17 novembro, 2024

O Melhor da Semana na Ciência e Tecnologia

 

PASSWORDS

123456 (ou como não escolher uma password)

Todos temos hábitos de que não nos orgulhamos, mas há uns que são piores do que outros e que podem pôr em causa a sua segurança online. Por isso, entre startups a fervilhar na mais recente edição da Web Summit em Lisboa e toda a azáfama do mundo tecnológico, chamamos a sua atenção para um assunto particularmente importante.  
Recentemente, a NordPass lançou a sexta edição do seu Top 200 de palavras-passe mais comuns - também conhecida como a lista das piores passwords. O relatório, feito em colaboração com a NordStellar, tem por base 2,5 TB de dados, organizados em diferentes categorias (entre passwords pessoais e corporativas) e divididos por 44 países, incluindo Portugal.  
Este ano a palavra-passe mais comum voltou a ser “123456”, tendo sido encontrada mais de três milhões de vezes. Aliás, ao longo dos últimos seis anos, só houve uma vez em que esta palavra-passe não liderou o ranking das piores. Como se isso já não fosse preocupante o suficiente, a análise às passwords corporativas revela um cenário idêntico.  
“Depois de analisarmos seis anos de dados podemos dizer que não existem muitas melhorias nos hábitos de passwords das pessoas”, afirmam os especialistas, acrescentando que apesar dos esforços a nível de consciencialização do público este continua a ser um problema prevalente.  
Usar passwords fortes, longas e variadas, não reciclar palavras-passe e fazer revisões regulares são três regras essenciais para manter a segurança. Mas, apesar dos repetidos avisos, por que motivo é que continuamos a cair nos mesmos hábitos? A verdade é que esta é uma questão complexa e que vai muito além de preguiça, envolvendo, por exemplo, questões como diferentes níveis de literacia digital ou até as próprias práticas de segurança das plataformas.   
Além disso, com o crescente número de contas online por utilizador, nem sempre é fácil manter-se a par de todas as passwords. A segurança não tem de ser uma dor de cabeça e, felizmente existem soluções que podem ajudar e, aqui, referimo-nos não só aos gestores de palavras-passe, mas também a sistemas como as passkeys, que, aos poucos, vão sendo implementadas por cada vez mais plataformas.  Ainda antes de pôr a leitura em dia com as sugestões que lhe trazemos, por que não aproveitar para dar uma revisão às suas passwords?  
Boas leituras! 

 
 

Saúde (cada vez mais) inteligente

A Inteligência Artificial está a transformar o setor da saúde e o impacto já se faz sentir. Diagnósticos, tratamento de doenças e gestão de sistemas hospitalares são algumas das áreas em que esta tecnologia promete melhorias, mas também existem desafios éticos que podem trazer riscos significativos.

 
 

Elegância e leveza a dobrar

O que têm em comum o novo MateBook X Pro da Huawei e o Zenbook S14 da Asus? Ambos são computadores portáteis leves e elegantes, concebidos para quem quer manter a produtividade onde quer que esteja, e que apostam em grande em ecrãs OLED e num desempenho sólido.

 
 
 
 

Neste programa conduzimos o novo Renault 5 e testamos um projetor capaz de criar facilmente uma sala de cinema em casa. Colocamos também à prova um portátil com aspecto discreto, mas com grande desempenho para jogos, e um smartphone com um design diferenciador transparente e que tem uma funcionalidade que o vai surpreender.

 
 

Novo, maior e 100% elétrico

E-5008 é o novo elétrico da Peugeot e afirma-se como o modelo de sete lugares mais acessível do mercado. Este SUV, que combina conforto e funcionalidade, destaca-se pelo interior com design futurista e muito espaço à disposição.

 
 

A receita certa

Os modelos da linha T são versões mais ‘acessíveis’ dos topo de gama da Xiaomi, mas isso não quer dizer que o 14T Pro poupe na qualidade. Seja pelo desempenho, câmaras, ecrã e construção, o novo smartphone da Xiaomi tem os ingredientes necessários para ser um dos melhores smartphones até 1000 euros.

 
 
 
 

Neste terceiro episódio, Pedro Adão, professor associado no departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico (IST), e Frederic Reyntjens, gestor de serviços partilhados da Warpcom, discutem o impacto da Inteligência Artificial na cibersegurança, entre desafios, oportunidades e perspectivas para o futuro.

 
Cidad3: Imprensa Livre!!!