfrenta a doença.

A campanha educativa de hoje é um lembrete coletivo: cuidar da saúde é um ato político, social e afetivo. E o conhecimento é parte da cura.


Se informe. Se cuide. Esteja junto.
Hoje é dia de dizer: eu também estou com você.

COLUNA ICL


Receita para atravessar um agosto bolsotrumpista


Mês trágico da política traz maldição de Trump com apoio da família Bolsonaro e outros traidores da Pátria; veja o guia de sobrevivência


Agosto, com toda sua carga trágica, deu as caras. Pesa sobre agosto, desde o cadáver getulista de 1954, o folclore do mês do cachorro louco e do agouro generalizado.


O deste 2025 chegou com as maldições do imperador (decadente) Donald Trump contra os brasileiros. Sobrou até para os pescadores do Ceará que vendem seus peixes e crustáceos para os EUA.


O pior de tudo é saber que a desgraça que vem do Norte do mapa-múndi conta com o apoio e o aplauso perverso da família Bolsonaro —  e a torcida da extrema direita vai ao delírio.


Só o sadomasoquismo explica.


Agosto chegou pesado, com a trairagem à Pátria correndo solta, bem pior do que nos tempos de Calabar e Silvério dos Reis, para folhear duas páginas malditas da história (...)


Leia mais na coluna de Xico Sá