30 junho, 2025

ICL Notícias

 


DESTAQUES

Sóstenes: Congresso dificultará liberação de recursos à indenização de vítimas de fraudes do INSS


Enquanto faz discurso de economia do dinheiro público, líder do PL votou para deputados acumularem salário e aposentadoria

Em meio à sua participação no ato esvaziado convocado por Jair Bolsonaro na avenida Paulista, neste domingo (29), o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou o novo front de embate que a oposição quer abrir para atrapalhar a gestão do governo federal.


Diante da anunciada providência da equipe de Lula de editar Medida Provisória para conseguir crédito extraordinário com objetivo de ressarcir as vítimas das fraudes ocorridas no INSS, Sóstenes disse que haverá forte resistência no Congresso. (...)


Ler matéria completa

NOTÍCIAS DO DIA

Acusado nas redes de ser ‘inimigo do povo’, Motta se reúne com 50 empresários na casa de Doria

Congresso eleva gastos em mais de R$ 100 bi, travando ajuste fiscal

Onda de memes sobre o Congresso rotula parlamentares de ‘defensores dos ricos’ e ‘gastadores’

Lutador usa técnicas de Muay Thai para conter ataque de pitbulls no MS


ARTIGOS EXCLUSIVOS

5 verdades que desmontam o ‘milagre econômico’ da ditadura militar


Delfim Netto, ministro da Fazenda durante a ditadura militar, dizia que era preciso fazer o bolo crescer para depois distribuí-lo. Mas parece que só as elites comeram

Festival de Parintins: a cultura que o Brasil esquece de ensinar


Mais do que uma disputa entre bois, o Festival de Parintins é um grito de memória, identidade e resistência que o Brasil ainda não aprendeu a ouvir

CURIOSIDADE

30 de junho é Dia do Bumba Meu Boi

A história do Bumba Meu Boi nasceu no século XVIII e gira em torno de Pai Francisco, um homem negro escravizado que mata o boi preferido do patrão para atender ao desejo de Mãe Catirina, sua esposa grávida, que queria comer língua de boi. Quando o dono descobre, ameaça puni-los, mas o boi é curado por curandeiros e pajés. O perdão vem em clima de festa.


Esse enredo virou espetáculo popular com música, dança e crítica social. No Maranhão, é patrimônio imaterial. No resto do país, segue vivo em diferentes versões e sotaques, reafirmando a força das culturas afro e indígenas nas tradições brasileiras.


Em 2019, o Bumba Meu Boi foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. O título reforça o valor dessa manifestação como símbolo de resistência, memória e identidade coletiva.

COLUNA ICL


A cimeira da servidão voluntária


A imagem da Europa nesta cimeira é a de uma potência que perdeu o respeito pelo seu próprio passado


Em 2003, a Europa opôs-se à invasão do Iraque. Em 2008, a Europa recusou a adesão da Ucrânia e da Geórgia à aliança atlântica proposta pelos Estados Unidos. Agora, em 2025, a Europa satisfez todos os caprichos do presidente dos Estados Unidos na cimeira da Otan, aceitando aumentar os gastos em defesa para cinco por cento do Produto Interno Bruto, o mesmo é dizer que se iniciou uma corrida aos armamentos
no continente europeu.

Julgo, porém, que o pior não foi o conteúdo, mas a forma. O patético espetáculo de vassalagem marcou a cúpula. O secretário-geral da aliança, aquele lamentável político holandês que cumpre obedientemente as ordens (...)


Leia mais na coluna de José Sócrates