09 fevereiro, 2026

Lado B - Edição N° 1.714

 

09/02/2026
Por Ivan Longo
Bom dia.

No tabuleiro político, o Centrão voltou a se mover: Ciro Nogueira acenou ao governo Lula, Gilberto Kassab flertou com os Republicanos e Flávio Bolsonaro acabou isolado nas articulações. Em meio a esse rearranjo, Fernando Haddad afirmou que a democracia segue frágil porque a classe dominante encara o Estado como propriedade privada, enquanto Lula endureceu o discurso e declarou que a próxima eleição será uma “guerra”, encerrando de vez a era do “Lulinha paz e amor”.

No Brasil, episódios de caos e violência marcaram o noticiário. Em São Paulo, a autorização de dois megablocos no mesmo local provocou confusão durante o Carnaval. Uma mulher morreu e outras quatro pessoas foram internadas após nadarem na piscina de uma academia, e o assassinato de um adolescente espancado por um adulto gerou revolta, com familiares afirmando que se tratou de execução.

No cenário internacional, a esquerda saiu vitoriosa em Portugal, derrotando a extrema direita na disputa pela Presidência da República. O México enviou navios com ajuda humanitária a Cuba, mesmo sob pressão dos Estados Unidos, enquanto no Irã surgiram relatos de mortos que teriam “ressuscitado” após a onda de protestos, levantando suspeitas sobre a repressão e a manipulação de informações.

Na cultura e na história, Bad Bunny usou o Super Bowl para lembrar que a América é maior que os EUA, provocando reação de Donald Trump. Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho voltaram a criticar Jair Bolsonaro em entrevista à CNN nos Estados Unidos. Já na editoria de História, a Fórum relembra quem foi Brilhante Ustra, símbolo da tortura e da repressão durante a ditadura militar brasileira.

Leia no Lado B, a newsletter diária da Fórum.

 
Clique nos links abaixo e boa leitura!
“Não sou inimigo”: Ciro Nogueira acena a Lula, Kassab flerta com Republicanos e Centrão isola Flávio Bolsonaro
 
A imposição por Jair Bolsonaro (PL) da pré-candidatura do filho “01”, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), na disputa presidencial movimento o cenário eleitoral no Centrão que, sob elogios de Ciro Nogueira (PP-PI) a Lula e flertes de Gilberto Kassab, presidente do PSD, ao Republicanos, de Tarcísio Gomes de Freitas, começa a isolar o senador na ultradireita. Após …  Leia aqui.
Veja também:

Classe dominante entende o Estado como dela e por isso democracia ainda é frágil, diz Haddad
Durante evento de lançamento do seu novo livro, “Capitalismo Superindustrial“, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que a democracia brasileiro é tão “frágil” porque a classe dominante entende o Estado como dela. O ministro ainda contextualizar a afirmação com o período da escravidão no Brasil e suas consequências até os dias atuais. “A …

Lula diz que eleição será ‘guerra’: ‘Não tem mais Lulinha paz e amor’

O presidente Lula (PT) declarou, neste sábado (7), que as eleições deste ano serão uma “guerra” e convocou o campo progressista a se preparar para o embate com a máquina de fake news da extrema direita. O discurso do presidente foi feito durante a comemoração dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores, em Salvador, na …
VÍDEO: Prefeito de São Paulo autoriza dois megablocos no mesmo local e gera caos e confusão
 
A realização de dois megablocos simultâneos em São Paulo, com autorização da prefeitura de Ricardo Nunes (MDB), causou confusão e tumulto com foliões prensados e grandes derrubadas neste sábado (7). A confusão aconteceu na Rua da Consolação na primeira vez em que a via recebeu dois superblocos ao mesmo tempo. Apesar da tradicional apresentação do …  Leia aqui.
Veja também:

Mulher morre e quatro são internados após nadarem em piscina de academia em SP
A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte de Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, após nadar em uma piscina de academia na capital paulista. A internação de outras quatro vítimas também é investigada pela corporação. Segundo as investigações, a morte aconteceu neste sábado (7) após Juliana e o marido, Vinícius de Oliveira, 31, …

“Foi execução”, desabafa tio de adolescente morto após ser espancado pelo adulto Pedro Turra

O tio do adolescente Rodrigo Castanheira, Flávio Henrique Fleury, que morreu aos 16 anos após ser espancado pelo adulto Pedro Turra, conversou com a imprensa após o falecimento do sobrinho. Para ele, não foi uma briga: “foi uma execução”. Impactado pela morte do sobrinho, Flávio classificou como “injusta” a forma como Rodrigo morreu: “É muito …
Portugal: Esquerda massacra extrema direita e vence a Presidência da República
 
O socialista António José Seguro venceu o segundo turno das eleições presidenciais em Portugal neste domingo (8), conquistando 66,8% dos votos contra 33,2% de André Ventura, líder do partido ultradireitista Chega. A margem expressiva da vitória consolida um resultado de forte peso simbólico num continente atravessado pelo avanço de forças populistas e nacionalistas: a imposição …  Leia aqui.
Veja também:

México envia navios de ajuda humanitária a Cuba em meio à pressão dos EUA
O governo do México informou neste domingo (8) o envio de mais de 814 toneladas de suprimentos destinados à população de Cuba, a bordo de dois navios da Marinha que zarparam do porto de Veracruz. O envio de ajuda por parte do governo da presidente de esquerda Claudia Sheinbaum ocorre enquanto o México segue negociando …

Mortos ‘ressuscitam’ no Irã depois da onda de protestos

Mobina Beheshti, Amir Abbas Raynai, Ali Khani, Noya Zion, Mohammad Rasoul Bayati, Reza Niknam, Ali Alipour, Saghar Etemadi, Diana Bahador, Negin Ghadimi e Nasrin Zaremanesh ‘morreram’ na onda de protestos que chacoalhou o Irã, a partir de dezembro de 2025. Só que não. As vítimas ou inexistem ou estão vivinhas. Os nomes delas fizeram parte …
Bad Bunny lembra no Super Bowl que América é maior que os EUA; Trump responde
 
Em show arrasador, o vencedor do Grammy de Álbum do Ano se apresentou em espanhol e carregou bandeiras de todos os países do continente; veja o vídeo  Leia aqui.
Veja também:

VÍDEO – Wagner Moura e Kleber Mendonça detonam Bolsonaro durante entrevista à CNN nos EUA
Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho estão nos EUA para realizar a campanha de O Agente Secreto ao Oscar, onde concorrem em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Direção de Elenco e Melhor Filme Internacional. Além de promover sessões do longa para votantes da Academia, também faz parte da estratégia conceder entrevistas …

Quem foi Carlos Alberto Brilhante Ustra e seu papel na ditadura

O período da ditadura militar brasileira (1964–1985) representa um dos capítulos mais sombrios da história nacional. Sob o discurso de combate ao comunismo e defesa da ordem, o regime instituiu um sistema de repressão que utilizou a violência como política de Estado. Prisões arbitrárias, tortura, assassinatos e desaparecimentos forçados tornaram-se práticas recorrentes, sustentadas por uma …
APOIE. SEM O SEU APOIO A FÓRUM NÃO EXISTE
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE HOJE NA REVISTA FÓRUM