10 fevereiro, 2026

Lado B - Edição N° 1.715

10/02/2026
Por Ivan Longo
Bom dia.

No campo político, o PL vive nova crise após prefeitos ligados a Flávio Bolsonaro posarem com Lula, irritando Valdemar Costa Neto. Edinho Silva afirmou que o MDB é prioridade na chapa de Lula, enquanto começou a tramitar na Câmara o projeto do fim da escala 6x1, recolocando os direitos trabalhistas no centro do debate.

No Brasil, um piloto da Latam foi preso suspeito de integrar uma rede de pedofilia. Na área social, a Fórum alerta para duas datas do CadÚnico decisivas para manter benefícios em 2026 e lembra que escolas não podem exigir itens indevidos na lista de material.

No cenário internacional, Ghislaine Maxwell busca perdão de Donald Trump, enquanto vítimas do caso Epstein preparam uma lista de cúmplices. Trump também foi contestado por um atleta olímpico dos EUA. Na China, uma empresa anunciou recorde mundial em fusão nuclear, ao emular tecnologia do Sol e prometer energia mais barata.

Na cultura, um livro valoriza quem faz o Carnaval acontecer fora dos holofotes. Bad Bunny volta a confrontar Trump, e o cinema brasileiro ganha espaço com Dias e Dias, filme sobre a mobilidade urbana em São Paulo a partir do olhar de profissionais periféricos. Leia no Lado B, a newsletter diária da Fórum.

 
Clique nos links abaixo e boa leitura!
Prefeitos do PL, de Flávio Bolsonaro, tiram fotos com Lula: Costa Neto “vai bater neles”
 
Enquanto Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ataca Lula em entrevista na França, após tour por Israel, Bahrein e Emirados Árabes, prefeitos de seu partido, o PL, posaram para foto com Lula nesta segunda-feira (9) em Mauá, durante ato do Novo PAC Saúde, quando o presidente anunciou R$ 37,4 milhões do SUS para o município da grande São …  Leia aqui.
Veja também:

“Claro que nós queremos o MDB conosco”, diz Edinho Silva sobre chapa de Lula nas eleições
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, afirmou nesta segunda-feira (9) que mantém conversas com o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, para uma eventual aliança voltada para as eleições presidenciais. Contudo, o dirigente reconhece as dificuldades de um eventual acerto. “O MDB participa do governo do presidente Lula, tem ministérios importantes, …

Agora vai: Motta libera e fim da escala 6×1 começa a tramitar na Câmara

O encaminhamento da Proposta de Emenda Constitucional para alterar as regras da jornada laboral no Brasil e pôr fim à escala 6×1 ganhou impulso nesta semana, com o envio do texto à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o passo inicial de tramitação da matéria. Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Casa, tomou a …
Veja momento em que piloto da Latam é preso suspeito de rede de pedofilia
 
Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, já estava na cabine da aeronave que faria o voo para o Rio de Janeiro quando foi abordado por policiais civis  Leia aqui.
Veja também:

Atualização do CadÚnico: duas datas importantes para regularizar o cadastro e não perder beneficios em 2026
Quem depende do Bolsa Família precisa redobrar a atenção em 2026. O governo apertou o cerco sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e quem estiver com informações desatualizadas corre o risco de ficar sem receber ao longo do ano. O CadÚnico é o cadastro que o governo usa para conferir quem tem direito ao benefício. É …

Nem itens de escritório, nem itens coletivos: veja o que a escola não pode pedir na lista de material escolar

Todo começo de ano letivo traz a mesma preocupação para pais e responsáveis: a lista de material escolar. Entre cadernos e lápis, muitas escolas ainda incluem itens que, pela lei, não podem ser cobrados das famílias. A legislação é direta. Custos de limpeza, manutenção e administração da escola já devem estar embutidos na mensalidade. Quando …
Ghislaine quer perdão de Trump, mas vítimas farão lista de comparsas
 
Ghislaine Maxwell, a companheira de Jeffrey Epstein, ficou calada durante tentativa de entrevistá-la feita nesta segunda-feira, 9, pelo comitê do Congresso que está investigando o caso Ouvida remotamente, de dentro da cadeia, ela alegou o direito constitucional de não se incriminar. O advogado de Ghislaine reiterou que ela pode exonerar o presidente Donald Trump de …  Leia aqui.
Veja também:

Atleta olímpico dos EUA responde Trump após ser chamado de “perdedor” pelo presidente
O esquiador estadunidense Hunter Hess, que representa seu país nas Olimpíadas de Inverno de Milão/Cortina, respondeu à declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que ele é um “verdadeiro perdedor” por expressar emoções mistas sobre sua participação na competição. “Representar os EUA neste momento me traz sentimentos contraditórios. Acho que é um pouco …

Empresa chinesa emula tecnologia do sol e atinge recorde mundial para fusão nuclear: energia mais barata para todos

A startup chinesa Energy Singularity, com sede em Xangai, anunciou um avanço significativo no desenvolvimento de energia por fusão nuclear, tecnologia que busca replicar o processo que gera energia no Sol. Seu equipamento experimental, chamado HH70, manteve um plasma estável por 1.337 segundos (mais de 22 minutos), estabelecendo um novo recorde mundial entre dispositivos construídos …
Bad Bunny: quem é o artista que desafiou Trump e bate recordes na América Latina
 
Benito Antonio Martínez Ocasio, conhecido artisticamente como Bad Bunny, ganhou notoriedade no Brasil após a apresentação histórica no Super Bowl 2026, recheada de significados políticos contra o regime de Donald Trump nos EUA. Com duas datas esgotadas em São Paulo, o rei do reggaeton é um dos artistas mais influentes da música contemporânea. Nascido em …  Leia aqui.
Veja também:

“Eu sou do Samba”: livro mostra protagonismo daqueles que fazem Carnaval acontecer
Longe dos holofotes da Marquês de Sapucaí, o Carnaval carioca é feito por milhares de mãos que costuram fantasias, afinam tambores, ensaiam passos e mantêm viva uma tradição que atravessa gerações. É esse universo cotidiano, quase sempre invisível, que ganha protagonismo em Eu sou do Samba, novo livro de José Leonídio Pereira, que chega ao …

“Dias e Dias”: profissionais periféricos retratam em filme mobilidade em São Paulo

Ambientado entre a Zona Sul e o Centro de São Paulo, média-metragem acompanha Caíque, jovem fotógrafo dividido entre a estabilidade do trabalho e o desejo de viver de arte
APOIE. SEM O SEU APOIO A FÓRUM NÃO EXISTE
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE HOJE NA REVISTA FÓRUM