PUBLISHNEWS, MONICA RAMALHO, 11/02/2026 Está chegando a hora de vestir a fantasia e sair pelas ruas, salpicadas de confetes, serpentinas e ventarolas, atrás de um bloquinho de Carnaval. Para quem prefere acompanhar os desfiles das escolas de samba pela televisão ou na arquibancada, há boas razões para além da folia: em 2026, agremiações do Rio de Janeiro e de São Paulo apostaram em enredos que celebram grandes nomes da literatura, da música e de um movimento cultural que nasceu de um manifesto escrito no papel. “O que acho interessante é que essa leva de homenagens não significa que os enredos sejam similares. Pelo contrário. São personalidades das mais plurais. Tem gente vinculada à literatura, gente da música e gente que transita entre literatura e música", pincela o escritor e pesquisador Luiz Antonio Simas. Leia a reportagem completa antes do Carnaval chegar.
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 11/02/2026 A poesia de Orides Fontela — homenageada da próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) — foi reconhecida pela crítica mesmo antes da autora publicar o seu primeiro livro. O crítico e professor Davi Arrigucci Jr. leu alguns de seus primeiros poemas no jornal de São João da Boa Vista (cidade em que ambos nasceram, no interior de São Paulo), O Município, e a aproximação foi decisiva para a estreia da poeta em livro, com Transposição (1969). Anos antes, em 1966, ela já havia se mudado para São Paulo para estudar Filosofia na USP. Antonio Candido escreveu um prefácio ao livro Alba (1983) em que não poupa elogios: "Parecendo tão inseridos numa certa evolução da poesia moderna, e sendo tão originais como invenção, os seus versos possuem em geral uma carga de significado que não é frequente". Até a Flip, é provável que diversas leituras da obra de Orides venham à luz e coloquem em evidência os mecanismos particulares e criativos que a poeta empenhou em seu trabalho. A pedido do PublishNews, a editora Hedra nos enviou um poema de cada um de seus livros. Conheça agora!
PUBLISHNEWS, MONICA RAMALHO, 11/02/2026 "Minha última leitura é uma costura de pequenas lembranças imensas como esta: Os sorrentinos (Autêntica Contemporânea, 2025), da argentina Virginia Higa. Fui atraída pela orelha, que promete acontecimentos banais transformados em memória, e pelo trecho na contracapa, uma cena escrita que, imediatamente, se materializa em imagem na mente. A obra é filhote do magistral Léxico familiar (Companhia das Letras, 2018), de Natalia Ginzburg, citado na epígrafe. Conhecemos mais uma família pela que ela tem de mais íntimo e exclusivo e corriqueiro, e extraordinário, e explícito e oculto. Estão lá as esquisitices que toda família tem. O clima de cortiço italiano se manteve na Argentina e atravessou gerações. Difícil manter a intimidade quando (quase) tudo é servido à degustação coletiva na grande mesa em frente à cozinha". Leia a dica de leitura da autora Su Amélia!
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 11/02/2026 A Mythago, produtora audiovisual do ator e diretor Tarcísio Filho e da publicitária Mocita Fagundes, anuncia a abertura oficial de uma nova frente de atuação voltada à direção e produção de audiolivros no Brasil. Após a experiência como narrador e diretor de projetos em áudio, Tarcísio passa agora a expandir o escopo da Mythago para o setor editorial, com a proposta de desenvolver audiolivros que unam qualidade artística, direção de interpretação e cuidado de produção, acompanhando o crescimento do formato no país. Ao PublishNews, ator afirma ter certeza de que um audiolivro bem produzido pode proporcionar o mesmo prazer da leitura. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 11/02/2026 Elo Editora está com processo seletivo aberto para o cargo de editor(a). Entre as principais atribuições da vaga, estão analisar e selecionar originais, considerando a linha editorial e o potencial de publicação, além de editar e revisar textos, propondo melhorias de conteúdo, estrutura e estilo. A vaga é para trabalhar fisicamente em São Paulo e tem limite de data para o envio de currículos. Quando? Acesse a nota. PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 11/02/2026 O Festival do Livro de Paris 2026, um dos encontros editoriais mais relevantes da Europa, confirmou as datas da sua próxima edição. Será entre os dias 17 e 19 de abril, retornando ao histórico Grand Palais, em Paris, sob o emblemático teto de vidro que simboliza a tradição cultural francesa. A edição deste ano convida o público a vivenciar uma programação que cruza literatura, arte, gastronomia e outras expressões criativas. Para 2026, a organização reforça o caráter transversal da programação, que contemplará debates literários, sessões de autógrafos, oficinas de escrita, leituras e exposições. Acesse a nota para saber mais do evento.
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 11/02/2026 O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados por editoras, de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Nesta semana, está em destaque o livro Anamnesis (Uiclap), de Marilton Ramos. Desde 2008, o missionário transcultural Marilton Ramos tem dedicado sua vida ao serviço espiritual e humanitário no continente africano. Formado em Teologia, ele alia fé, conhecimento e sensibilidade humana em cada um de seus projetos. Com 13 obras publicadas, o autor se consolidou como um nome que une espiritualidade, reflexão e vivência missionária em uma mesma jornada literária. Clique no Leia mais para ver a sinopse do livro.
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 11/02/2026 O Radar de Licitações — seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para compra, confecção de livros e demais serviços editoriais — apresenta a abertura de dois editais. Um deles diz respeito a aquisição de livros literários. O valor supera R$ 7,5 milhões e está com pregão marcado para o dia 20 de fevereiro. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.
| “A escrita sendo mais mentirosa é mais verdadeira” 1. | Livros Elo Monsters: Pacote Fluxo | 2. | Engenharia do lucro | 3. | A saúde do coração na era da alta performance | 4. | Do dia para a noite (Day to night) | 5. | Entre o ego e o sagrado | 6. | Mais esperto que o diabo | 7. | Dias quentes (Spring Summer) | 8. | Isso e aquilo (This & That) | 9. | Dias frios (Fall Winter) | 10. | Educação da tristeza |
|