Movimentações Brasil. Na terceira edição do Generative AI Accelerator (GAIA) 2025 da Amazon Web Services (AWS), três das cinco startups selecionadas da América Latina são brasileiras — AI Cube, Dharma AI e Forlex —, evidenciando o protagonismo do país em inteligência artificial generativa. As empresas receberão até US$ 1 milhão em créditos da AWS, além de mentoria técnica e estratégica, com o objetivo de escalar produtos e soluções especializadas em modelos próprios de IA. A AI Cube oferece o Qilbee, sistema operacional com memória neural proprietária; a Dharma-AI treina modelos de linguagem para aplicações B2B específicas; e a Forlex desenvolve IA para o setor jurídico, com destaque para a plataforma LIVIA, oficial da OAB.
Siará Tech Summit. O Sebrae Ceará anunciou, na quinta-feira (9/10), o lançamento do Comitê Estadual de Inovação e da Plataforma Ceará Habitats de Inovação. A iniciativa reúne 35 instituições, incluindo órgãos públicos, universidades e atores estratégicos do estado, com o objetivo de promover uma rede integrada de inovação local. Já a plataforma visa a mapear os atores e os ecossistemas de inovação do Ceará e promover conexão entre demandas e soluções de cada território e suas respectivas instituições.
Saúde. Segundo o estudo “Panorama das healthtechs no ecossistema brasileiro de startups”, realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), 60,9% das healthtechs brasileiras nunca receberam investimento. O levantamento , feito com 300 startups, mostra um setor ainda em consolidação, com forte presença em São Paulo (40,9%), predominância de empresas com até três anos de existência (45%) e modelo de negócio centrado em Software as a Service (37,3%). Entre as que captaram, investidores-anjos lideram (43,4%), seguidos por programas de aceleração (18,1%) – apenas 6% levantaram capital com fundos de investimento.
HRTechs. A Liga Ventures, em parceria com a GoGood, lançou um estudo sobre a evolução das HRtechs no Brasil, revelando que 403 startups estão ativas, divididas em 19 categorias, e que o setor captou R$ 590 milhões em 25 transações em 2024. O levantamento mostra o uso crescente de inteligência artificial em 80 empresas para recrutamento, avaliação de desempenho, people analytics e gestão de benefícios, e que o mercado segue concentrado em São Paulo (58%), Minas Gerais e Santa Catarina (9% cada).
Amazônia. O Sebrae Startups divulgou o Relatório Amazônia Legal 2025. A região concentra 2.773 startups, sendo que 62,9% estão nas fases iniciais de ideação ou validação, 66,3% ainda não faturam e 78,6% são microempresas, com forte atuação nos setores de alimentos e bebidas, agronegócio e impacto socioambiental. O levantamento mostra concentração nos estados de Mato Grosso (593 startups), Amazonas (451), Pará (423) e Maranhão (420). Em comparação com 2024, o B2C cresceu de 18,6% para 26,9%, com o modelo por assinatura (SaaS) aumentando de 15,5% para 21,1%. |