OI #1375: a transparência no uso das IAs na imprensa, os vieses nos treinamentos das ferramentas e o impacto das demissões do WaPo no jornalismo local
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
📰 Artigos da semana
🤖 Transparência no uso de IA em textos: o que muda quando o leitor não é avisado. João Pedro Malar comenta o caso da colunista da Folha de S. Paulo e discute políticas editoriais e a obrigação de identificação do uso.
⚖️ O estudo de Oxford sobre viés do ChatGPT expõe desigualdades. Ramsés Albertoni coloca a imprensa no centro dessa engrenagem.
📰 Demissões em massa no The Washington Post e o avanço da divisão entre imprensa local e global. Carlos Castilho contextualiza esse movimento.
🌐 As 300 demissões no Washington Post reacenderam o argumento da “não adaptação”. Rogério Christofoletti aponta como essa explicação convém ao ecossistema das big techs.
🎙️ No dia 25 de fevereiro, às 19h, o Observatório da Imprensa realiza o webinário “Correspondente internacional: o desafio de trabalhar em outro país”, com mediação de Denize Bacoccina e participação de Veronica Goyzueta, Mariana Sanches, Paula Ramon e Mauricio Savarese.
⚠️ Feminicídio, percepção pública e cobertura jornalística no texto de Carlos Wagner.
🌍 Petróleo, guerra e clima: o recorte ambiental que some das notícias quando a pauta vira só geopolítica e mercado. Por Eloisa Loose e Nico Costamilan.
🏛️ CPAC, alianças e soberania limitada: como a extrema direita latino-americana entra na conta do “America First”. Por Jean-Jacques Kourliandsky.
🎖️ Correspondente de guerra: Gustavo Sobral escreve sobre “Inverno na guerra”, livro de Joel Silveira sobre a cobertura da Força Expedicionária Brasileira, na Itália.
📊 Economia da atenção. Suzy Azevedo descreve como a lógica de cliques e viralização muda a mediação jornalística.
🕵️♂️ Arquivos Epstein: 3 milhões de documentos reacendem teorias de conspiração e espalham leituras antissemitas. Rui Martins comenta.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
Velocidades, trotes e desconfiança: como a IA está transformando o jornalismo freelancer. Reuters Institute, Marina Adami.
Agência Mural lança Orçamentômetro: ferramenta que permite verificar os gastos públicos em SP. Agência Mural.
Áudio lidera investimentos no jornalismo em 2026, aponta pesquisa. Coletiva.net.
Nota de Repúdio: Justiça do Pará e do Amazonas impõe censura a jornalista paraense Adriano Wilkson. Fenaj.
Curso on-line internacional objetiva expandir mentalidade baseada em dados de editores. Coletiva.net.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).