07 janeiro, 2026

Instituto Memória Musical Brasileira

 


No Dia Nacional da Bossa Nova, celebrado em 25 de janeiro, o IMMuB destaca a importância desse movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1950 com sofisticação e lirismo. Criada por nomes como João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, a Bossa conquistou o mundo e influenciou gerações. Com diversos registros no acervo, o IMMuB mantém viva essa herança por meio de pesquisa e preservação. Clássicos como “Garota de Ipanema” e “Desafinado” continuam emocionando ouvintes no Brasil e fora dele.

Acesse o nosso site e explore esse legado com a gente.
EXPLORE AQUI
 
TEMA DO BONECO DE PALHA (1964)
No mês que celebramos o Dia Nacional da Bossa Nova, celebramos um disco que traduz com elegância e sensibilidade o espírito desse movimento. “Tema do Boneco de Palha”, de Vera Brasil, documento de época e, ao mesmo tempo, uma audição atemporal para quem aprecia a verdadeira essência da Bossa Nova.

​Clique para conhecer essa preciosidade em nosso site:

75 ANOS DE

Luiz Melodia

EXPLORE AGORA!
 

120 ANOS DE

Radamés Gnattali
EXPLORE AGORA!
 

80 ANOS DE

Sérgio Natureza​
EXPLORE AGORA!
Boas-vindas a 2026: a trilha sonora da equipe IMMuB em 2025!
Começamos 2026 com música boa e muitas histórias pra contar! A equipe do IMMuB escolheu seus discos favoritos de 2025 — de Marina Sena a BK, de Djonga a Thiago Amud, passando por Djavan e Seu Jorge. Tem rap, samba, forró, pop e muito mais. Quer saber qual álbum marcou o ano de cada um?

Confira a matéria completa e mergulhe em cada uma dessas pedradas da música brasileira.
LEIA AGORA!

Siga-nos nas redes sociais
 
 
 
 
O IMMuB busca resgatar memórias e propagar a cultura musical brasileira através da preservação digital de discos e do portal de notícias.
Nossa memória é musical.
​E a sua?
Acesse e descubra!