O novo relatório sobre a situação dos cartunistas ameaçados em todo o mundo, produzido pela Cartooning for Peace, Cartoonists Rights e seus parceiros, será lançado em março de 2026. Ele apresentará os resultados de uma pesquisa inovadora sobre as experiências online de cartunistas, bem como análises temáticas e geográficas de diversos colaboradores, incluindo Riss (presidente do Charlie Hebdo), Repórteres Sem Fronteiras, Artists at Risk Connection e Freedom Cartoonists Foundation.
Uma ferramenta poderosa para conscientizar sobre a situação dos cartunistas ameaçados em todo o mundo, este relatório também incluirá uma série de recomendações para ações de apoio a cartunistas sujeitos à censura e a ameaças de todos os tipos. Ele dá sequência ao relatório "Cartunistas na Linha de Frente" (2020-2022).
Em um contexto marcado pela ascensão do autoritarismo, os casos de ameaças identificados pela Cartooning for Peace como parte de seu monitoramento diário lançam uma luz crítica sobre o estado da democracia em todo o mundo.
A publicação deste relatório faz parte de um projeto apoiado pelo Fundo Global de Defesa dos Meios de Comunicação Social (GMDF) da UNESCO e pelo CFC, que visa documentar e destacar as ameaças enfrentadas pelos cartunistas da imprensa. |