13 fevereiro, 2026

PublishNews

 

PUBLISHNEWS, MONICA RAMALHO, 13/02/2026

Você sabia que existe uma revista online e independente de literatura na Bahia? Mais precisamente, em Salvador, onde nasceram Ewerton Ulysses Cardoso e Carol Antunes, dois editores. O terceiro se chama Kaio Moreira Veloso, e tem as raízes fincadas em Minas Gerais. Com peridiocidade bimensal, a revista O Odisseu é feita pelos jovens pesquisadores, de olho nos movimentos livreiros no Brasil e no mundo. Ewerton é atraído para a literatura negra, Carol prefere a poesia e a escrita de mulheres e Kaio tem apreço pela tradução e pelos estudos dos clássicos da literatura universal. Há cinco anos, o trio rege uma orquestra de mais de 40 voluntários espalhados por cidades como Porto Alegre, Manaus, Natal, Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo. Cada um fica à frente de uma edição, em revezamento. Eles e os colaboradores se dedicam a fazer uma cobertura jornalística da cena literária que desloca o foco dos nomes consagrados. Leia a entrevista na íntegra.

     Leia +
PUBLISHNEWS, MONICA RAMALHO, 13/02/2026

Há mestres que ensinam por livros e outros, pelo jeito de viver a própria existência. No recente Só bato em cachorro grande, do meu tamanho ou maior – 81 Lições do Método Sue (Rosa dos Tempos, 2025), Cidinha da Silva transforma décadas de convivência com Sueli Carneiro em reflexão organizada, propondo uma leitura encarnada de um pensamento que moldou gerações. "Sueli sempre me disse que eu era disciplinada e é verdade, meus caminhos tendem a ser mais retos, embora eu dance, ou procure dançar com o tempo", reflete a escritora para, logo adiante, confirmar: "Minhas estratégias de vida passam sempre por saber de onde eu vim, quem sou e onde quero chegar; por saber quem é a minha gente, com quem eu conto de verdade e, acima de tudo, por não alimentar ilusões". Sábia Cidinha. Nesta entrevista ao PublishNews, a autora fala sobre o momento em que decidiu transformar a convivência em legado compartilhável, comenta sobre os próprios medos nessa escrita e reflete sobre epistemologias negras e a disputa por novos imaginários. Leia na íntegra!

     Leia +
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 13/02/2026

No início desta semana, o portal Aos Fatos publicou uma reportagem que ouviu editores de livros didáticos reclamando sobre a pressão exercida pelo agronegócio para alterar o conteúdo das obras. Profissionais ligados a grandes editoras apontaram mudanças realizadas nos livros. Na Folha, a notícia que a Justiça dos EUA rejeitou as ações de assédio sexual contra o escritor Neil Gaiman. As três ações negadas tinham sido movidas pela ex-babá do filho de Neil Gaiman, Scarlett Pavlovich. Ela o acusa de agressão sexual, coerção e tráfico humano para com sua então esposa, Amanda Palmer. A coluna Página Cinco, de Rodrigo Casarin, publicou dois novos artigos ao longo da semana. O primeiro deles aborda um sentimento de animação com clubes de leituras em meio a um contexto de temores com livros; o outro questiona a relevância da menção de nomes como Clarice Lispector e Machado de Assis em meio aos arquivos de Epstein. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

     Leia +
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 13/02/2026

A escalada de tensão comercial entre Colômbia e Equador chegou ao mercado editorial local. A Câmara Colombiana do Livro (CCL) emitiu um chamado urgente ao governo nacional após a decisão da administração do presidente equatoriano Daniel Noboa de impor uma tarifa de 30% a diversos produtos colombianos, uma medida que, de forma inédita, inclui livros impressos. As informações são do portal publishnews.es. Em nota, a CCL manifestou sua "profunda preocupação" com o caso, e enviou comunicações formais a ministérios do governo, alertando que a medida unilateral coloca em risco a competitividade, sustentabilidade e estabilidade de milhares de empresas e empregos que compõem a cadeia do livro na Colômbia. O setor editorial colombiano, que historicamente teve no Equador um de seus mercados mais importantes devido à proximidade e aos acordos da Comunidade Andina (CAN), enfrenta agora um aumento de custos que poderia frear o intercâmbio cultural e comercial entre as nações. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

     Leia +
PUBLISHNEWS, LUCIANA DE GNONE, 13/02/2026

"Eu não gosto de Carnaval. Talvez seja bizarro fazer uma confissão dessa na véspera da folia. Para muitos, essa declaração pode soar quase como um insulto. Mas tenho a convicção de que não estou sozinha nesse time. Ame ou odeie: por que o Carnaval provoca emoções tão conflitantes? A psicologia responde. Algumas pessoas vivenciam euforia, prazer e sensação de pertencimento, porque seu organismo libera mais dopamina, endorfina e ocitocina. Outras pessoas, porém, liberam mais cortisol e noradrenalina, e o cérebro interpreta o excesso como algo imprevisível e invasivo, aumentando a ansiedade e a irritação. Essa sensação não é exclusiva do Carnaval. A própria literatura é um bom exemplo disso. Quantas vezes um livro se torna unanimidade e custamos a entender o porquê. O título do momento, o romance “imperdível” — e, de repente, não gostar dele parece quase um desvio de conduta? O problema não é o livro. É a expectativa de que todos sintam a mesma coisa". Leia a coluna de Luciana de Gnone.

     Leia +
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 13/02/2026

WMF Martins Fontes Ltda está com duas vagas abertas: uma para auxiliar de logística e outra de jovem aprendiz, na mesma área. Ambas envolvem trabalhar em logística e envolvem cuidar da entrada de devoluções, embalar os pedidos dos nossos clientes com todo cuidado, além de separar livros e preparar pedidos. Os processos seletivos possuem prazo máximo para o recebimento de currículos.

     
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 13/02/2026

O Programa de Tradução ©POLAND, realizado pelo Instituto do Livro da Polônia, está com inscrições abertas – o projeto visa promover a literatura polonesa no mundo, e é voltado para editoras estrangeiras e polonesas interessadas em publicar livros poloneses em outros idiomas. O apoio financeiro pode cobrir parte dos custos de publicação de uma obra, incluindo a tradução de uma obra do polonês para outro idioma, a compra de licenças de direitos autorais, os custos de impressão da obra no caso de literatura infantil, quadrinhos, graphic novels ou obras ricamente ilustradas. Clique no Leia mais para saber como se inscrever.

     Leia +
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 13/02/2026

Após uma trajetória de sucesso nos cinemas e uma circulação premiada em mais de 100 festivais ao redor do mundo, o documentário A queda do céu já pode ser assistido na Netflix. Dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, o longa chega à plataforma consolidado como uma das produções mais relevantes do cinema brasileiro contemporâneo, tendo sido recentemente eleito Melhor Documentário pelo Prêmio APCA 2025, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Baseado no livro homônimo do xamã Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert, e publicado pela Companhia das Letras, o filme oferece uma imersão profunda na cosmologia e na luta do povo Yanomami. Clique no Leia mais para ver o trailer da produção.

     Leia +
“A única força da literatura é espiritual.”
BERNARDO KUCINSKI
Escritor brasileiro
1.
Livros Elo Monsters: Pacote Fluxo
2.
Engenharia do lucro
3.
A saúde do coração na era da alta performance
4.
Do dia para a noite (Day to night)
5.
Entre o ego e o sagrado
6.
Mais esperto que o diabo
7.
Dias quentes (Spring Summer)
8.
Isso e aquilo (This & That)
9.
Dias frios (Fall Winter)
10.
Educação da tristeza
 
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 13/02/2026

Assim que o Carnaval passar, a escritora, jornalista e professora Fabiana Grieco vai lançar o livro de poesia Bom amar (Urutau, 2025) em evento com música na Livraria Bibla em São Paulo. “Assim como os dois primeiros, 'Bom amar' dialoga com os atravessamentos da maternidade. Os anteriores resultam da minha escrita diária, por meio da qual reflito sobre as delícias e as dificuldades de ser mãe. Este é fruto de um processo criativo diferente, a partir da minha vivência na Flip de 2024. Depois de acompanhar as mesas e conversar com autoras e participantes da feira, tive vontade de contar uma história pela poesia. E os 69 poemas foram escritos sob a perspectiva de narrar o encontro de uma mãe, de mais de trinta anos, que se permite viver um caso com um homem ainda filho", explica Fabiana ao PublishNews. Acesse a nota para saber mais.

     Leia +
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 13/02/2026

Antes de ser uma ativista trans pelos direitos LGBTQIAP+ reconhecida em Nova York, Cecilia Gentili foi uma criança queer na pequena Gálvez, na Argentina dos anos 1970. Caçula de uma família desestruturada, forjou para si uma identidade ― e uma vida ― no bairro pobre em que vivia, vítima de diversos tipos de abuso dos adultos à sua volta. As oito cartas que compõem Faltas (DBA, 216 pp, R$ 82,90 — Trad.: Carolina Kuhn Facchin) são destinadas a pessoas decisivas dessa época ― a mãe, a avó, o melhor amigo, a amante do pai, a filha do homem que a violentava. Em meio às faltas daqueles que deveriam protegê-la, Gentili escreve para todos, exceto para seu algoz. Estas memórias ultrapassam a catarse pessoal e revelam uma escritora habilidosa que partiu de maneira precoce, deixando uma única obra literária.

     
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 13/02/2026

Escrito pela matemática iraniana Mahsa Allahbakhshi e pelo divulgador científico chileno Andrés Navas, com ilustrações da designer mexicana Verena Rodríguez, o livro Pi: Uma autobiografia infinita (Tinta-da-China Brasil, 144 pp, R$ 79,90) dá voz a um Pi — sim, o número — aventureiro e curioso, que percorre a história da humanidade em busca de respostas sobre si mesmo e seus enigmas. Nessas andanças, atravessa fronteiras e milênios e nos mostra como, desde a Antiguidade, diversos povos — egípcios, babilônios, chineses e gregos — se aproximaram de seu valor. Entre as figuras que marcaram sua jornada, Arquimedes surge como herói fundador, seguido por outros matemáticos que, com engenho e perseverança, buscaram compreender esse número que nunca se deixa capturar por completo.

     
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 13/02/2026

Em A soma dos dias (Bertrand Brasil, 378 pp, R$ R$ 69,90, R$ 34,90 o e-book – Trad.: Ernani Ssó), Isabel Allende conta a história de uma fase importante da sua vida com a mesma franqueza e o mesmo lirismo que a consagraram mundialmente. Em uma narrativa íntima, a autora compartilha os altos e baixos de duas décadas marcadas por perdas, recomeços, vínculos afetivos e descobertas. Com uma prosa ao mesmo tempo polida e hipnótica, escreve sobre amor, casamento, maternidade, espiritualidade, falhas, vícios e superações. São memórias reais que vibram com a força da ficção – cenas cheias de beleza, humor e humanidade. Em edição com capa nova e novo projeto gráfico, A soma dos dias é um relato cheio de vida de uma família moderna, por vezes disfuncional, mas movida pelo afeto e pela decisão de seguir unida.

     
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 13/02/2026

Zulu Araújo foi diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, presidente da Fundação Cultural Palmares e atuou por dez anos como diretor e conselheiro do Grupo Cultural Olodum – além de muitas outras experiências na gestão cultural, dentro e fora do Brasil. A cada página de Apenas um cidadão (Solisluna, 208 pp, R$ 100), sua estreia literária, o autor descortina a sua trajetória ímpar, marcada, desde o início, pela busca da própria subsistência e da autonomia de pensamento. "Batizado no mar da Baía de Todos-os-Santos, o cria de dona Perolina e de seu Eutímio teve de erguer o punho para se tornar protagonista de uma cidade secular encoberta por palimpsestos. (...) Detentor da energia vital impulsionada pelo movimento, o arquiteto, filho de Oxóssi [o caçador das matas que não erra o alvo com sua única flecha], soube esquivar-se das armadilhas sociais praticando a arte da esgrima verbal", escreve Tom Correia na apresentação do livro.

     
PUBLISHNEWS, ESTEVÃO RIBEIRO, 13/02/2026