13 agosto, 2025

ICL Notícias

 

DESTAQUES

Motta faz ofensiva após motim e determina que comissões votem distribuição de emendas


Primeiras votações para definir o destino do dinheiro ocorrerão já nesta quarta (13)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reuniu os presidentes de seis comissões da Casa nesta terça-feira (12) e determinou que acelerem a indicação das emendas parlamentares alocadas nesses colegiados. As primeiras votações para definir o destino do dinheiro ocorrerão já nesta quarta (13).


A convocação faz parte de uma ofensiva de Motta para tentar recuperar o controle da Câmara, após o motim que o impediu de presidir as sessões por quase 30 horas com o objetivo de pressioná-lo a aprovar a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente está preso desde o início do mês por descumprir medidas cautelares. (...)


Ler matéria completa

NOTÍCIAS DO DIA

Impasse sobre fim do foro expõe racha no Centrão e enterra anistia

Justiça determina suspensão de redes de Hytalo Santos, exposto por Felca 

Oposição ameaça obstruir projeto contra adultização nas redes

Lula anuncia hoje R$ 30 bilhões para empresas afetadas por tarifaço


ARTIGOS EXCLUSIVOS

Fidel Castro: Cuba e seu legado


Explore a vida e o impacto de Fidel Castro, desde sua juventude até seu papel como líder de Cuba. Descubra os avanços sociais de seu governo para o país

Cuba: uma viagem pela história e legado de um país em transformação


Descubra a rica história de Cuba, desde suas raízes pré-colombianas ao legado da Revolução Cubana e transformações contemporâneas sob a liderança do país no G77


REVOLUÇÃO

Há quase 100 anos, nascia Fidel Castro


Em 13 de agosto de 1926, nasceu em Birán, Cuba, Fidel Alejandro Castro Ruz. Filho de um imigrante espanhol e de uma ex-empregada doméstica, teve acesso à educação e cedo se envolveu com política e justiça social. Liderou a Revolução Cubana ao lado de Che Guevara, derrubando a ditadura de Fulgencio Batista em 1959.


No poder, promoveu reformas profundas: redistribuiu terras, nacionalizou setores estratégicos e tornou educação e saúde gratuitas e universais. Essas políticas transformaram Cuba em referência mundial nesses campos, com altos índices de alfabetização e um sistema de saúde reconhecido internacionalmente.


Mesmo sob embargo econômico imposto pelos Estados Unidos desde 1962, o país manteve avanços sociais e desenvolveu programas de cooperação com outras nações, enviando médicos e professores para diferentes continentes. Cuba também se destacou por sua produção cultural, esportiva e pela defesa da soberania nacional.


Fidel morreu em 2016, aos 90 anos, deixando um legado que segue em debate. Sua trajetória marcou a história de Cuba e a projetou como símbolo de resistência, influenciando gerações dentro e fora da ilha.

COLUNA ICL


Por que Lev Tolstói foi excomungado pela Igreja e o que isso tem a ver conosco?


Escritor russo fez distinção entre religiosidade e espiritualidade através de um conto oportuno para pensarmos a situação brasileira atual


Em 1901, o Sínodo da Igreja Ortodoxa Russa excomungou o Tolstói alegando que o famoso escritor, através da sua literatura, popularizava ensinamentos contrários a Cristo e à Igreja. Foi considerado herege por supostamente ser anticristão e anti-Igreja.


O motivo pelo qual exploro este tema na coluna da semana, recuperando o cenário gélido da Rússia na primeira década do século passado, tem a ver com o contexto religioso brasileiro atual. São muitas as possibilidades de conexões. Vamos ao conto e faça os seus próprios paralelos.


xxx


Três monges russos viviam isolados numa ilhota em estado meditativo e contemplativo. O lugar não era frequentado, mas nos arredores existia a reverência pelo espaço tido como sagrado. Muitos construíam estórias sobre os três misteriosos habitantes da ilha. Pescadores alimentavam versões fantasiosas e cheias de mistérios.[1] (...)


Leia mais na coluna de Valdemar Figueredo