23 janeiro, 2026

Observatório da Imprensa

 

📰 Artigos da semana

📰 Os desafios do jornalismo em um 2026 cheio de eventos e pressões editoriais são tema do webinário do Observatório da Imprensa com Artur Romeu, Denise Mota e Flávio Moreira. Nesta terça-feira (27), às 19h, no YouTube do Projor.

🤖 Os efeitos da lógica algorítmica sobre a comunicação pública são destaques no texto de Armando Medeiros de Faria, que defende a reconstrução do segmento como política de responsabilidade.

📸 A fotografia da queda de um símbolo monumental, réplica da Estátua da Liberdade, durante um temporal no Rio Grande do Sul é o destaque do repórter fotográfico Diego Vara sobre a capacidade do fotojornalismo de documentar a fragilidade humana perante a natureza.

🌍 As pressões de Donald Trump pela Groenlândia e os bastidores do Fórum de Davos são os temas abordados por Rui Martins em um relato sobre o clima de tensão e os novos acordos militares na Europa.

⚖️ As críticas de federações e sindicatos à recente Lei do Multimídia e os riscos de precarização no setor da comunicação são detalhados por Rogério Christofoletti em um exame sobre como a nova legislação impacta direitos históricos de jornalistas e radialistas.

🌱 A necessidade de o telejornalismo brasileiro adotar o “esperançar” de Paulo Freire para combater a insegurança alimentar é o tema analisado pela jornalista Jemima Bispo Sanches em uma proposta para que a mídia vá além da denúncia e apresente caminhos para a superação da fome.

💰 As conexões entre a autonomia do Banco Central e o cerco a esquemas de lavagem de dinheiro no mercado financeiro ganham destaque no texto de Carlos Wagner sobre os desdobramentos da liquidação do Banco Master e o avanço de facções na Faria Lima.

📱 O impacto das redes sociais e a circulação sistemática de desinformação nas eleições presidenciais portuguesas são os eixos centrais da análise do pesquisador Cleyton Douglas Vital, que traça paralelos com a experiência brasileira e o avanço da extrema-direita na Europa.

🧭 As implicações do sequestro do chefe de Estado venezuelano e os riscos de uma nova era de intervenções militares unilaterais nas Américas são os temas explorados por Jean Jacques Kourliandsky em um texto que resgata o histórico da OEA e o futuro da ordem internacional.

🎬 A tensão entre o prestígio histórico e a falta de autocrítica no documentário sobre o centenário da The New Yorker é o tema abordado por Ramsés Albertoni em uma discussão sobre como a sofisticação editorial pode servir de blindagem contra as mudanças sociais necessárias.

🧠 A contradição entre a admiração pela inteligência artificial e a negação de lógica no “hardware” humano é o ponto de partida de Neide Fischer em um exame sobre como os “porteiros” da notícia moldam o que podemos ou não perguntar sobre a ciência das origens.

Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!

Inscreva-se!


📚 Curadoria

Craig Newmark explica porque ele está deixando de financiar jornalismo. Nieman Lab, Sarah Scire.

Jornalismo no Brasil em 2026: soluções coletivas como caminho possível. Abraji.

Justiça impede governo Trump de vasculhar dispositivos de jornalista. Poder360.

Contrapeso às plataformas: a nova grande tendência no jornalismo. Nosso Meio.

Wagner Moura e a Lei Rouanet na formação da cultura pública no Brasil. Jornalismo Colaborativo.

Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.


⚠️ Aos leitores

Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.


📣 Colabore com o Observatório

O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.

Veja aqui como colaborar


👁️ Sobre o Observatório

Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Obrigado por ler o Observatório da Imprensa. Esta publicação é pública, então sinta-se à vontade para compartilhá-la.