05 janeiro, 2026

Lado B - Edição N° 1.689

 

05/01/2026
Por Ivan Longo
Bom dia.

Donald Trump cruzou uma linha gravíssima ao promover o sequestro do presidente Nicolás Maduro e escancarar a tentativa dos Estados Unidos de impor controle direto sobre a América Latina. Lula reagiu com dureza, classificando a ação como uma afronta à soberania venezuelana, enquanto o Brasil e outros países denunciaram o precedente perigoso de intervenção imperial na região. A ofensiva expôs a escalada autoritária de Washington e recolocou a Venezuela no centro da disputa geopolítica continental.

Na Lado B desta edição, você confere ainda novas denúncias sobre o rombo bilionário envolvendo o BRB e o banco Master, ataques racistas que chocaram o país, a entrega do abaixo-assinado da Fórum em defesa do padre Júlio Lancellotti, além de análises que apontam o bolsonarismo como confissão aberta do golpe de 8 de janeiro. No campo cultural, o cinema brasileiro volta a ganhar destaque internacional, compondo um panorama essencial do Brasil e do mundo.

 
Clique nos links abaixo e boa leitura!
Lula condena ataque dos EUA à Venezuela e sequestro de Maduro: “Afronta gravíssima”
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou na manhã deste sábado (3) sobre o ataque dos Estados Unidos à Venezuela. Forças estadunidenses bombardearam nesta madrugada instalações militares e outros alvos em Caracas e cidades próximas e sequestraram o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa. Em nota divulgada nas redes sociais, Lula condenou …  Leia aqui.
Veja também:

Brasil e outros 5 países condenam tentativa de controle dos EUA na Venezuela: ‘precedente perigoso’
Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Uruguai emitiram uma nota conjunta neste domingo (4) em que condenam os ataques e a tentativa de controle dos Estados Unidos na Venezuela. Os seis países expressam preocupação diante da ação estadunidense e alertam que a postura dos EUA abre um ‘precedente perigoso’. No documento, as nações afirmam que …

Gleisi detona Tarcísio, que responsabilizou Lula pela invasão dos EUA à Venezuela: “Desplante”

A ministra das Relações Institucionais Gleisi Hoffmann reagiu à manifestação do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), sobre o ataque dos Estados Unidos à Venezuela e sequestro do presidente Nicolás Maduro. Neste sábado, Tarcísio divulgou um vídeo em que não só celebra o ataque dos EUA e o sequestro do líder venezuelano, …
Filho de Joanna Maranhão sofre ataque racista nas redes
 
A ex-nadadora olímpica brasileira pediu que internautas denunciassem a conta que fez o ataque; veja aqui  Leia aqui.
Veja também:

VÍDEO: após ataque à Venezuela e sequestro de Maduro, Trump ameaça fazer o mesmo com Petro, da Colômbia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. No último sábado (3), horas após forças militares dos EUA atacarem a Venezuela e sequestrarem o presidente Nicolás Maduro, Trump já havia ameaçado o líder colombiano, afirmando que ele deveria ficar atento às próximas ofensivas estadunidenses. “Ele está produzindo …

A íntegra da carta de Delcy Rodríguez, vice de Maduro, a Donald Trump

A vice-presidenta da Venezuela, Delcy Rodríguez, que assumiu interinamente o comando do país após o sequestro do presidente Nicolás Maduro em operação ilegal dos Estados Unidos, publicou neste domingo (4) uma carta aberta dirigida a Donald Trump na qual defende a soberania venezuelana e propõe uma “agenda de cooperação” com o governo dos EUA. Horas …
Soldado venezuelano ferido: “Somos filhos de Bolívar e Chávez”
 
A emissora estatal Telesur mostrou neste domingo, 4, os primeiros soldados feridos pelo ataque dos Estados Unidos à Venezuela. Uma fonte não identificada, citada pelo New York Times, disse que o ataque causou 40 mortes. “Eles atacaram e, quando tentaram estacionar na nossa unidade, não permitimos. Unimos forças para fazê-los sair, porque não podiam estacionar …  Leia aqui.
Veja também:

VÍDEO: “O Agente Secreto” é o grande vencedor do “Critics Choice 2026”
Filme dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura faz história e é o primeiro brasileiro a vencer premiação

Ciúmes do Nobel pode ter custado Venezuela a Corina

Quando recebeu o Prêmio Nobel da Paz, Maria Corina Machado, a líder da oposição venezuelana, rapidamente ligou para Donald Trump para, supostamente, compartilhar a honraria. A resposta foi típica de Trump: “Eu não disse a ela, então me dê o prêmio, embora eu acredite que ela daria”. Trump descreveu Corina como “muito agradável”. Porém, o …
O bolsonarismo e a confissão do golpe de 8 de janeiro
 
Celebrar o golpe alheio enquanto se nega o próprio é uma confissão enviesada: deseja-se aquilo que não se teve coragem ou sucesso de consumar  Leia aqui.
Veja também:

Lula condena ataque dos EUA à Venezuela e sequestro de Maduro: “Afronta gravíssima”1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou na manhã deste sábado (3) sobre o ataque dos Estados Unidos à Venezuela. Forças estadunidenses bombardearam nesta madrugada instalações militares e outros alvos em Caracas e cidades próximas e sequestraram o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa. Em nota divulgada nas redes sociais, Lula condenou … 1

Lula condena ataque dos EUA à Venezuela e sequestro de Maduro: “Afronta gravíssima”2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou na manhã deste sábado (3) sobre o ataque dos Estados Unidos à Venezuela. Forças estadunidenses bombardearam nesta madrugada instalações militares e outros alvos em Caracas e cidades próximas e sequestraram o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa. Em nota divulgada nas redes sociais, Lula condenou … 2
APOIE. SEM O SEU APOIO A FÓRUM NÃO EXISTE
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE HOJE NA REVISTA FÓRUM