16 novembro, 2024

A Semana em Positivo

 

atualmente.PNG

(Muitas pessoas pequenas + em lugares pequenos + fazendo pequenas coisas = elas podem mudar o mundo)

(Eduardo Hughes Galeano foi um jornalista e escritor uruguaio. É autor de mais de 40 livros, que já foram traduzidos em diversos idiomas. Suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinando ficção, jornalismo, análise política e História. Wikipédia)

Alterar mídia

X.PNG

O êxodo midiático na rede social

 

Esta decisão do La Vanguardia ecoa ações semelhantes tomadas pelo The Guardian e outros meios de comunicação, como a NPR e a PBS, nos Estados Unidos.  Responde à escalada de conteúdos extremistas, teorias de conspiração e desinformação que se tornaram cada vez mais proeminentes na plataforma.

 

liberdade_de_expressão_-_fake_news_-_en_positiva.PNG

O dilema da regulamentação da Internet: a Europa procura conter a desinformação sem sacrificar a liberdade de expressão

 

A resposta da União Europeia poderia envolver legislação que responsabilizasse as plataformas sociais, forçando-as a intervir face a conteúdos nocivos e, em alguns casos, a removê-los rapidamente.
 

Editorial

Grandeza solidária diante de uma política miserável. JORGE DOBNER

 

Neste cenário de catástrofe, a imagem de milhares de pessoas formando correntes humanas para resgatar a água transcendeu como símbolo da resposta colectiva à indiferença política. Como já foi dito: “Só o povo salva o povo”.

 

 
Edição_1.jpg

Sociedade

trump.PNG

As chaves para uma vitória de Trump que foge a toda lógica

 

Embora no passado as diferenças políticas fossem frequentemente negociadas em instituições e fóruns públicos, hoje os debates são acesos e amplificados em plataformas digitais, onde as opiniões são moldadas e os preconceitos reforçados.

 

 
creaf_-_floods_.PNG

Soluções naturais para adaptar as cidades aos fenómenos climáticos extremos e prevenir inundações

 

 

Entre as propostas mais promissoras estão os “jardins de chuva”. Estas hortas urbanas funcionam como esponjas naturais que, em vez de impermeabilizarem o solo, retêm água quando chove.

OPINIÕES

jhon-carlin-mundo-pt-positivo.jpg

A qualidade de vida na Europa é melhor do que nos EUA.

 

Nada como passar alguns dias nos Estados Unidos para apreciar, hoje mais do que nunca, o que temos na Europa. Penso particularmente nos dois países com os quais me identifico por nascimento, Grã-Bretanha e Espanha.

 

 
xavier-vidal-folch-catalunya-independiente.jpg

A tradição histórica do PP de usar a Europa contra a Espanha. XAVIER VIDAL-FOLCH

 

 

Esta festa cultiva uma longa tradição. Em junho de 2012, pediu a demissão do vice-presidente de Assuntos Económicos, Joaquín Almunia, por mencionar que havia um banco espanhol vulnerável.

 

 

Leila_-_pt_positiva_-_antissemitismo.jpg

Não à instrumentalização do antissemitismo. LEILA NACHAWATI

 

No seu artigo de opinião, a escritora e activista critica a manipulação mediática e política que equipara todas as críticas a Israel ao anti-semitismo.

 

 
krugman.png

Trump e o risco de uma “autocracia” ao estilo americano. PAUL KRUGMAN
 

Segundo Krugman, as barreiras que limitavam o poder de Trump no seu primeiro mandato já não existem, e o seu regresso como recém-eleito poderá levar o país a uma "autocracia suave" ao estilo da Hungria.

 

 

Ideias

simon_jhonson_-_progreso.png

O progresso deve capacitar a maioria e não apenas alguns privilegiados. SIMON H. JOHNSON

 

A sua proposta não pretende travar a inovação, mas sim redirecioná-la para o bem comum, permitindo que os avanços tecnológicos capacitem a maioria e não apenas alguns privilegiados.

 

 

Destacamos

Nobel_Serrat.png

Petição ao Prêmio Nobel de Literatura para Serrat: a voz poética que transcende fronteiras

 

Este cantor e compositor, poeta e cronista da nossa história colectiva merece o reconhecimento do Prémio Nobel da Literatura, uma honra que, tal como aconteceu com Bob Dylan em 2016, seria uma justa homenagem ao seu vasto e profundo contributo para a arte, a cultura e literatura em língua espanhola e catalã.

 

Participe desta petição! Assine através do link https://chng.it/NFRvCDstHZ

 

 

Repovoar

bosqus.PNG

O poder da madeira morta: florestas com biodiversidade natural

 

Preservar os restos de árvores mortas e permitir que as florestas desenvolvam naturalmente a sua biodiversidade poderia transformar estas áreas em refúgios únicos de fauna e flora. Longe de ser um símbolo de abandono, a madeira morta representa a promessa de um ecossistema mais resiliente e equilibrado.

 


Cidad3: Imprensa Livre!!!