![]() |
Gráfica Particular retorna com análise sobre Warja Lavater
E mais: Feira Tatuí; Compiladas na Bienal da Bahia; Reunião da ABEU; mercado editorial português; 3 livros de Gustavo Piqueira e um detalhe.
Partículas
O primeiro lançamento da editora Lote 42 neste ano é Warja Lavater: desenho como escrita como desenho, de Gustavo Piqueira. O trabalho está disponível na Banca Tatuí com frete grátis até 25/2 e começa a ser distribuído em livrarias nesta semana. O livro propõe reler a obra da designer suíça Warja Lavater (1913–2007) à luz do design modernista, destacando suas Imageries, versões de contos de fada reescritas por signos visuais. Piqueira desloca a leitura da obra de Lavater do circuito restrito da literatura infantil e do livro de artista para o campo mais amplo da sistematização da comunicação e do design funcionalista, argumentando que, com liberdade formal, o trabalho de Lavater se ancora em princípios modernistas. Piqueira fará uma Noite Gráfica sobre Lavater no mês que vem na Livraria Gráfica. A publicação é o sexto volume da Coleção Gráfica Particular, que mapeia artistas e itens específicos da produção impressa. Veja abaixo neste boletim outros livros da coleção e imagens do novo livro. A Gráfica Particular é editada pela Lote 42 em parceria com o estúdio Casa Rex.
Feras na Tatuí
A Feira Tatuí, composta por publicadores que participaram do Curso Tatuí de Publicação, terá uma nova edição no dia 14 de março deste ano. O evento aproveita o #IndieBookDay, data internacional de celebração do livro independente trazida ao Brasil em 2017. Nessa data, os leitores do mundo todo são incentivados a buscar por obras independentes e postar com a hashtag. Mais novidades sobre a feira e o #IndieBookDay serão divulgadas nas redes sociais em breve. Neste ano a Sala Tatuí abrirá inscrições para a 11ª turma do Curso Tatuí de Publicação, jornada de imersão pelos diversos aspectos da publicação e que culmina com uma obra própria. As aulas podem ser acompanhadas presencialmente ou online, completamente ao vivo. Interessados já podem fazer uma pré-inscrição para garantir a vaga.
Brevíssimas
📚 A Bienal do Livro Bahia anunciou as primeiras atrações do evento, marcado para 15 a 21 de abril no Centro de Convenções Salvador. Um destaque é a presença do coletivo Compiladas, com as editoras Arquipélago, Bazar do Tempo, Cobogó, Dublinense, Ercolano, Ímã Editorial, Fósforo, Lote 42, Mórula, Nós, Oficina Raquel, Relicário, Solisluna, Tabla e Ubu. O coletivo estreou no ano passado na Bienal do Rio.
🧑🎓Estão abertas as inscrições para as atividades formativas da 38ª Reunião da ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). Haverá uma oficina voltada para produção gráfica com Cecilia Arbolave, editora da Lote 42, e um encontro sobre o sofrimento emocional no processo da escrita acadêmica com o psicólogo Robson Cruz. O evento acontecerá na UFBA em maio.
🎨 Bruna Ximenes, do Combustível Insólito, está entre os artistas brasileiros selecionados para a Exposição de Ilustradores em Bolonha.
⚽ Camisas de futebol da coleção da livraria Barrilete foram furtadas. A livraria pede ajuda para localizar os itens subtraídos.
🗯️ Está aberto o chamamento para Organizações da Sociedade Civil interessadas em realizar o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) de Belo Horizonte. Neste ano, o evento deve acontecer no segundo semestre.
⬛ Morreu o quadrinista Sal Buscema, conhecido por ter desenhado diversos personagens da Marvel, aos 89 anos.
🗞️ O governo da Argentina zerou as tarifas de importação de papel para livros, revistas e jornais. O objetivo é simplificar o processo, segundo o ministro da Economia, Luis Caputo.
📈 O mercado editorial português fechou 2025 com alta de 7,6% no faturamento. O preço médio do livro é de 14,66 euros (em torno de R$ 92).
Sala Tatuí: fique por dentro
Terapia Literária: a primeira reunião do ano discute em 3/2 o conto “Ícaro”, de Ariele S. Santos, publicado na quarta edição da Revista Mahin, da Malê Editora. Leia aqui. Grátis, online.
Ludens: o grupo começa o 2026 falando de Dark Souls: Remastered, desenvolvido pela QLOC e FromSoftware, Inc. Neste sábado (31/1), grátis e online. Inscrições aqui.
3 livros da Coleção Gráfica Particular

Gogmagog! Morris Cox e sua Gogmagog Press
Neste primeiro número da coleção, Gustavo Piqueira apresenta o trabalho do editor, poeta, ilustrador e impressor inglês Morris Cox. Com mais de 35 obras publicadas pela sua Gogmagog Press e máquinas construídas por ele próprio, Cox defendia que o processo de impressão era parte da essência dos livros. Conheça aqui.
A Cantora Careca de Massin
Este livro trata de uma versão específica da peça do dramaturgo romeno Eugène Ionesco: a adaptação gráfica do francês Robert Massin. Com fotos dos personagens, jogos tipográficos e numa combinação única de texto e imagem, Massin apresenta uma nova forma de ler a obra. Conheça aqui.
Sebastião Nunes: Delirante Lucidez
O editor e escritor mineiro Sebastião Nunes tem mais de 50 anos de produção radical na literatura e nas artes gráficas. Esta obra da coleção é sobre seu trabalho, mostrando a inventividade no manejo de diferentes linguagens como fotografia, colagens, poesia, entre outras. Conheça aqui.
🎲 Dadinho [dicas culturais aleatórias]
Exposição virtual da Biblioteca Nacional celebra o bicentenário das relações entre o Brasil e a Santa Sé
Samuel Seibel, dono da Livraria da Vila, tem há 20 anos um projeto de abrir livrarias em bairros da periferia
A rede italiana Feltrinelli abrirá em Montevidéu sua primeira livraria na América Latina
Estudos indicam que a leitura de ficção reforça a empatia e a cognição, entre outros benefícios
O Agente Secreto, Apocalipse nos Trópicos e Adolpho Veloso foram indicados ao Bafta, o "Oscar britânico"
A Netflix estreou no final de 2025 o documentário Caso Eloá: Refém ao vivo, de Chris Gattas
⏳ 28 de janeiro na história
1986: Nave espacial Challenger explode, matando sete pessoas
1985: Astros do pop se reúnem para gravar We are the world
1935: Islândia se torna primeiro país a legalizar aborto por motivos médicos e sociais
Um detalhe
Um detalhe do livro Warja Lavater — Desenho como Escrita como Desenho, de Gustavo Piqueira, em que fala da artista gráfica e designer que fez parte do grupo que formulou as bases da chamada Escola Suíça.
O Boletim Tatuí é a newsletter da Banca Tatuí, livraria de publicações independentes de São Paulo. Conheça a banca virtual em bancatatui.com.br e acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | x | youtube | tiktok
EXPEDIENTE: Boletim Tatuí; quarta-feira, 28 de janeiro; ano 7; nº 157; escrito por João Varella, Guilherme Ladenthin, Ian Uviedo e Cecilia Arbolave.



