Em 2019, Débora se tornou a primeira brasileira e a primeira sul-americana a ser finalista no Global Teacher Prize após idealizar um projeto de robótica na Escola Municipal Ary Parreiras, na capital paulista (veja mais abaixo).
Agora, segundo a fundação, a professora brasileira se tornou a primeira pessoa a receber o prêmio de educador mais influente, lançado este ano para reconhecer profissionais que usam as mídias sociais para expandir o aprendizado para além da sala de aula.
"Por meio de seu programa de 'robótica com sucata', ela transforma materiais descartados em experiências de aprendizado impactantes, inspirando alunos, comunidades e educadores no Brasil e em outros países. Parabéns, Débora!", divulgou a fundação nas suas redes sociais.
Débora recebeu o prêmio na última segunda-feira (2) de Jay Varkey, membro do Conselho da Fundação Varkey e vice-CEO da GEMS Education, em um jantar de gala no Atlantis, The Palm, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Débora Garofalo em 2026
"Receber esse prêmio foi uma grande emoção, não é uma coisa que eu estava esperando porque foi uma surpresa realmente. Mostra o quanto é importante que os nossos governantes realmente invistam na educação, que nós professores possamos ter melhores condições", afirmou ao g1.