08 fevereiro, 2026

Le Monde

 

Domingo, 8 de fevereiro de 2026

Moda, cultura, política e recomendações de endereços: duas vezes por mês, a newsletter M International traz o melhor da revista M Le magazine du Monde, em inglês.

Você recebeu esta newsletter de um destinatário? Cadastre-se aqui.

CARTA DE PARIS

Marie-Pierre Lannelongue

Marie-Pierre Lannelongue

Diretor editorial, M Le magazine du Monde

Primeiro vieram os óculos de sol espelhados com lentes azuis, que lembravam Top Gun , no pódio do Fórum Econômico Mundial em Davos. Depois, houve aquele grosso casaco de algodão estilo "carpinteiro", um favorito entre os hipsters parisienses, usado com calças de terno levemente brilhantes e gravata preta no refeitório de uma escola de ensino fundamental durante uma visita oficial. O presidente Emmanuel Macron entrou na reta final de seu segundo e último mandato em um clima político particularmente lento, onde nada parece acontecer enquanto todos aguardam a ascensão da extrema direita ao poder. Nesta fase, o único suspense real é se Marine Le Pen, a líder de longa data do partido de extrema direita Rassemblement National, poderá concorrer à eleição presidencial, visto que está envolvida em um julgamento por desvio de verbas públicas. Na realidade, esse suspense é bastante tênue, já que até ela parece ter se resignado a deixar seu sucessor aparente, o jovem e bem-vestido Jordan Bardella, concorrer em seu lugar. Uma estrela do TikTok com aparência de modelo, o jovem de 30 anos agora está extraoficialmente em um relacionamento com uma princesa loira que por acaso tem o sobrenome Bourbon, como a dinastia dos reis franceses. Ela também faz sucesso nas redes sociais. Isso acontece no momento certo para completar a normalização da extrema direita: uma princesa, e rica ainda por cima, para esse rapaz de origem humilde que fez disso um tema central de sua campanha. Como uma versão invertida de Cinderela e seu Príncipe Encantado, é a personificação dos sonhos. Que comece a batalha. O mundo dos negócios está correndo para conhecer Bardella, e um artigo recente relatou que Alexandre Arnault, um dos herdeiros do grupo LVMH, organizou um jantar para apresentar o jovem líder a seus amigos do mundo empresarial. O encontro foi um sucesso. Desde então, eles têm trocado mensagens e curtidas no Instagram.

Mas voltemos aos óculos de sol estilo aviador e ao blazer do presidente Macron. Enquanto tudo isso acontecia para a extrema-direita, ele se preocupava com o seu visual. Não só isso. Mas ainda assim. E, quando se trata de estilo e sua análise, não há especialista maior na França do que o elegante, culto e implacável Marc Beaugé. Autoridade em estilo sartorial, Beaugé publicou sua primeira coluna, "Será que alguma vez é uma boa ideia...?", em 23 de setembro de 2011, na edição inaugural da revista M Le . Desde então, ele continua comentando – e frequentemente desconstruindo – tanto as tendências de rua quanto o estilo dos políticos na revista M e no popular programa de televisão francês Quotidien . Alerta de spoiler: quando perguntado "Será que alguma vez é uma boa ideia...?", este defensor do estilo clássico responde, na maioria das vezes, "não". Basta dizer que os óculos usados ​​pelo presidente por duas semanas para proteger um olho afetado por uma pequena hemorragia não receberam a aprovação de Beaugé. Ele descreveu os óculos como " kéké ", ou chamativos. E está se preparando para dar um significado político aos trajes daqueles que participarão da campanha presidencial de 2027. Promete ser interessante...

Aparência e política são o foco de um perfil perspicaz escrito pelo jornalista Olivier Faye sobre o Subsecretário de Estado para Assuntos Econômicos dos EUA, Jacob Helberg. Este político franco-americano está empenhado em construir pontes entre a extrema-direita francesa e o universo MAGA. Recentemente, ele se encontrou com Marine Le Pen, elogiou Bardella... e possui um físico e um estilo imponentes, muito em sintonia com os gostos de Trump. Isso está longe de ser uma mera coincidência. Como Beaugé costuma nos lembrar, o diabo está nos detalhes.

Anúncio

Questões internacionais M

ESCOLHAS DO EDITOR

Emmanuel Macron em Davos, 20 de janeiro de 2026.
FABRICE COFFRINI / AFP
Será que usar óculos de sol estilo aviador é uma boa ideia (quando você é Emmanuel Macron)?
Na moda, assim como na vida, é importante saber quais limites não se devem ultrapassar. Ou então, que se o faça deliberadamente.
Quando o mandato de Emmanuel Macron parecia destinado a terminar em languidez e anonimato, ele repentinamente tomou um rumo inesperadamente dramático. Quem, há poucas semanas, poderia imaginar o presidente francês envolvido em uma intensa batalha diplomática – com direito a insultos, imitações e troca de capturas de tela com seu homólogo americano – com o olhar escondido atrás de óculos escuros espelhados de aviador?
Leia mais
Durante o Festival de la Calle San Sebastian em San Juan. Todas as fotos foram tiradas nos dias 14 e 15 de janeiro de 2026.
Bad Bunny, o ícone anti-Trump nascido em Porto Rico
No domingo, diante de dezenas de milhões de telespectadores, o fenômeno porto-riquenho do reggaeton será a atração principal do show do intervalo do Super Bowl, logo após ter vencido o prêmio de Álbum do Ano no Grammy. Mas, em um momento em que a repressão implacável contra imigrantes indocumentados está em pleno andamento nos EUA, convidar esse ícone latino para um dos maiores eventos americanos certamente irritaria Donald Trump.
Leia o artigo
Jacob Helberg com o vice-presidente do partido de extrema-direita Rassemblement National, Louis Aliot, durante a homenagem a Charlie Kirk em Glendale, Arizona, em 21 de setembro de 2025.
Jacob Helberg, o elo direto de Trump com a extrema-direita francesa.
Todos na extrema-direita francesa que desejam se aproximar de Donald Trump sabem que Jacob Helberg é o homem certo para conversar. O franco-americano, um jovem subsecretário de Estado para Assuntos Econômicos, serve como um canal para a visão reacionária, nacionalista e anti-imigração que o presidente quer impor à Europa.
Leia o artigo
O modelo Arizona, em cetim branco decorado com pérolas, da coleção Birkenstock × Danielle Frankel.
A noiva usava sandálias Birkenstock.
A estilista de vestidos de noiva Danielle Frankel Hirsch reinventou os icônicos mules da marca alemã para ocasiões especiais. Adornados com cetim e pérolas, esses sapatos ortopédicos mantêm todo o conforto que os caracteriza.
Leia o artigo