27 janeiro, 2026

SOS Mata Atlântica

 

​Informações do nosso bioma-casa
Temos uma boa notícia!
Veja como restaurar a Mata Atlântica gera resultados

Iniciamos o ano de 2026 com uma esperança renovada em nossa causa.

​Estamos entusiasmados em compartilhar com vocês que recebemos a confirmação oficial de que duas áreas restauradas pelo nosso programa Florestas do Futuro alcançaram os indicadores de recuperação muito antes do que prevíamos.

No Sítio Santa Bárbara, localizado em Joanópolis (S​P), a floresta conseguiu se desenvolver na metade do tempo estipulado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Em apenas 10 anos, em vez dos 20 esperados, já observamos um crescimento saudável e sustentável. Da mesma forma, no Haras Maripá, em Jaguariúna (SP), conseguimos resultados ainda mais rápidos. Em apenas cinco anos, a mata já tinha tamanho e diversidade suficientes para não mais ser considerada uma área degradada.

 

Esses avanços representam um enorme ganho ecológico para um bioma que atualmente possui menos de 24% de sua cobertura florestal original.

Além disso, significa que todos os Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental alocados nessas áreas foram considerados cumpridos pelo órgão ambiental estadual.

Como afirmou Antonio Luiz Lima de Queiroz, da diretoria de controle e licenciamento ambiental da Cetesb, "projetos bem conduzidos, como foi o caso desses dois, trazem uma restauração em um período de tempo muito menor. E isso é bom para todo mundo".

​Estamos orgulhosos dessas conquistas e continuaremos a trabalhar incansavelmente para promover a recuperação e a preservação de nosso meio ambiente.

Leia na integra a material