A Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução A/RES/79/142, designou 27 de agosto como Dia Mundial dos Lagos para aumentar a conscientização sobre a importância dos lagos. Essa data comemora a primeira Conferência Mundial dos Lagos, que teve início em 27 de agosto de 1984, na província de Shiga, Japão — lar do Lago Biwa, o maior lago de água doce do país.
Ao dedicar um dia aos lagos, a ONU destaca a necessidade urgente de abordar questões como a deterioração da qualidade da água e a perda de biodiversidade.
O Dia Mundial dos Lagos serve como um chamado global à ação, incentivando comunidades, formuladores de políticas e organizações a priorizarem a saúde dos ecossistemas lacustres.
Os lagos são um dos recursos naturais mais vitais do nosso planeta. Eles servem como uma fonte crucial de água doce, sustentando o abastecimento de água potável, a agricultura e a indústria.
Os lagos também desempenham um papel fundamental na manutenção da biodiversidade, oferecendo habitat para inúmeras espécies de peixes, plantas e animais selvagens.
Além de sua importância ecológica, os lagos contribuem para a regulação do clima, mantendo o planeta fresco, absorvendo as águas das enchentes e armazenando carbono.
Além disso, elas oferecem oportunidades recreativas e econômicas, atraindo turismo, pesca e outras atividades que apoiam as comunidades locais.
Mas os lagos são afetados por uma combinação de uso excessivo, poluição e mudanças climáticas. A poluição dos lagos é frequentemente causada por aportes de fertilizantes, contaminantes e resíduos sólidos despejados diretamente ou lançados nos lagos pelos rios, e isso é agravado pelo aquecimento global – levando, por exemplo, a inundações mais frequentes e intensas.
Os níveis de água dos lagos também estão mudando drasticamente. O aumento das temperaturas e as mudanças na cobertura de nuvens, que estão levando à diminuição da cobertura de gelo, estão aumentando a taxa de evaporação da água.
Lagos naturais e artificiais contêm mais de 90% da água doce na superfície da Terra.
Estima-se que até 80% das águas residuais globais entram em corpos d'água sem tratamento, causando impactos adversos à saúde humana e aos ecossistemas.
A chuva leva os nutrientes dos fertilizantes para cursos d'água e lagos, o que pode causar florações de algas prejudiciais, que devem aumentar em pelo menos 20% até 2050.
Em metade dos países do mundo, um ou mais tipos de ecossistemas de água doce estão degradados, incluindo rios, lagos e aquíferos.
As Nações Unidas designaram oficialmente o dia 27 de agosto como o Dia Mundial dos Lagos, com o objetivo de promover a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável de lagos e reservatórios. Esta data comemora a primeira Conferência Mundial dos Lagos, que teve início em 27 de agosto de 1984, na província de Shiga, Japão — lar do Lago Biwa, o maior lago de água doce do país.
Fonte : Nações Unidas / Living Lakes