O Instituto Conhecimento Liberta (ICL) vem a público manifestar sua total indignação e repulsa diante do comportamento violento, baixo e intimidatório do deputado estadual Paulo Bilynskyj ocorrido durante um evento público no qual estava presente o jornalista do ICL Guga Noblat.
Durante a ocasião, registrada em vídeo, o deputado partiu para a intimidação física contra nosso colega Noblat. Bilynskyj chegou ao ponto de se aproximar agressivamente de Noblat e agarrar sua nuca, em um gesto absolutamente violento e nunca visto na imprensa mundial.
Este comportamento não nos surpreende vindo do referido parlamentar.
Paulo Bilynskyj foi expulso da Polícia Civil de São Paulo por ter divulgado um vídeo com apologia ao estupro e ao racismo.
Bilynskyj ficou nacionalmente conhecido em 2020 pela briga que acabou na morte de sua ex-namorada. O então delegado foi baleado seis vezes pela então namorada, que teria cometido suicídio, segundo conclusão da investigação policial. A família dela, no entanto, contestou a versão, e fala em assassinato da filha. Esses fatos constam em registros públicos e foram alvo de investigações e denúncias jornalísticas rigorosas.
E mais: em um discurso na Câmara de Deputados em 2023, Bilynskyj homenageou seu bisavô, que lutou na Segunda Guerra Mundial em uma divisão nazista na Ucrânia.
O deputado não está apenas desrespeitando o Parlamento e a imprensa – está atentando contra as bases da democracia. O Instituto Conhecimento Liberta irá acionar o deputado Paulo Bilynskyj judicialmente em todas as esferas cabíveis, cíveis e criminais, além de pressionar o presidente da Câmara Hugo Motta para proceder a cassação de seu mandato.
O ICL não espera covardia da presidência da Casa neste momento.
Também informaremos formalmente o Ministério Público e as demais entidades de proteção à imprensa e à integridade de jornalistas, no Brasil e no mundo, para mostrar como a extrema direita age quando se trata de liberdade de imprensa e de expressão. Uma extrema direita que odeia a democracia enquanto se fantasia para o mundo como democrata.
Não aceitaremos intimidação. Não aceitaremos violência como ferramenta de debate público. O ICL não tem medo.
A agressão ao jornalista do ICL ocorreu em um contexto onde Paulo Bilynskyj e seus colegas da extrema direita bloqueiam os trabalhos da Câmara dos Deputados para “lutar pela liberdade de expressão”. A cena não poderia ser mais vil e nojenta. Bilynskyj não está ao lado da liberdade de informar; na prática, ele usa a força bruta, o constrangimento e a agressão como método para silenciar adversários e intimidar comunicadores, exatamente como faziam os comandantes de seu avô na Europa em guerra.
Leandro Demori Diretor de Jornalismo Instituto Conhecimento Liberta
Saiba mais sobre o ocorrido
|