03 junho, 2025

SECOM - Senado Notícias

 

Presidentes do Senado e da Câmara abrem Fórum Parlamentar do Brics nesta quarta

O Congresso Nacional recebe nesta quarta-feira (4) representantes dos parlamentos dos países do Brics e dos países parceiros do bloco. Eles participarão da abertura oficial do  11º Fórum Parlamentar do Brics . A sessão solene, que deve começar às 10h30, será presidida pelos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Também estará presente o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Defesa da igualdade de gênero e multilateralismo marcam 1º dia do Fórum
Multilateralismo, preocupação com barreiras tarifárias e desenvolvimento com igualdade de gênero foram alguns dos destaques no primeiro dia da 11ª edição do Fórum Parlamentar do Brics, no Congresso Nacional, em Brasília. A abertura oficial do evento está marcada para quarta-feira (4), mas a programação de terça-feira (3) incluiu dois eventos paralelos: o Encontro dos Presidentes das Comissões de Relações Exteriores dos Parlamentos do Brics e a Reunião de Mulheres Parlamentares do Brics.

Davi elogia disposição do governo para negociar alternativas para o IOF
O presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre, elogiou o governo federal por aceitar negociar com o Congresso alternativas para o decreto que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ele se reuniu, nesta terça-feira (3), com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente da Câmara, Hugo Motta; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; e outros ministros e lideranças do governo. Para o presidente do Senado, este é o momento para se buscar “uma agenda estruturante de país”.

Igualdade e inclusão digital marcam debate de mulheres parlamentares do Brics
A Reunião de Mulheres Parlamentares do Brics teve início nesta terça-feira (3) como parte da programação oficial do 11º Fórum Parlamentar do Brics , com discursos que destacaram a urgência de promover a igualdade de gênero nas agendas climática, digital e econômica.

Parlamentares mulheres no Brics: sem participação feminina não há democracia
Após um dia inteiro de debates sobre a relação entre os direitos das mulheres e inteligência artificial, economia digital, crise climática, agendas parlamentares, bancos públicos e financiamentos, a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) disse à imprensa que a ampliação da participação das mulheres nos Parlamentos precisa ser uma meta prioritária para todos os países que integram o Brics.

Mulheres parlamentares do Brics propõem criação de um observatório do clima
As parlamentares do Brics, reunidas em Brasília nesta terça-feira (3), decidiram propor a criação de um observatório para reunir informações e estudos sobre a crise climática. A ideia, segundo a senadora Leila Barros (PDT-DF), é que as mulheres possam obter dados mais precisos sobre os problemas climáticos nos países do bloco. Leila, que é líder da bancada feminina do Senado, defendeu que a reunião das parlamentares ocorra anualmente durante os encontros do Brics. Esta é a segunda edição do Fórum de Mulheres Parlamentares.

Professora Dorinha cobra ação do Brics por mais mulheres na política
A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) cobrou uma ação mais contundente dos países-membros do Brics na ampliação da participação das mulheres na política. Em entrevista à Rádio Senado, nesta terça-feira (3), a senadora ressaltou que não basta esses países afirmarem que as mulheres precisam ocupar mais espaços de decisão. O necessário, segundo ela, é que os governos assumam o compromisso de mudar essa realidade por meio de ações concretas.

Leila detalha articulação para aumentar presença feminina no Congresso
Em entrevista à Rádio Senado, a  senadora Leila Barros (PDT-DF), líder da bancada feminina do Senado, ressaltou que as mulheres são as mais atingidas pelas mudanças climáticas e pelo desenvolvimento da inteligência artificial, e que a participação das parlamentares dos países do Brics na discussão desses temas é fundamental. Depois de acompanhar a  1ª sessão de trabalho da Reunião de Mulheres Parlamentares do Brics, nesta terça-feira (3), ela avaliou os discursos como protocolares e sem avanços na questão da participação feminina no contexto da inteligência artificial. Considerou o s números apresentados sobre a participação das mulheres em parlamentos "tímidos", especialmente os do Brasil. Ela enxerga muitos desafios tanto para as mulheres brasileiras quanto as de países que compõem o Brics. A líder da bancada feminina detalhou as articulações que estão sendo mantidas com o relator do novo Código Eleitoral, senador Marcelo Castro (MDB-PI), para ampliar a participação das mulheres no Congresso.

Tereza Cristina diz que Fórum possibilita troca de experiências entre mulheres
A vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senadora Tereza Cristina (PP-MS), destacou que o 11º Fórum Parlamentar do Brics é uma oportunidade para troca de experiências, especialmente entre as parlamentares mulheres dos países do bloco. Em entrevista à jornalista Hérica Christian da Rádio Senado, a senadora falou sobre os debates desta terça-feira (3) e ressaltou a importância do olhar feminino nas questões da inteligência artificial, com o objetivo de garantir a inclusão das mulheres no mundo digital.

Parlamentares do Brics defendem multilateralismo e criticam protecionismo
A necessidade de fortalecer o multilateralismo e a preocupação com a expansão de medidas protecionistas nortearam o debate na primeira sessão da Reunião de Presidentes das Comissões de Relações Exteriores (CREs) dos Parlamentos do Brics, na manhã desta terça-feira (3). O encontro, que prossegue à tarde, é parte da 11ª edição do Fórum Parlamentar do Brics, sediada no Congresso Nacional até quinta-feira (5).

Parlamentares do Brics apontam rumos para o desenvolvimento sustentável
Na tarde desta terça-feira (3), foram realizadas a segunda e a terceira reuniões dos representantes das comissões de Relações Exteriores (CREs) dos países do Brics. A segunda reunião teve foco na promoção de investimentos e transferência de tecnologia para o desenvolvimento sustentável entre os integrantes do bloco. Já o terceiro encontro teve como tema “Instrumentos financeiros para um Brics mais resiliente e sustentável”.

Nelsinho Trad destaca papel da diplomacia parlamentar no Brics
O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), afirmou que a efetiva participação de parlamentares de 15 países indica o sucesso das reuniões dos presidentes das comissões de Relações Exteriores ao longo desta terça-feira (3).  As reuniões fazem parte da programação preparatória do 11º Fórum Parlamentar do Brics, marcado para a quarta (4) e a quinta (5) no Congresso Nacional.

Rogério Carvalho: Brics é Resistência ao desmonte do multilateralismo
Em entrevista concedida nesta terça-feira (3), no primeiro dia do 11º Fórum Parlamentar do Brics, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) declarou que o bloco é uma forma de Resistência ao desmonte do multilateralismo.

Humberto Costa destaca papel do Brics frente a medidas protecionistas dos EUA
O coordenador do Fórum Parlamentar do Brics pelo Senado, Humberto Costa (PT-PE), afirmou que a reunião dos países-membros do bloco representa um contraponto ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Humberto Costa participou da primeira reunião de trabalho do Fórum Parlamentar com os presidentes de comissões de Relações Exteriores. O multilateralismo e o livre comércio foram alguns dos temas tratados nesse primeiro encontro, além do fortalecimento do Brics como alternativa à hegemonia norte-americana no cenário internacional.

Para Jaques Wagner, Brics sai fortalecido com troca de experiências
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), acredita que a troca de experiências entre os parlamentares do Brics vai fortalecer o papel do bloco. Segundo o senador, os resultados do evento que começou nesta terça-feira (3), em Brasília, devem contemplar três eixos: multilateralismo, democracia e questões ambientais.


Congresso Nacional vai sediar XI Fórum Parlamentar do Brics

A partir desta terça-feira (3), o Palácio do Congresso Nacional vai sediar o 11º Fórum Parlamentar do Brics, que vai reunir mais de 150 parlamentares dos países que integram o bloco. No encontro, que se estenderá até quinta-feira (5), serão debatidos diversos temas, como cooperação em saúde global; comércio, investimentos e finanças; mudança do clima; governança da inteligência artificial; arquitetura multilateral de paz e segurança mundial; e o fortalecimento das relações entre os parlamentos.

Conheça o Brics e os 11 países que formam o bloco

Brics: senadoras veem oportunidade para ampliar participação feminina
Com os olhos voltados para a construção de uma agenda internacional mais inclusiva e equitativa, senadoras se preparam para participar da 11ª edição do Fórum Parlamentar do Brics . O evento, que será realizado entre os dias 3 e 5 de junho, em Brasília, é visto pelas parlamentares como uma oportunidade estratégica para ampliar o protagonismo feminino nas relações multilaterais, fortalecer a atuação legislativa das mulheres dentro do grupo e ampliar os debates sobre temas globais sob a perspectiva de gênero.

Brics: presidentes das CREs debaterão comércio, investimento e finanças
Presidentes das Comissões de Relações Exteriores (CREs) dos parlamentos que participam da 11ª edição do Fórum Parlamentar do Brics reúnem-se nesta terça-feira (3), a partir de 10h30. Os parlamentares vão debater estratégias de fortalecimento do fórum de articulação político-diplomática e de cooperação do chamado "sul global”, a partir do âmbito do comércio, dos investimentos e das finanças.

Fórum Parlamentar do Brics discutirá pauta ambiental
Combate à desertificação, preservação dos serviços ecossistêmicos, combate à poluição plástica e construção de uma liderança coletiva para ação climática. Esses são os eixos que o Brasil definiu para discussão sobre meio ambiente na Cúpula do Brics, que acontece em julho, no Rio de Janeiro. No Fórum Parlamentar do bloco, que começa nesta terça, dia 3 de junho, em Brasília, esses temas também devem ser trabalhados pelos representantes dos países-membros.

Regulação da inteligência artificial mobiliza países do Brics
Tecnologia a serviço da promoção da cidadania, do desenvolvimento e da redução de desigualdades sociais. Esse é um dos desafios da atualidade que serão foco de debates no 11º Fórum Parlamentar do Brics. Neste ano, a regulação do uso da inteligência artificial deve mobilizar as reuniões do bloco. O encontro, sediado no Congresso Nacional, começa nesta terça (3).
Enviado por Agência Senado