10 fevereiro, 2026

Instituto Moreira Salles

 

IMS Paulista exibe filmes de Gordon Parks, Agnès Varda e de cineastas da Geórgia 

Nesta terça e quarta (10 e 11/2), o Cinema do IMS Paulista recebe mais uma edição da Sessão Mutual Films. A programação apresenta obras de três gerações de cineastas georgianas: Nutsa Gogoberidze, primeira mulher diretora de cinema do país, Lana Gogoberidze, filha de Nutsa, e Salomé Alexi, filha de Lana. 

Outro destaque da semana é a sessão, na quinta (12/2), às 20h, de  A odisseia de Solomon Northup , dirigido por Gordon Parks. Exibido pela primeira vez no Brasil em cópia restaurada, o filme é uma adaptação do livro de memórias do escritor afro-americano Solomon Northup, que também inspirou o vencedor do Oscar, Doze anos de escravidão , de Steve McQueen. A sessão faz parte da mostra de filmes de Gordon Parks, que termina neste mês.

Também segue em cartaz a programação dedicada à cineasta Agnès Varda. No sábado (14/2), às 20h, o público pode assistir ao longa  Kung-Fu Master! , lançado por Varda em 1987. Confira a programação completa, com dias e horários das sessões,  no site .

Longas de Park Chan-wook, Chloé Zhao e Kaouther Ben Hania no IMS Poços 

Nesta semana, o Cinema do IMS Poços exibe três filmes internacionais lançados recentemente, entre outros destaques. Forte concorrente ao Oscar, Hamnet, dirigido por Chloé Zhao, acompanha Agnes, esposa de William Shakespeare, em sua tentativa de lidar com a morte do filho. Novo longa do cineasta sul-coreano Park Chan-wook, conhecido por Oldboy, A única saída conta a história de um homem que, diante da impossibilidade de recolocação no mercado de trabalho, passa a eliminar seus concorrentes. A voz de Hind Rajab, de Kaouther Ben Hania, reconstitui a história real de Hind Rajab, menina de seis anos encurralada em um carro sob fogo das forças israelenses em Gaza. O longa concorre ao Oscar de Melhor Filme Internacional. saiba mais
eventos
Espetáculo Caboclas, de Marina Rosa, no IMS Poços

No dia 22 de fevereiro (domingo), às 10h, o IMS Poços recebe o espetáculo Caboclas, da artista Marina Rosa. A apresentação reúne diferentes linguagens, como música e performance, para tratar da luta pela preservação do meio ambiente e de ancestralidade, entre outros temas. O repertório inclui canções de nomes como João Nogueira, além de composições próprias da artista. A entrada do evento, que integra a série Música na Jabuticabeira, é gratuita.  
saiba mais
Palestras com Deborah Willis no IMS Paulista

Referência nos estudos da fotografia e da cultura visual afro-americana, a pesquisadora e artista Deborah Willis participa de dois bate-papos com o público no IMS Paulista. Nos encontros, marcados para os dias 26 e 28 de fevereiro, Willis analisará a obra de Gordon Parks, exibida na mostra A América sou eu, e abordará a representação do corpo negro na fotografia, do século XIX à produção contemporânea. As palestras são gratuitas, com distribuição de senhas 1 hora antes e limite de 1 senha por pessoa. Veja mais informações no site.
exposições | IMS Paulista
Agnès Varda 

A exposição Fotografia AGNÈS VARDA Cinema reúne cerca de 200 fotografias tiradas pela artista nas décadas de 1950 e 1960. Entre os destaques, estão as imagens que Varda produziu na China, em 1957, quando viajou ao país como parte de uma delegação francesa. Grande parte inéditas, as fotografias foram tiradas após a Revolução Maoísta e antes da Revolução Cultural. Por cerca de dois meses, Varda percorreu cidades, portos, fábricas, templos e comunidades rurais, registrando cenas cotidianas, personagens comuns e as transformações em curso no país. Sua câmera também focou bastante nas crianças, vistas por Varda como a esperança do futuro de um país em revolução. saiba mais
Gordon Parks | Últimas semanas

Este é o último mês para visitar a retrospectiva Gordon Parks: a América sou eu, em cartaz até 1/3. A mostra apresenta a trajetória, a obra e o legado do fotógrafo Gordon Parks, que documentou a história da população negra norte-americana no século 20, dos movimentos sociais à vida cotidiana. Para as curadoras, Janaina Damaceno e Iliriana Fontoura Rodrigues, "a exposição é um reencontro com a história negra americana, mas também com um dos mais importantes fotógrafos do século XX, aquele que melhor documentou como a dignidade, o autocuidado e a beleza se tornaram formas de resistir a um sistema que desejava o aniquilamento de pessoas negras". saiba mais
loja IMS
Publicação | serrote #51

Em sua 51ª edição, a serrote, revista de ensaios do IMS, publica textos do sul-africano William Kentridge, da uruguaia Cristina Peri Rossi e da argentina María Negroni, entre outros. Em “Aquilo que eu desenhei”, Kentridge, um dos mais influentes artistas contemporâneos, discorre sobre seu trabalho, sua infância e seus processos artísticos tendo como eixo o estúdio em Joanesburgo, cidade onde nasceu, em 1955, e onde vive até hoje.“Esta é uma história natural da pintura, mas também uma história natural do eu", escreve o artista.
Saiba mais sobre a serrote #51 no site da revista.