25 junho, 2025

ICL Notícias

 


DESTAQUES

Deputados querem derrubar reajuste de IOF para obrigar governo a cortar recursos de educação e saúde


Para Lindbergh, medida é sobre justiça tributária, faz com que "ricaços" deem sua parcela de contribuição

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, em suas redes sociais, que vai pautar para esta quarta-feira (25) a votação, em Plenário, do projeto (PDL 314/25) que pode derrubar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Na semana passada, os deputados aprovaram o requerimento de urgência 

da proposta.


O Plenário tem sessão marcada para as 13h55.


A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 314/25, do líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), que suspende o decreto do governo que amenizou o aumento de alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O requerimento foi aprovado por 346 votos contra 97. (...)


Ler matéria completa

NOTÍCIAS DO DIA

Senado pode decidir hoje se Câmara vai aumentar número de deputados

Brasileiros protestam nas redes de presidente da Indonésia por demora no resgate de Juliana Marins

Ministro Rui Costa mantém silêncio sobre escândalo na Abin, que faz parte da sua pasta

Veja 10 cursos técnicos que podem garantir salários de até R$ 6 mil


ARTIGOS EXCLUSIVOS

A importância da leitura e literatura em tempos pós-modernos


Em 2024, a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil“, do Instituto Pró-Livro, revelou um dado alarmante: pela primeira vez, o número de não leitores no país ultrapassou o de leitores. (...)

Ditadura: a influência do anticomunismo e dos Estados Unidos no golpe 64


Como os Estados Unidos e o medo do comunismo foram os responsáveis para o 64 e sustentaram um dos regimes mais autoritários da história do Brasil.

CURIOSIDADE

25 de junho é Dia do Imigrante no Brasil

A história do Brasil é também a história de quem veio de fora. O Dia do Imigrante, celebrado em 25 de junho, reconhece milhões de pessoas que deixaram seus países para buscar uma nova vida por aqui. Gente que chegou com pouco, muitas vezes só com a própria força de trabalho, e ajudou a construir o Brasil em cada canto, cidade e roça.


A data foi oficializada em 1957, em São Paulo, e marca o fim da Semana da Imigração Japonesa. Mas vai muito além de uma única origem. Italianos, japoneses, sírios, congoleses, haitianos e tantas outras comunidades deixaram suas marcas na cultura, na economia e no cotidiano do país.


Lembrar o Dia do Imigrante é lembrar que nenhum país se faz sozinho. É reconhecer a importância de acolher, ouvir e garantir direitos para quem cruza fronteiras em busca de dignidade. Porque migrar é um ato de coragem. E acolher, um ato de humanidade.


COLUNA ICL


O genocídio em Gaza e uma entrevista que me assombra há semanas


O jornalista palestino Ramzy Baroud perdeu 56 familiares na guerra. E então parou de contar


Como jornalistas, às vezes ouvimos histórias que ficam pra sempre com a gente. Grudam no fundo do nosso cérebro.


A sensação de impotência diante da injustiça, sobretudo quando é injustiça fabricada, compulsória, cheia de cúmplices, é avassaladora.


E a entrevista que fiz com o jornalista palestino Ramzy Baroud para o podcast Pauta Pública (que você pode ouvir aqui) me assombra há semanas.


Fico repassando as imagens de horror que ele descreve e as análises precisas que faz, pensando que não estamos falando de atrocidades do passado mas do presente, que se desenrolam enquanto eu escrevo essa coluna. Enquanto você lê essa coluna. (...)


Leia mais na coluna de Andrea Dip