09 janeiro, 2026

Desenhos Animados pela Paz

 

O Cartooning for Peace deseja a você um feliz ano novo de 2026! 
Sim (França)
RESUMO
- Cartooning for Peace, parceiro do evento 'Libérons les crayons' de 2026
- Notícias Educacionais

- Alertas para Cartunistas
- Exposições 
Cartooning for Peace,
parceira do evento 'Free the Pencils' de 2026
Para esta terceira edição de ' Libérons les crayons ' (Libertemos os Lápis), de 7 a 31 de janeiro de 2026, o Conselho Departamental de Haute-Garonne une forças com os municípios de Auterive, Pechbonnieu e Blagnac para oferecer novas oficinas a alunos do ensino secundário.

Para marcar o 11º aniversário dos atentados contra o Charlie Hebdo , a exposição "Cartuns da Imprensa: Um Estado de Coisas ", do projeto Cartooning for Peace, estará em exibição nas grades da escola secundária Henri Guillaumet, na Allée des Mûriers, de 7 a 31 de janeiro de 2026. 
 
Notícias Educacionais
Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais:
Treinamento online gratuito 
Yas (França) 
A Cartooning for Peace (CFP) e o Instituto Internacional para os Direitos Humanos e a Paz (2IDHP) uniram forças para oferecer treinamento e recursos gratuitos para profissionais da educação na plataforma "Cartuns de Imprensa e Liberdades Fundamentais" , com o objetivo de promover a educação e o ensino dos direitos humanos por meio de charges. 

A próxima sessão de treinamento online acontecerá na quarta-feira, 11 de março de 2026 , das 14h às 17h , nesta plataforma.
Ela é organizada como parte da Semana da Imprensa e da Mídia nas Escolas e terá como foco o tema da inteligência artificial em relação aos direitos humanos.
A Cartooning for Peace utilizará a ferramenta educacional " 
Inteligência Artificial, Direitos em Primeiro Lugar! ".

INSCRIÇÕES:
Você precisa criar uma conta gratuita na plataforma "Cartuns de Imprensa e Liberdades Fundamentais" para se inscrever no curso de treinamento através da aba "treinamento".
Resumo das oficinas educativas em dezembro
Em dezembro de 2025, foram organizadas 19 oficinas com os ilustradores Yas , Truant , Faustine , Ysope e Kam.
Alertas para cartunistas

Ashraf Omar (Egito) foi condenado a um ano e cinco meses de prisão .
Emad Hajjaj (Jordânia) 
Enquanto o cartunista egípcio Ashraf Omar, acusado de "integrar-se conscientemente a um grupo terrorista, espalhar e publicar rumores e informações falsas e fazer mau uso das redes sociais", permanece detido arbitrariamente há um ano e dois meses, especialistas em direitos humanos da ONU emitiram um comunicado à imprensa exigindo sua libertação em 22 de setembro de 2025.

A organização Cartooning for Peace condena o abuso da prisão preventiva pelas autoridades egípcias e exige a libertação imediata de Ashraf Omar, cujos direitos fundamentais estão sendo violados há mais de um ano.
Doğan Pehlevan (Türkiye) - Caso LeMan
Dogan Pehlevan (Turquia)
Em 14 de novembro de 2025 , o 2º Tribunal de Primeira Instância de Istambul ordenou a libertação do cartunista turco Doğan Pehlevan sob supervisão judicial.
 
Ele estava em prisão preventiva há cinco meses, no âmbito de uma investigação iniciada em junho contra seis membros do jornal satírico LeMan, acusados ​​de "incitar o ódio e a hostilidade".
 
O juiz também revogou as medidas de supervisão judicial impostas aos outros réus – os editores-chefes Zafer Aknar e Aslan Özdemir , o designer gráfico Cebrail Okçu e o diretor Ali Yavuz – que foram libertados sob fiança em setembro. Libertado da prisão em 18 de novembro, o cartunista Doğan Pehlevan está proibido de deixar o país enquanto aguarda os dois julgamentos.
Zerha (Turquia)
Em 24 de julho de 2025 , a cartunista turca Zehra Ömeroğlu soube que o promotor estava recorrendo da absolvição proferida um mês antes pelo Tribunal de Primeira Instância de Istambul . Essa absolvição finalmente trouxe justiça ao julgamento da cartunista por "obscenidade", que foi marcado por anos de procedimentos e múltiplos adiamentos de audiências.

O projeto Cartooning for Peace reitera sua total solidariedade a Zehra Ömeroğlu e condena a repressão em curso na Turquia, onde inúmeros jornalistas e uma cartunista foram presos nas últimas semanas.
 
 
Al Hazza (Arábia Saudita)
Em 13 de maio de 2025, enquanto a atenção global se voltava para a primeira visita internacional do presidente dos EUA, Donald Trump, à Arábia Saudita, muitos jornalistas dentro do reino – incluindo o cartunista Al Hazza, condenado a 23 anos de prisão – não puderam cobrir o evento porque estavam atrás das grades, proibidos de escrever ou silenciados pelo medo da censura.

Em 21 de julho de 2025 , a organização Repórteres Sem Fronteiras divulgou retratos de profissionais da mídia injustamente detidos na Arábia Saudita por causa de seu trabalho e exigiu sua libertação imediata. 

O projeto Cartooning for Peace (Cartunistas pela Paz) pediu ao reino que pusesse fim à repressão contra jornalistas. 

 
O projeto Cartooning for Peace oferece apoio e visibilidade a cartunistas que são ameaçados e impedidos de exercer sua profissão livremente.
Compartilhe alertas no FacebookCompartilhe alertas no Facebook
Compartilhe alertas no LinkedInCompartilhe alertas no LinkedIn
Exposições atuais
Exposição "Cartuns para Myanmar"
Nas grades do Parc des Buttes-Chaumont, em frente ao número 45 da Avenue Simon Bolivar, Paris

 


Exposição “Cartuns de imprensa: um estado de coisas”
De 7 a 31 de janeiro de 2026
Nas grades do Collège Henri Guillaumet – Allée des Mûriers, Blagnac 
Descubra as exposições de Cartooning for Peace.
FIQUE ATENTO !
📰 Na primeira página do Le Monde , de segunda a quinta-feira. 
Mais informações

📺 No programa Une semaine dans le monde, na France 24, às 19h10 de todas as sextas-feiras, o Cartooning for Peace apresenta as charges da imprensa da semana e analisa as notícias internacionais e francesas da semana.
Mais informações

🎙 No programa Cultures Monde, na rádio France Culture , todas as sextas-feiras às 11h, uma charge é interpretada ao vivo.
Mais informações 
 
💻 Libérons les crayons! O blog Cartooning for Peace oferece a visão de cartunistas da imprensa sobre notícias internacionais. 
Mais informações
Faça uma doação para o projeto Cartooning for Peace.