30 janeiro, 2026

Caminho da Capacitação revela novos talentos com curso de corte e costura no interior Paulista


 
Visualizar todas as imagens em alta resolução


Caminho da Capacitação revela novos talentos com curso de corte e costura no interior Paulista

Moradora de Icém transforma lembrança da infância em projeto profissional após participar do 11º ciclo do programa

“Eu larguei a panela no fogo, vim aqui conversar e comecei.” Foi assim que Elisângela dos Santos Gomes deu início a uma mudança importante em sua trajetória profissional. Aos 40 anos, natural da Bahia e moradora de Icém há cerca de três décadas, ela participou do curso gratuito de corte e costura oferecido pelo Fundo Social de São Paulo, por meio da carreta do programa Caminho da Capacitação, iniciativa que leva qualificação profissional aos municípios do interior Paulista.

A costura, no entanto, sempre esteve presente em sua vida. Ainda criança, Elisângela acompanhava a avó trabalhando em máquinas antigas, movidas a pedal. “Minha avó tinha aquelas máquinas antigas, que balançavam, de pezinho. Eu via ela fazendo roupa pra gente”, lembra. As primeiras tentativas surgiram nas brincadeiras: “A gente fazia roupinha de boneca, mas à mão, com agulha.”

Apesar da familiaridade desde cedo, o sonho nunca havia se transformado em profissão. Sem experiência formal, decidiu tentar. “Eu tinha vontade de aprender, mexer na máquina, colocar um botão, um zíper. Eu não sabia nem ligar a máquina.”

O aprendizado veio rápido e despertou encantamento. “Eu me apaixonei. É um mundo novo. Parece que a gente vira criança de novo. Você está criando, inventando. É muito gostoso.”

A chegada da carreta do Caminho da Capacitação à cidade representou acesso a oportunidades que, segundo ela, dificilmente chegariam ao interior. “É uma ideia maravilhosa para a gente, que mora no interior e que não tem muita oportunidade de curso”, afirma. Para Elisângela, o projeto alcança pessoas com talento, mas poucas chances de se preparar. “Tem muitas pessoas carentes que têm capacidade, mas não têm curso, não estão preparadas para o mercado de trabalho.”

Atualmente em período de seguro-desemprego, Elisângela vê na qualificação profissional um novo caminho para retomar a autonomia financeira. “Eu fiquei com mais vontade ainda, porque eu não estou trabalhando, tenho que me capacitar para voltar para o mercado de trabalho. Eu quero fabricar lingerie, vender na internet e ter minha própria renda fixa.” Determinada, resume o objetivo: “Vou produzir e vou vender para o mundo.”

Sobre o programa Caminho da Capacitação

O 11º ciclo do Caminho da Capacitação atendeu 13 municípios da região de São José do Rio Preto e formou 565 pessoas. O programa integra o Superação SP, iniciativa do Governo do Estado voltada ao enfrentamento da pobreza.

Desde o lançamento, em maio de 2025, o Caminho da Capacitação percorreu 180 municípios e formou mais de 8,7 mil pessoas, ampliando o acesso à qualificação profissional e estimulando novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo em diversas regiões do Estado.

Mais informações sobre cronogramas, inscrições e municípios atendidos estão disponíveis no site oficial do programa: http://caminhodacapacitacao.sp.gov.br.





Fundo Social de São Paulo

Comunicação Fundo Social de São Paulo
imprensafussp@sp.gov.br
(11) 2193-6982