E finalmente o supremo Fachin resolveu interromper suas férias para tentar salvar a imagem do Supremo (demorou, hein, ministro?), depois que o Toffoli aprontou todas no caso Master. Com a história de que Toffoli tem que se declarar impedido ganhando força em todas as esferas, Fachin quer tentar melhorar a imagem suprema emplacando o tal Código de Ética. Mas, apesar de abrirmos com Fachin, todos só falaram do Trump hoje, o Lula está complicado com as estatísticas de feminicídio e o Tarcísio que lute com o Flavitcho querendo ser o candidato oficial do nosso ex. Vem ler.
A treta é a seguinte: o supremo Fachin assumiu a presidência da Corte há poucos meses e já tentou articular um Código de Ética para os ministros. Sabe como é, tem sido a festa do caqui com ministros participando de tudo quanto é evento, sabe Deus com cachê ou sem cachê, viajando em jatinhos para o exterior, enfim, essas coisas. Mas eis que explodiu o caso Master com o Toffoli assumindo a relatoria do processo e dando todo tipo de decisão estranha. Ele chegou a impedir que a Polícia Federal tivesse acesso às provas da operação que ela mesma conduziu. Enfim, darling, você tá sabendo disso tudo aqui pela Tixa.
Eis que parece que agora Fachin andou ligando para a turma e a expectativa é de que tenha cinco votos para aprovar o Código. Falta um voto. Ninguém acredita que Xandão, Gilmar e Toffoli vão querer, a essa altura do campeonato, um Código de Ética. Mas ainda existe a chance de um votinho dos dois indicados de Lula ao Supremo: Dino e Zanin. Os que já teriam concordado com o Código seriam Carminha, André Mendonça, Nunes Marques e Fux, além do próprio Fachin.
E enquanto o Fachin perde as férias, Toffoli está em um resort de luxo em Ushuaia, segundo informa o glorioso Lauro Jardim.
Tchau, Tarcísio
O Tarcísio foi autorizado pelo Xandão a visitar Bolsonaro, na quinta-feira. E o que fez Flavitcho? Saiu a dizer para a imprensa que ele já sabe o que o pai vai dizer para o governador de São Paulo.
“Tarcísio vai ouvir da boca de Bolsonaro que está fazendo um grande trabalho como governador de São Paulo e que sua reeleição é fundamental para a estratégia nacional de derrotar o PT. Eleições presidenciais estão descartadas para ele.”
Pergunta que não quer calar: o Centrão vai deixar isso assim mesmo? Sei não. Se bem que agora o Centrão tem que lutar com a causa do Banco Master...
Te cuida, Lula
Todos só falam do Trump
Lula sobre o Trump:
“Vocês já perceberam uma coisa? Que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter? É fantástico. Todo dia ele fala uma coisa e todo dia o mundo fala da coisa que ele falou. Vocês acham que é possível? É possível tratar o povo com respeito se eu não olhar na cara de vocês, se eu achar que vocês são objetos e não um ser humano?”
Macron para o zap do Trump (que foi devidamente vazado pelo próprio Trump):
“Meu amigo, nós estamos totalmente alinhados sobre a Síria. Nós podemos fazer grandes coisas no Irã. Eu não entendo o que você está fazendo na Groenlândia. Deixe-nos tentar construir grandes coisas.”
E ainda convidou o Orange para uma reunião com o G7, em Davos. Trump já disse que não vai fazer reunião nenhuma. A propósito, o Parlamento Europeu suspendeu a ratificação que tinha feito com o Trump.
Guga Chacra sobre o Trump:
Na primeira semana falamos só do Trump na Venezuela. Na segunda semana só falamos do Trump no Irã. E agora só falamos do Trump na Groenlândia.
Sim, todos só falam do Trump, all the time.
E o Conselho da Paz
Contei ontem aqui que o Trump convidou o Lula para o Conselho da Paz, para supervisionar a reconstrução de Gaza (ou o que der na cabeça do Trump). E adivinha quem ele confirmou para fazer parte do Conselho? Vladmir Putin. Olha que bonito isso.
E hoje Trump também disse que convidou o Lula porque gosta muito do Lula. Jojo feelings. Ah, e a outra bizarrice é que Trump ameaçou tarifas de 200% sobre o vinho francês depois que Macron recusou o convite para fazer parte do tal Conselho.
Socorro, BRASEW. A propósito, eu disse que as tarifas do Trump para a Europa por conta da Groenlândia começariam em junho, mas na verdade começam em fevereiro. Em junho, caso nada aconteça, ele vai aumentar mais um pouco a tarifa.
O mundo que lute, BRASEW.
