PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 28/01/2026 O mercado livreiro brasileiro encerrou 2025 em crescimento, impulsionado pelas vendas de fim de ano e pelo bom desempenho do varejo ao longo de praticamente todo o período, segundo dados do 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil, levantamento conduzido pela Nielsen BookScan e divulgado na manhã desta quarta-feira (28) pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). No chamado período 13 do ano, que compreende as semanas de dezembro, foram comercializados 6,54 milhões de livros, com faturamento de R$ 343,5 milhões, alta de 5,91% em volume e 4,34% em valor na comparação com o mesmo intervalo de 2024. No acumulado do ano, os números confirmam um desempenho consistente do setor. Entre janeiro e dezembro de 2025, o mercado vendeu 60,33 milhões de exemplares, gerando uma receita de R$ 3,09 bilhões, crescimento de 7,75% em volume e 8,68% em faturamento em relação a 2024. Saiba tudo sobre a pesquisa!
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 27/01/2026 O PublishNews lança nesta terça-feira (27) uma pesquisa para conhecer melhor os nossos leitores e saber o que pensam sobre o canal. O formulário leva no máximo cinco minutos para ser preenchido e está disponível aqui. Participe! O objetivo do PN sempre foi ser mais do que um portal noticioso. A nossa equipe trabalha para ser a fonte confiável para todos os amantes do livro – sejam profissionais do mercado, sejam leitores entusiastas. Queremos afiar ainda mais o nosso conteúdo e a nossa presença, e só você pode nos dizer como. Por isso, criamos este questionário rápido para entendermos melhor o que te move, o que te interessa e o que te faria dizer: "Nossa, o PublishNews leu a minha mente!". A sua participação é fundamental para desenharmos o futuro do PN, em ano de novidades! Participe e nos ajude a escrever os próximos capítulos dessa história!
PUBLISHNEWS, GUILHERME SOBOTA, 30/01/2026 "A típica pessoa autora de quadrinhos no Brasil não existe". A frase é do jornalista e tradutor Érico Assis e está no prefácio do novo Censo Nacional dos Profissionais de Quadrinhos e Humor Gráfico, uma iniciativa da Quadrinhopédia em parceria com o Comitê Nacional de Quadrinhos e o coletivo Quadrinistas Uni-Vos. O projeto buscou fazer um mapeamento compreensivo de todas as pessoas que trabalham e atuam com quadrinhos e humor gráfico no Brasil. Os resultados foram divulgados neste mês em um e-book, disponível gratuitamente. Nesta sexta-feira (30), se comemora no Brasil o Dia do Quadrinho Nacional, em homenagem à primeira HQ publicada no Brasil em 1869, pelo cartunista Angelo Agostini. A data é uma tentativa de propor uma discussão sobre a profissão e valorizá-la. Os dados do Censo, por outro lado, apontam uma realidade complicada: 30% das pessoas que trabalham com quadrinhos não extraem nenhuma renda da atividade. Leia a matéria na íntegra.
PUBLISHNEWS, BEATRIZ SARDINHA, 29/01/2026 Quase dois meses depois de terem sido roubadas, as 13 obras do acervo da Biblioteca Mário de Andrade seguem desaparecidas. O crime aconteceu no apagar das luzes de 2025. No dia 7 de dezembro, dois homens invadiram a biblioteca e fugiram pela porta da frente com gravuras de Candido Portinari e Henri Matisse, que pertenciam à exposição Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade, realizada em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Segundo relatório do Conselho Internacional de Museus (Icom), o Brasil se destaca em uma lista de países com maior número de objetos culturais roubados, e apresenta uma taxa de recuperação extremamente baixa. Aquele domingo era o último dia que as obras estariam expostas e havia 24 vigilantes trabalhando no plantão da manhã quando um dos assaltantes rendeu uma das vigilantes. Ele e um comparsa chegaram até a exposição, pisaram em vidros expositórios e arrancaram quadros das paredes com as mãos. Clique no Leia mais para ler mais sobre o caso.
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 29/01/2026 A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou a 3ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, e a abertura das inscrições, que vão até março. A premiação, criada em 2024, reconhece e valoriza a excelência da produção de livros acadêmicos, científicos, técnicos, profissionais e didáticos nacionais. Podem concorrer ao prêmio obras em língua portuguesa, publicadas em primeira edição em 2025. Além disso, devem possuir ISBN e Ficha Catalográfica emitidos no Brasil, atendendo às exigências legais. São consideradas obras individuais, coletâneas, dicionários ou enciclopédias, obras didáticas e de divulgação científica. Autores brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros(as) com residência permanente no Brasil, devidamente comprovada, estão aptos a se inscrever. Uma das novidades desta edição é que autores estrangeiros não residentes no país serão admitidos exclusivamente em coletâneas, até o limite de 30% de autoria. Leia mais para saber as datas certinhas e como se inscrever.
PUBLISHNEWS, BEATRIZ SARDINHA, 30/01/2026 Publicado em 2019, Antes que eu esqueça é o romance de estreia da autora francesa Anne Pauly e recebeu os prêmios literários Prix du Livre Inter e Prix Robert Walser. O livro chegou em 2025 no Brasil pela editora Ercolano e sua narrativa é construída a partir de uma ficção inspirada em fatos biográficos, partindo de uma situação profundamente íntima — a morte do pai — para abordar questões universais como o luto, a memória e os vínculos familiares. Clique no Leia mais e confira a íntegra da entrevista!
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 27/01/2026 A Frankfurter Buchmesse (Feira do Livro de Frankfurt) anunciou nesta terça-feira (27) que Joachim Kaufmann, executivo editorial com experiência internacional, assumirá o cargo de Presidente e CEO da organização após a edição de 2026. Ele sucederá Juergen Boos, que vai se aposentar. Como CEO da Carlsen Verlag (Grupo Bonnier), Kaufmann foi responsável, entre outras frentes, pela expansão da editora para novos mercados e pelo estabelecimento do negócio de livros na Polônia e na China. "Após 20 anos incríveis na Carlsen e no Grupo Bonnier, estou ansioso para iniciar um capítulo inteiramente novo na minha vida profissional e dar continuidade ao trabalho extremamente bem-sucedido de Juergen Boos", disse Joachim Kaufmann em comunicado de imprensa. Clique no Leia mais para ver a biografia do novo contratado.
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 27/01/2026 A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou, na noite de segunda-feira (26), os vencedores de sua premiação anual, que elege os melhores do ano nas artes. A escolha ocorreu em assembleia geral realizada no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e a premiação marca um momento simbólico para a entidade, que celebra 70 anos de atuação ininterrupta na crítica cultural brasileira. Acesse a nota para saber quais foram os livros contemplados!
| “Ler permite acariciar a dor.” JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA 1. | Livros Elo Monsters: Pacote Fluxo | 2. | Engenharia do lucro | 3. | A saúde do coração na era da alta performance | 4. | Do dia para a noite (Day to night) | 5. | Entre o ego e o sagrado | 6. | Mais esperto que o diabo | 7. | Dias quentes (Spring Summer) | 8. | Isso e aquilo (This & That) | 9. | Dias frios (Fall Winter) | 10. | Educação da tristeza |
|