1. ‘SP-Arte 2025’ no Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera
A SP-Arte 2025, o maior encontro da arte e design da América Latina, acontece de 2 a 6 de abril em São Paulo. Neste ano, serão cerca de 200 expositores, entre galerias de arte, estúdios de design, editoras, museus e espaços culturais. Além disso, o evento também contará com uma exposição de design.
A programação da feira engloba conversas entre artistas e curadores na Arena Iguatemi e, nesta edição, terá uma novidade: o Palco SP-Arte, espaço de debates sobre mercado de arte e colecionismo com convidados nacionais e internacionais.
3 e 4 de abril: 12h às 20h
5 de abril: 11h às 20h
6 de abril: 11h às 19h
Valores: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada).
Os ingressos estão à venda pelo link.
Mais informações aqui.
2. ‘Ad Minoliti: Escola Feminista de Pintura’ na Pinacoteca (Edifício Pina Contemporânea)
Partindo de um repertório ligado à abstração geométrica e aos ativismos de gênero e sexualidade, 'Ad Minoliti' propõe um novo modelo de educação artística, transformando a sala expositiva em um espaço de aprendizado teórico-prático. A oitava edição da Escola Feminista de Pintura foi pensada como um site-specific para a Galeria Praça, espaço que já foi uma sala de aula.
Ao entrar na Grande Galeria, o público tem acesso ao manifesto da Escola Feminista de Pintura, em diálogo com um conjunto de obras abstratas do acervo da Pinacoteca, feitas por artistas mulheres que tiveram destaque no Brasil desde os anos 1950 até a atualidade. No espaço, estão obras de Lygia Pape, Judith Lauand, Maria Bonomi, Mira Schendel, Moussia Pinto Alves, Rebeca Carapiá e Tomie Ohtake.
A exposição tem curadoria de Ana Maria Maia e Clarissa Ximenes.
Data: de 22 de março de 2025 até 27 de julho
Local: edifício Pina Contemporânea
Endereço: Avenida Tiradentes, 273, Luz, São Paulo — SP.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h.
Mais informações aqui.