Em 2026, o UOL (Universo On Line) completa 30 anos de existência como o maior portal de notícias e serviços do Brasil. E chego à conclusão de que o UOL faz parte da minha vida, não só por eu atualmente ser o responsável pela newsletter UOL SP.
Há 30 anos, fui um assinante de primeira hora do Universo On Line (que eu me lembre, a sigla UOL ainda não tinha pegado).
Facilitou que eu trabalhasse no mesmo prédio na alameda Barão de Limeira, 425 (centro), sede do jornal Folha de S. Paulo e do grupo Folha da Manhã S.A. - do qual fazia parte o diário Notícias Populares, onde eu era editor de Esportes.
Não me recordo exatamente se recebi um disquete ou um CD para a instalação do UOL (e, portanto, da internet) no meu computador.
Qualquer que tenha sido, o kit me conectou com o mundo, numa era primitiva da web em que, imagine só, assistir a um vídeo era algo impraticável.
O UOL era minha central para ler notícias e para buscas na internet (imagine só de novo: ainda não existia o Google). Dali em diante, "surfar na web" (como se dizia na época) tornou-se mais que um hábito, mas uma necessidade.
Há vinte anos, minha ligação com o UOL tornou-se profissional por alguns meses. Participei como editor da equipe de cobertura da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Quero dizer, a Copa foi na Alemanha, mas eu fiquei aqui na retaguarda, na redação em São Paulo.
Naquela fase, o UOL funcionava num prédio na avenida Faria Lima (zona oeste), antes de seu retorno às origens na Barão de Limeira. Foram bons sete meses e eu até teria ficado mais se não tivesse assumido outro compromisso profissional para depois do fim da Copa.
E, há quase um ano completo, voltei a colaborar com o UOL assumindo esta newsletter.
Acredito que muitos usuários e assinantes de longa data têm alguma história para contar sobre o UOL. Como viram no portal alguma notícia importante. Como participaram do Bate-Papo UOL, que segue na ativa após todos estes anos. Como ganharam alguma promoção de ingressos. Como descobriram um restaurante através de uma dica no site. Muitas experiências para diferentes pessoas.
O aniversário exato será em 28 de abril. Mas, para abrir as celebrações dos 30 anos, o UOL Flash publicou um vídeo e um slideshow que contam um pouco da história do portal e de sua expansão para um grupo que envolve outros negócios como PagBank, AI/R Company e UOL Edtech.
Em 1996, eram 50 pessoas fazendo o Universo On Line. Hoje, as operações do UOL contam com 16 mil profissionais. Aqueles 50 pioneiros provavelmente não faziam ideia do que aquele site seria em 2026. Mas a realidade está aqui. Bem real e concreta.
Que venham mais 30 e mais 30 e mais 30 anos para o UOL. E obrigado a você por prestigiar.