09 fevereiro, 2026

Le Monde

 

Jovens músicos punks protestam em frente ao Kennedy Center, ao qual Donald Trump acrescentou seu próprio nome, em Washington, 11 de janeiro de 2026.
EMILY ALFF/SIPA
Como Donald Trump está reescrevendo a história dos EUA
 Enquanto o país comemora seu 250º aniversário este ano, o presidente americano, que retornou à Casa Branca em 20 de janeiro de 2025, tem trabalhado para moldar uma narrativa histórica revisada, revelando sinais de megalomania.
Em 11 de janeiro, Donald Trump publicou seu retrato oficial na plataforma Truth Social, com a legenda: "Presidente interino da Venezuela". A mensagem aparecia no formato de uma entrada da Wikipédia. A página falsa afirmava que ele estava no cargo desde janeiro de 2026, informação que o presidente americano compartilhou uma semana após o sequestro de seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, em flagrante desrespeito ao direito internacional.
Leia mais
Jimmy Lai em Hong Kong, 11 de julho de 2020.
Jimmy Lai, magnata da mídia pró-democracia de Hong Kong, foi condenado a 20 anos de prisão.
Aos 78 anos, o crítico ferrenho do Partido Comunista Chinês foi condenado à prisão na segunda-feira, com base na lei de segurança nacional. O empresário dirigia o grupo de mídia Next Digital e era uma figura influente no campo pró-democracia de Hong Kong.
Leia o artigo
Bad Bunny e Lady Gaga se apresentam no show do intervalo do Super Bowl LX entre o Seattle Seahawks e o New England Patriots no Levi's Stadium em 8 de fevereiro de 2026.
Super Bowl 2026: Bad Bunny leva a cultura de Porto Rico para um show revolucionário no intervalo, com uma participação surpresa de Lady Gaga.
Num momento histórico para os latino-americanos, o artista, cujo nome de batismo é Benito Antonio Martínez Ocasio, levou a cultura porto-riquenha ao Levi's Stadium em Santa Clara, Califórnia, para sua apresentação no intervalo do Super Bowl de 2026.
Leia o artigo
O primeiro-ministro britânico Keir Starmer, em St Leonards, Inglaterra, em 5 de fevereiro de 2026.
O primeiro-ministro britânico, Starmer, enfrenta turbulência devido ao escândalo Epstein.
Morgan McSweeney, chefe de gabinete do primeiro-ministro Keir Starmer, anunciou sua renúncia no domingo. Ele já foi um protegido do ex-ministro e embaixador nos EUA, Peter Mandelson, que caiu em desgraça devido à sua amizade com o falecido criminoso sexual Jeffrey Epstein.
Leia o artigo
Laurine Gillot, com seu filho Loan, em casa na vila de Berviller-en-Moselle, no leste da França, em 28 de abril de 2025.
OPHÉLIE LOUBAT PARA LE MONDE
Prefeita e mãe: as jovens mulheres que estão mudando as administrações municipais da França.
 Em 2020, apenas 41 mulheres com menos de 30 anos foram eleitas prefeitas, de um total de 34.885 prefeitos na França. Aqui estão as histórias de algumas mulheres que conciliaram carreira, maternidade e o primeiro mandato em um cenário político frequentemente dominado por homens mais velhos.
Laurine Gillot olhou nervosamente para o relógio. As crianças finalmente tinham se acalmado para o cochilo, e seu cunhado logo voltaria do trabalho na fábrica para cuidar delas. Depois de um turno de sete horas no supermercado Lidl, na cidade de Bouzonville, no leste da França, Gillot, mãe de dois filhos e na casa dos trinta, se preparava para trocar a camiseta do uniforme de gerente de caixa pela faixa oficial de prefeita independente de Berviller-en-Moselle, uma vila com cerca de 460 habitantes e cinco turbinas eólicas, localizada perto da fronteira franco-alemã.
Leia mais
Socialist Antonio José Seguro, after the announcement of the presidential election results in Caldas da Rainha,Portugal, on February 8, 2026.
Portugal: Socialist Antonio José Seguro elected president, beating far right
Seu oponente, André Ventura, fundador e líder do partido de extrema-direita Chega, obteve mais votos do que nas eleições parlamentares de maio de 2025 e se consolidou como uma figura chave no cenário político do país.
Leia o artigo
Um operador da Bolsa de Valores de Nova York, nos Estados Unidos, em 6 de fevereiro de 2026.
O impacto da IA ​​em setores inteiros da economia abala Wall Street.
Os investidores abandonaram setores como o de software em favor do tradicional Dow Jones, que ultrapassou a marca de 50.000 pontos.
Leia o artigo

ESCOLHAS DO EDITOR

Durante o Festival de la Calle San Sebastian em San Juan. Todas as fotos foram tiradas nos dias 14 e 15 de janeiro de 2026.
Super Bowl de 2026: Bad Bunny, o ícone anti-Trump nascido em Porto Rico
Leia o artigo
Ariane de Rothschild, presidente do grupo Edmond de Rothschild, em conferência de imprensa em Paris, no dia 3 de dezembro de 2025.
Reveladas as ligações comerciais de Jeffrey Epstein com a banqueira Ariane de Rothschild
Leia o artigo
O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, em uma cerimônia no Memorial Nacional do Holocausto em Ottawa, Canadá, em 27 de janeiro de 2026.
'O Canadá é melhor ser o 28º membro da UE do que o 51º estado dos EUA.'
Leia o artigo

OPINIÃO

'A dependência dos EUA está profundamente enraizada na mentalidade europeia.'
 A Europa continua a ter dificuldades em encontrar a sua própria voz no cenário internacional porque permanece presa a uma dependência cognitiva de Washington, escreve Rosa Balfour, diretora do think tank Carnegie Europe.
A Europa respirou aliviada após o Fórum Econômico Mundial realizado em Davos, na Suíça, de 19 a 23 de janeiro. O país evitou a maior crise da história da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) : a tentativa dos Estados Unidos de anexar a Groenlândia. Mas ainda não está claro se o episódio ajudará os europeus a confiarem mais uns nos outros do que nos EUA, ou se a inevitável próxima crise exporá novamente as divisões entre eles. O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, foi aplaudido em Davos por seu apelo à resistência ao imperialismo americano. Será que a Europa o seguirá?
Leia mais
Os EUA versus os direitos humanos
Leia o artigo

MAIS HISTÓRIAS

Sanae Takaichi, do Japão, se sente encorajada pela vitória esmagadora nas eleições antecipadas.
O Partido Liberal Democrático (PLD), de extrema-direita, garantiu uma maioria esmagadora nas eleições de domingo. Espera-se que o novo equilíbrio de poder permita à primeira-ministra, apoiada durante a campanha pelo presidente dos EUA, Donald Trump, acelerar a implementação de sua agenda linha-dura.
Leia o artigo
A UE adverte a Meta de que ela deve abrir o WhatsApp para chatbots de IA concorrentes.
A Comissão Europeia afirmou que uma alteração nos termos da Meta "efetivamente" impediu que assistentes de inteligência artificial de terceiros se conectassem aos clientes por meio da plataforma de mensagens desde janeiro.
Leia o artigo
'As antigas cidades-estado descritas por Tucídides assemelham-se às potências médias do século XXI.'
As potências médias atuais estão reformulando suas alianças para confrontar os Estados Unidos de Donald Trump, assim como as cidades-estado sicilianas fizeram contra a Atenas imperialista no século V a.C., argumenta o historiador Robert Zaretsky.
Leia o artigo
No Centro Pompidou-Metz, a tardia ressurreição da escultora Louise Nevelson.
A artista americana, conhecida na década de 1960 por suas instalações monumentais e imponentes, está com obras em exposição no Museu do Mosela.
Leia o artigo
Israel anuncia medidas para aprofundar o controle sobre a Cisjordânia.
As medidas, anunciadas pelo Ministro das Finanças Bezalel Smotrich e pelo Ministro da Defesa Israel Katz, incluem a revogação das normas que impediam cidadãos judeus de comprar terras na Cisjordânia, segundo um comunicado conjunto.
Leia o artigo