| PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 02/02/2026 A HarperCollins Brasil comunicou nesta segunda-feira (2) a chegada de Camila Cabete para assumir a gerência da área de educação da editora. Com formação em História e uma carreira marcada pelo pioneirismo na inovação digital dentro da indústria editorial, Camila traz uma vasta experiência em novos modelos de negócio e formatos. Em sua última experiência, Camila foi head de conteúdo da Árvore de Livros por quase cinco anos. A profissional desempenhou ainda um papel fundamental na criação da primeira distribuidora de formatos editoriais digitais no Brasil, consolidando sua posição como uma das principais vozes em tecnologia editorial no país. Seu currículo inclui uma passagem expressiva de nove anos como Country Manager na empresa global Rakuten Kobo e uma contribuição de muitos anos com o PublishNews, como articulista. Clique no Leia mais para ler como a Camila está se preparando para o novo cargo.
PUBLISHNEWS, BEATRIZ SARDINHA, 06/02/2026 Na véspera do Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, celebrado neste sábado, 7 de fevereiro, o PublishNews conversou com o polivalente Yaguarê Yamã. Nascido no Amazonas, ele é escritor, ilustrador, professor, geógrafo, e palestrante de temáticas indígenas e ambientais. Uaguarê atua diretamente na luta pela demarcação de terras dos povos indígenas e ajudou a criar a Associação do Povo Indígena Maraguá. Falante de cinco línguas indígenas, o autor se descreve como um apaixonado pela vida na floresta e da liberdade que esse espaço lhe dá. Sua relação com a escrita é de uma 'paixão a primeira vista'. Em suas visitas rotineiras à Biblioteca de Parintins, no Amazonas, Yaguarê sentiu falta da presença de obras brasileiras no acervo e, a partir disso, definiu o desejo de escrever histórias em que ele pudesse se sentir realmente representado. Clique no Leia mais para ler a íntegra da entrevista.
PUBLISHNEWS, HELENA ARAGÃO, 04/02/2026 Em 2024, a Lei Rouanet, principal mecanismo de financiamento da cultura no país, bateu recorde. Foram mais de R$ 3 bilhões destinados ao setor cultural por meio de incentivo fiscal — ou seja, valores que seriam pagos em imposto por empresas passaram a custear projetos artísticos aprovados pelo Ministério da Cultura. O montante superou em mais de 28% o melhor resultado anterior, de 2023. A fatia que as editoras (para produzir livros) e o mercado editorial no geral abocanham desse bolo, porém, é relativamente pequena — como se pode constatar em dados públicos. Por que projetos ligados à produção de livros não movimentam um volume maior de dinheiro, no âmbito das leis de incentivo? Especialistas e editores ouvidos pelo PublishNews esboçam a resposta. Clique no Leia mais para descobri-la.
PUBLISHNEWS, CARLO CARRENHO, 05/02/2026 A indústria de audiolivros sobreviveu a sucessivas mudanças de formato: o vinil deu lugar às fitas cassete, que cederam aos CDs, depois aos MP3s e, finalmente, ao streaming. Cada mudança tecnológica transformou o mercado, mas o produto fundamental permaneceu constante: uma voz humana narrando um texto, capturada e entregue como uma gravação ou arquivo de áudio. Essa constância pode estar chegando ao fim. A tecnologia de síntese de voz (text-to-speech) baseada em inteligência artificial está avançando rápido o suficiente para levantar uma questão: poderiam os próprios arquivos se tornar obsoletos, substituídos pela narração de ebooks via IA sob demanda? Esta é uma hipótese, não uma previsão. Mas vale a pena examiná-la seriamente, pois os primeiros sinais começam a surgir, e as implicações para editoras, narradores e todo o ecossistema de audiolivros podem ser profundas. Clique no Leia mais para saber quais são.
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 04/02/2026 A BolognaBookPlus divulgou nesta quarta-feira (4) o Audio Forum 2026, que será realizado em abril, no Teatro BolognaBookPlus, durante a feira na Itália. Criado em parceria com a Beat Technology, o fórum reunirá líderes globais dos setores editorial, de áudio e tecnologia para explorar a rápida evolução do cenário de audiolivros e conteúdos falados (spoken-word). Com o áudio consolidado como um dos formatos de crescimento mais rápido no mercado editorial global, o programa analisará como a tecnologia, a criatividade e as realidades comerciais estão remodelando a forma como as histórias são produzidas, distribuídas e consumidas, segundo a organização. Entre os destaques da programação, está uma conversa com Duncan Bruce, do Spotify, oferecendo uma visão sobre a abordagem da plataforma para o crescimento do áudio, engajamento de audiência e o futuro do conteúdo falado. Clique no Leia mais para ver a data e os outros convidados confirmados.
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 02/02/2026 O Rio2C abre inscrições nesta segunda, 2 de fevereiro, para o Pitching Editorial, iniciativa que aproxima o mercado editorial da indústria audiovisual ao colocar livros, histórias originais e propriedades intelectuais no radar de editoras, produtoras, plataformas de streaming e estúdios de games. As inscrições são gratuitas e aceitam projetos de ficção e não ficção. Cada participante pode inscrever até três propostas, respeitando uma modalidade por obra. A seleção considera critérios como originalidade, potencial criativo e viabilidade comercial, além de oferecer aos participantes feedback qualificado de profissionais que atuam diretamente na aquisição e no desenvolvimento de conteúdos no Brasil. Será que essa oportunidade é para você? Leia a notícia e descubra como entrar na disputa.
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 03/02/2026 O Prêmio Sesc de Literatura, uma das premiações mais tradicionais do país voltadas a escritores inéditos, está com inscrições abertas até 2 de março de 2026. Podem concorrer obras ainda não publicadas nas categorias Romance, Conto e Poesia. Os autores vencedores terão seus livros publicados pela Editora Senac Rio e receberão R$ 30 mil cada. As inscrições são gratuitas e o resultado será divulgado em agosto. O resultado será divulgado em agosto, e os vencedores serão apresentados ao público em uma cerimônia com noite de autógrafos no fim do ano. Após a publicação, os livros passam a integrar a rede de bibliotecas e escolas do Sesc em todo o país. Leia a nota completa e veja como entrar na disputa!
PUBLISHNEWS, GUILHERME SOBOTA, 03/02/2026 Laurence Hallewell, autor de O livro no Brasil (Edusp), obra de referência sobre a história do mercado editorial brasileiro, morreu aos 96 anos na Inglaterra. A informação foi confirmada ao PublishNews pela Edusp. O livro foi originalmente uma tese de doutorado escrita nos anos 1970, editada em inglês em 1982 e, no Brasil, em 1985 (pelas editoras T.A. Queiroz e Edusp), e depois em segunda edição em 2005, revista e atualizada pelo autor, pela Edusp. Desde 2012, a editora imprime a obra em versão de bolso. De acordo com o Grupo de Pesquisa Produção Editorial da Intercom, a cerimônia de cremação ocorreu nesta segunda-feira (2), no Colchester Crematorium, Essex, Inglaterra. De acordo com a Edusp, trata-se do mais completo panorama histórico da indústria editorial brasileira. Clique no Leia mais para saber mais sobre o autor.
PUBLISHNEWS, GUILHERME SOBOTA, 02/02/2026 Com dois títulos estreando na Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos desta semana — que contabiliza as vendas entre os dias 19 e 25 de janeiro de 2026 —, a Ciranda Cultural aparece em segundo lugar no ranking das editoras, consolidando um bom início de ano. Uma das novidades da editora na Lista é uma edição de O alienista, de Machado de Assis, publicado pelo selo Principis: outros três clássicos da boa literatura, também em domínio público, se somam aos tradicionais títulos infantis e juvenis da editora na relação. No total, são 10 títulos entre as diferentes categorias (quem lidera o ranking é a Sextante, com 12). Outra novidade da semana da Principis é O menino que descobriu o vento, de William Kamkwamba, com tradução de Eliana Rocha e ilustrações de Anna Hymas, na categoria Não ficção trade. O livro conta a história de uma família no Malaui, que perdeu todas as safras da estação por conta de uma seca, até que o garoto William tem uma ideia que mudaria a vida de sua família para sempre: construir um moinho de vento. Clique no Leia mais para saber mais detalhes da Lista da semana.
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 03/02/2026 No episódio do Podcast do PublishNews dessa semana o assunto é mais uma vez os clubes de leitura, mas agora especificamente sobre esses espaços focados para as infâncias. Nesta conversa reunimos a jornalista Janaína Barros, colunista do quadro Páginas da Infância, na CBN, o comunicólogo, produtor e escritor Kim Doria e a livreira Tereza Grimaldi, à frente da Livraria Miúda, em São Paulo. Os participantes compartilham as suas histórias de leitura na infância e discutem a criação de clubes de leitura para crianças, enfatizando a importância de um ambiente seguro e acolhedor. Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.
|