16 novembro, 2024

Visão Se7e

 

VISÃO Se7e: Tempos de queijo e vinho

Por esses dias, em Viseu, acontece uma espécie de web summit dos queijos. Confesso que gostaria de passar por lá, debicando demoradamente aqui e ali... E sei que me apeteceria fazer esse périplo queijeiro sempre com um copo de vinho tinto por perto - há quem fale, também, das virtudes dos brancos e até do Porto nessa missão de acompanhamento, e eu não me recusaria a colocar essas teorias à prova. São delícias que combinam bem com esse clima de outono, agora que, definitivamente, parece que o verão (inclusive de São Martinho) ficou lá atrás.

Lá diz a sabedoria popular - neste que é o país do mundo com o maior consumo per capita de vinho - que "gosto não se discute". Se no que toca a gastronomia essa me parece uma verdade difícil de refutar, já quando falamos de artes o "bom gosto" e "mau gosto" podem ser ponto de partida para frutuosas discussões.

E de tudo isso se faz nosso trabalho diário na VISÃO Se7e com muitas propostas para programas fora e dentro de casa. A última palavra é sempre sua.
Bom final de semana!   

 

Os rituais do vinho de talha

O vinho de talha é um processo de vinificação que remonta ao tempo dos romanos, utilizando grandes recipientes de barro (as talhas). No Alentejo, por estes dias, é hora de provar o resultado final, uma tradição antiga cada vez mais aberta à curiosidade de todos. De Vila de Frades a Évora, cinco lugares para provar esse precioso néctar , tão novo quanto ancestral.

Todos os queijos do mundo

É a primeira vez que Portugal recebe o World Cheese Awards. Desta sexta a domingo, 20 toneladas de queijos de 80 países dos cinco continentes vão chegar a Viseu em busca de prêmios e reconhecimento. Só de Portugal são 182 candidatos. Entre muitas degustações e conversas, um paraíso de três dias para os apreciadores dessas delícias fedidas.

Perdidos na cidade

É a segunda edição de um festival de música que pretende nos levar por terrenos menos conhecidos - tanto nos lugares de Lisboa e arredores quanto nas propostas musicais. O Vale Perdido termina neste sábado e hoje há kotxi pó (uma espécie de funaná mais acelerado) em um ringue de boxe em Campolide. 

Exposições para todos os gostos

De pintura, fotografia, design, têxteis ou desenho, 25 exposições temporárias que podem ser vistas agora em Lisboa (e Cascais) e no Porto (e São João da Madeira, Matosinhos, Bragança e Aveiro)

Queridos anos 80

Cada vez mais distantes (é inevitável...) os anos 80 do século passado continuam sendo objeto de fascínio - não só por quem os viveu intensamente, também por quem, hoje, os imagina. Em Portugal, têm a particularidade de representar a primeira década completa vivida em democracia. Pedro Boucherie Mendes dedicou a eles o livro Década Prodigiosa. Crescer em Portugal nos Anos 80 . "O autor não se limita às suas próprias memórias e experiências pessoais", escreve o subdiretor da VISÃO Filipe Luís, "tendo consultado extensa documentação, nomeadamente, jornais da época, e recolhido testemunhos de pessoas de vários pontos do País, o que permite uma abordagem inovadora."

Eu vim, eu vi, eu conquistei

O filme Gladiador , lançado no ano 2000, rendeu ao diretor britânico Ridley Scott um enorme sucesso de público, crítica e prêmios (cinco Oscars incluídos). Agora, aos 86 anos, ele quis voltar ao assunto. Gladiador II está nos cinemas com muitas lutas na arena e um novo herói (interpretado por Paul Mescal) que enfrenta tudo e todos. O fascínio da humanidade pelo universo e rituais do Império Romano não parece desaparecer.

Como um navio dentro da ilha

"Sentimo-nos a bordo de um paquete de luxo", escreve a Susana Lopes Faustino a propósito do Grand Hotel Açores Atlântico , em plena marginal de Ponta Delgada. Este novo cinco estrelas dos Açores, instalado em um prédio histórico da cidade, está cheio de memórias da Empresa Insulana de Navegação, fundada em 1871.


Cidad3: Imprensa Livre!!!