06 junho, 2025

Negócio Fechado | 5 Fatos | CNN

 

Sexta-feira, 6 de junho de 2025
Rompimento entre Musk e Trump ameaça império empresarial do bilionário

decisão de Elon Musk de apoiar totalmente Donald Trump nunca fez muito sentido. Sua abordagem devastadora para romper com Trump é ainda mais difícil de compreender.

Como um aliado próximo de Trump, as ações de Musk inevitavelmente afetaram a Tesla – a maior parte de seu império empresarial e fabricante de um dos itens mais visíveis e caros que os americanos podem comprar: veículos elétricos.

Primeiro, Musk afastou os principais clientes da Tesla, os democratas da costa, ao investir dinheiro e usar sua influência para ajudar Trump a retornar à Casa Branca. Depois, ele atacou duramente a força de trabalho federal.

BOLSA E DÓLAR NESTA SEXTA-FEIRA

O desempenho dos mercados hoje. Veja aqui

dólar à vista teve leve queda ante o real nesta sexta-feira (6), na menor cotação em oito meses, conforme os investidores analisam o relatório de emprego dos Estados Unidos para maio a fim de avaliar o impacto das tarifas do presidente Donald Trump na maior economia do mundo e em meio à expectativa pelo pacote de medidas fiscais do governo Lula, que pode substituir a alta do IOF.
 

dólar à vista caiu 0,30%, a R$ 5,5701 na venda. Na semana, a moeda acumula queda de 2,63%.

Já o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, teve queda de 0,10%, a 136.102,10 pontos. Com isso, a bolsa acumulou recuou de 0,67% na semana.

CESTA BÁSICA, VEÍCULOS, CHUVAS
Macroeconomia

O valor do conjunto dos alimentos básicos caiu em 15 das 17 capitais pesquisadas em maio de 2025, segundo dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

As exportações brasileiras de veículos de passageiros cresceram 86% em maio de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

As chuvas que atingirão as hidrelétricas do Brasil em junho deverão ficar acima das projeções iniciais, divulgadas na semana passada, de acordo com novos dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) publicados nesta sexta-feira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma reunião com empresários franceses durante sua visita à França, onde discutiu o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O encontro, que ocorreu nesta sexta-feira, foi marcado por um discurso do presidente brasileiro no Fórum Econômico, no qual ele defendeu a ampliação da venda de produtos entre os dois países.

As importações de diesel pelo Brasil alcançaram em maio seu maior volume desde outubro de 2024, diante de menor produção, aumento da demanda interna e uma janela de compras no início do mês, segundo avaliação do analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Bruno Cordeiro, nesta sexta-feira.

JBS, CHIPS, COCA-COLA
Negócios

 

JBS terá suas ações negociadas por meio dos Brazilian Depositary Receipts (BDRs) a partir de segunda-feira (9) na B3, em mais uma etapa do processo de dupla listagem realizado pela companhia.

As ações da Broadcom caíam 2% nesta sexta-feira (6), depois que a previsão de receita da empresa para o terceiro trimestre não conseguiu impressionar os investidores, que têm estado extremamente otimistas com as ações de empresas de chips em meio ao crescimento da tecnologia de inteligência artificial.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorizou, nesta sexta-feira, a retomada das atividades de produção em uma fábrica da Coca-Cola, em Fortaleza (CE).

CRESCIMENTO ECONÔMICO
PIB do 1º tri indica que país pode crescer acima da média mundial, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (6) que o crescimento do Brasil no primeiro trimestre indica que o país pode surpreender o mundo e expandir acima da média mundial em 2025, apontando para o desempenho da agricultura como fator que permitirá que a economia cresça "um pouco mais" no ano.

"Eu sonho que a gente vai crescer mais que os pessimistas dizem que a gente vai crescer. Se ano passado a gente cresceu 3,4% com a agricultura não crescendo tanto quando se esperava, acho que o crescimento da agricultura deste ano pode permitir que a gente possa crescer um pouco mais", disse Lula.

PAYROLL
▸Criação de vagas de emprego nos EUA desacelera em maio

A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos desacelerou em maio em meio às incertezas tarifárias, enquanto a taxa de desemprego permaneceu em 4,2%, potencialmente dando ao Federal Reserve cobertura para adiar a retomada dos cortes na taxa de juros por algum tempo.

A economia dos EUA abriu 139 mil vagas no mês passado, após 147 mil em dado revisado para baixo em abril, informou o Escritório de Estatísticas do Trabalho do Departamento do Trabalho em seu relatório de emprego nesta sexta-feira (6).

Sexta-feira, 6 de junho de 2025

A Trump Media, empresa ligada a Donald Trump, acionou a justiça americana para que o ministro Alexandre de Moraes seja responsabilizado por suposta censura a cidadãos e empresas dos EUA; no STF, a primeira turma começa a julgar hoje, a partir das 11h, o recurso apresentado pela defesa da deputada Carla Zambelli, na condenação por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça; na Casa Branca, as tensões entre Elon Musk e Donald Trump aumentam após o bilionário concordar com o impeachment do presidente em publicação no X; em Kiev, diversos mísseis balísticos foram lançados contra a Ucrânia, o episódio é uma resposta russa à última ofensiva ucraniana; no futebol, a Seleção Brasileira não saiu do 0 a 0 contra o Equador, na estreia do técnico Carlo Ancelotti.

Ação contra Moraes


A Trump Media, empresa ligada ao presidente Donald Trump, acionou a Justiça dos Estados Unidos nesta sexta-feira (6) para que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja responsabilizado por suposta censura a cidadãos e empresas americanas. A ação foi apresentada pela plataforma Rumble — que pertence à Trump Media — no Distrito Central da Flórida. O documento, obtido pela CNN, tem 62 páginas e afirma que Moraes violou a Primeira Emenda da Constituição dos EUA ao emitir "ordens secretas de censura extraterritorial" contra usuários e plataformas sediadas em território americano. O documento cita o inquérito das Fake News como instrumento para Moraes perseguir adversários do presidente Lula, e o caso recente de abertura de investigação contra o Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal licenciado que está morando nos Estados Unidos.

Carla Zambelli


A Primeira Turma do STF começa a julgar hoje, a partir das 11h, um recurso apresentado pela defesa da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), no caso em que ela já foi condenada a dez anos de prisão por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro Alexandre de Moraes é o relator do caso e foi quem pediu ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, para reduzir o tempo de análise do recurso, que foi de uma semana para um dia. Os ministros têm até às 23h59 para votar. Com o julgamento, a parlamentar pode ter seu processo acelerado, para entrar no chamado trânsito em julgado -- quando se esgotam todos os recursos da parte condenada. Caso os ministros entendam que não há como analisar nenhum outro recurso, ao finalizar o julgamento, as penas definidas na condenação da deputada já poderão ser aplicadas.

Musk x Trump


Elon Musk pediu o impeachment do presidente dos EUA, Donald Trump, em meio a uma troca de farpas entre os dois na quinta-feira (5). "Sim", Musk postou no X em resposta a outro usuário que escreveu: "Presidente vs. Elon. Quem ganha? Aposto no Elon. Trump deveria sofrer impeachment e JD Vance deveria substituí-lo". Em outra publicação, Musk escreveu: "Em vista da declaração do presidente sobre o cancelamento dos meus contratos governamentais, a @SpaceX começará a descomissionar sua nave espacial Dragon imediatamente". Tal medida poderia ter um efeito devastador sobre a Estação Espacial Internacional e a NASA. Veja a linha do tempo dos desentendimentos entre Elon Musk e Donald Trump, que também aumentou o tom e se disse decepcionado com o bilionário, ameaçando cancelar contratos e subsídios do governo com as empresas de Musk. O republicano afirmou que o empresário "enlouqueceu" com a saída do governo.

Ataque a Kiev


Mísseis balísticos e drones russos foram lançados contra a Ucrânia de várias direções, informou a Força Aérea Ucraniana no Telegram nesta sexta-feira (6), no horário local. Incêndios causados ​​pela queda de destroços foram relatados em prédios em Kiev, enquanto a Ucrânia tentava repelir o ataque russo, disse o chefe da Administração Militar da Cidade de Kiev, Tymur Tkachenko. Um produtor da CNN na região relatou ter ouvido pelo menos duas explosões. Tkachenko acusou a Rússia de atingir áreas residenciais com o ataque de drones, afirmando que um prédio alto no distrito de Solomyansky, em Kiev, foi danificado. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, também relatou incêndios nos distritos de Holosiivskyi e Darnytskyi, na capital ucraniana. Unidades de defesa aérea ucranianas foram ativadas na área de Obolon, em Kiev, informou Klitschko no Telegram nesta manhã. 

Brasil x Equador


No primeiro jogo sob comando do técnico Carlo Ancelotti, o Brasil ficou no empate em 0 a 0 com o Equador, pela 15ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Com o resultado em Guayaquil, a Seleção Brasileira chega aos 22 pontos e fica na 4ª posição, mas pode ser ultrapassada pela Colômbia, que ainda joga na rodada. Para além do placar sem gols, chamou a atenção a postura do time brasileiro, que não conseguiu impor seu jogo e criou pouquíssimas chances claras. Do outro lado, tinha um time bastante organizado. O Equador faz grande campanha, assumindo provisoriamente a 2ª posição da tabela, e precisava da vitória diante da torcida para se garantir na Copa de 2026.
Veja sobre o que as pessoas estão falando.
Leia e compartilhe as notícias

 
Harvard
Juíza veta proibição de Trump para estudantes internacionais

Plano Safra
Governo vê redução do juro como próximo passo

Marco Civil da Internet
STF tem dificuldade para consenso sobre redes; veja votos dos ministros

Léo Lins
"Se rir virou crime, o silêncio virou regra", diz humorista após condenação

NBA
No último lance, Pacers vencem Thunder e saem na frente nas finais
20 anos
Esta sexta-feira (6) marca os 20 anos a entrevista que revelou o escândalo do Mensalão, crise que abalou o primeiro mandato de Lula. Leia mais

"Eu botei dois milhões na conta dele. Lá fora tudo é mais caro, eu tenho dois netos e ele tá lá fora, eu não quero que ele passe por dificuldades"

Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, ao afirmar que transferiu dinheiro para o filho, deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Leia mais

Em entrevista à CNN, o economista Nouriel Roubini, conhecido mundialmente como Dr. Catástrofe, após prever a crise de 2008, afirmou que "o Brasil é o país do futuro" que não se realiza sem reforma. Assista.