Com o ano de 2026 ainda em fase inicial, Donald Trump surpreendeu o mundo ao atacar a Venezuela e sequestrar Nicolás Maduro. Após meses de tensão entre os dois países, as forças armadas americanas realizaram um ataque a Caracas na noite de 2 para 3 de janeiro para sequestrar o presidente venezuelano e sua esposa. Leia o editorial completo...
Charges de Darío (México), Chappatte (Suíça), Cam de la Fu (Venezuela), Danziger (EUA)
Irã: Aiatolás são novamente desafiados por protestos
O regime iraniano tem sido abalado desde 28 de dezembro por uma grande onda de protestos, em um contexto de crise econômica. Leia o artigo completo (em francês).
Charge de Mana Neyestani (Irã).
Ucrânia: novas garantias de segurança nas fronteiras da Europa?
Os aliados europeus e americanos da Ucrânia concordaram com garantias de segurança em caso de um acordo de paz com Moscou, durante a cúpula da coalizão de voluntários em Paris, na terça-feira, 6 de janeiro. Leia o artigo completo (em francês).
Charge de Hector (França).
France 24: Uma semana no mundo
Notícias internacionais analisadas por editorialistas e ilustradas pelo Cartooning for Peace. Programa desta semana: Venezuela: o sequestro de Maduro / Groenlândia: as ameaças de Donald Trump / Irã: o regime desafiado... Assista à reprise (em francês)
. Charges de Mongo (Cuba), Truant (França), Rodrigo (Portugal) e Paolo Lombardi (Itália).
Cultura da França: Culturas do Mundo
O que a diplomacia ainda pode alcançar? Num mundo abalado por conflitos crescentes e ações unilaterais, e com a maior potência mundial a contornar os canais tradicionais através dos seus "enviados especiais" do mundo empresarial, o papel da diplomacia está a ser posto em causa.